Análise e benefícios do cultivo de híbridos de damasco

Os produtores enfrentam vários desafios simultaneamente: melhorar a qualidade dos frutos e as características gerais da cultura. Se você é um jardineiro e um experimentador nato, que sonha com algo novo e inusitado, então este artigo é para você. Hoje, apresentaremos os melhores híbridos de damasco.

Os melhores híbridos

A experimentação constante, não só por botânicos, mas também por jardineiros amadores, revela novas e inusitadas facetas de sabor e cor em frutas familiares. Muitos de nós certamente conhecemos a nectarina, um híbrido de pêssego e ameixa. Mas você sabia que existe um híbrido de ameixa e damasco? Já ouviu falar de um híbrido de pêssego, damasco e ameixa? Essas combinações são atualmente consideradas os melhores híbridos de damasco.

O híbrido mais popular de damasco e ameixa

Elas têm nomes bastante incomuns e uma aparência exótica. Quanto ao sabor, é tão variado que às vezes apresenta um delicioso gosto residual de outras frutas, como o caqui. Naturalmente, não são comuns em jardins particulares, mas você sempre pode tentar cultivá-las em casa.

Com ameixa

O híbrido de ameixa e damasco é talvez a variedade mais comum da cultura. A popular e difundida variedade híbrida "Valentin" é frequentemente encontrada. Jardineiros experientes sabem que o híbrido se divide em duas variedades, dependendo de qual fruto é mais predominante.

O aprium é uma fruta desenvolvida no final do século XX por um produtor americano. É composto por três quartos de damasco e apenas um quarto de ameixa. O formato e a textura da polpa do aprium lembram os do caqui. A fruta tem um aroma excepcionalmente distinto e um sabor excelente. A casca é lisa, como a da ameixa, e a polpa é densa e não tão suculenta quanto a das ameixas e damascos, mais parecida com a do caqui.

Híbrido de ameixa e damasco

O pluot é a segunda variedade híbrida, também originária dos Estados Unidos. Seus frutos são predominantemente ameixa (aparência e textura) e contêm apenas 25% de damasco (sabor e aroma). Seu sabor maravilhoso e excepcionalmente doce o torna ideal para deliciosas sobremesas e bebidas, e sua aparência ornamental enriquecerá qualquer arranjo. Além do sabor notável, a árvore é conhecida por sua frutificação precoce e resistência à geada.

Com ameixa-cereja

Esta fruta tem uma aparência tão singular que é impossível não a notar. É precisamente por isso que o híbrido é chamado de "damasco preto". Inicialmente, os frutos têm uma cor verde típica, mas escurecem à medida que amadurecem. Os frutos têm um sabor excelente e único e conservam-se bem durante muito tempo. São adequados para consumo fresco, bem como para a produção de geleias, compotas e conservas. A fruta deliciosa não é a única vantagem da árvore. O híbrido é resistente à geada, desenvolve-se lentamente na primavera e floresce tardiamente, eliminando o risco de geadas. Além disso, a planta produz frutos regularmente, garantindo uma colheita consistente.

Com pêssego

Um híbrido de damasco e pêssego.

Outra variedade popular é um híbrido de damasco e pêssego. As características da fruta são mais próximas às do damasco, mas o magnífico sabor de pêssego é bastante distinto. Os frutos são grandes e, como o aprium, lembram caquis quando maduros. A textura densa da polpa lembra mais a de um caqui verde. Os frutos maduros são muito suculentos, com um sabor agridoce. Ao contrário dos pêssegos, o híbrido possui excelente resistência ao inverno e requer menos cuidados. Portanto, cultivar a árvore na Rússia central é fácil.

Ameixa, damasco, pêssego

Outra combinação incomum de frutas é chamada de Sharafuga. O cruzamento entre essas frutas de caroço resultou em uma fruta que lembra uma ameixa na cor, um damasco no sabor (com um toque de ameixa e pêssego no final) e o tamanho de uma maçã pequena. Os frutos redondos, de cor roxo-violeta, são muito suculentos e doces. Outra vantagem da fruta é o caroço facilmente separável. A Sharafuga também se caracteriza pela excelente resistência ao transporte e à conservação. A árvore é resistente à geada e começa a frutificar no quinto ano após o plantio.

A planta produz frutos regularmente e em abundância.

A planta Sharafuga produz frutos regularmente e em abundância.

Prós e contras

Ao desenvolver uma nova cultura, os melhoristas se esforçam para garantir que o híbrido incorpore apenas as melhores características das culturas cruzadas. No entanto, mesmo as formas híbridas apresentam vantagens e desvantagens. As vantagens inegáveis ​​incluem:

  • características externas notáveis ​​dos frutos, obtidas como resultado de muitas tentativas e seleções;
  • Qualidades gustativas extraordinárias de frutas que combinam a paleta de sabores de seus "pais" e possuem seu próprio sabor residual único;
  • Alto rendimento e frutificação regular;
  • resistência ao frio e à geada, doenças e parasitas;
  • A autopolinização das plantas simplifica bastante o processo de cuidado com elas.

O híbrido aproveita apenas as melhores qualidades das culturas.

Mas também existem desvantagens que simplesmente não podem ser ignoradas:

  • dificuldades no cultivo de plantas híbridas, uma vez que é impossível obter sementes delas;
  • O custo do material de plantio será muito maior do que o das variedades e culturas “puras”;
  • exigência quanto às condições de cultivo;
  • Crescem e se desenvolvem bem apenas em solo fértil, sendo necessário o uso de diversos fertilizantes;
  • Incapacidade de tolerar tanto a seca extrema quanto o alagamento excessivo, o que complicará significativamente a seleção de um regime de irrigação ideal;
  • Incapacidade de tolerar mudanças extremas de temperatura, o que pode destruir a planta.

Depois de ponderar todos os prós e contras, você pode chegar à conclusão de que ainda vale a pena tentar cultivar um híbrido no seu jardim.

Além disso, que culturas comuns não têm suas desvantagens? No entanto, cuidado e paciência adequados ainda trarão resultados positivos. E será possível resistir à tentação de apreciar o sabor novo e inusitado de frutas familiares? Os resultados valerão o esforço.

Vídeo: "Plantando Damascos"

Este vídeo mostrará como plantar damasqueiros corretamente.

Pera

Uva

Framboesa