Como podar damasqueiros em diferentes épocas do ano
Contente
Por que a poda é necessária?
Antes de discutirmos quando e como podar os galhos em excesso, é importante entender o propósito desse procedimento. Para se obter uma copa de árvore bem definida, ela precisa ser moldada adequadamente. Caso contrário, os galhos crescerão de maneira irregular, sem relação com seus padrões naturais de crescimento.
A poda também é necessária para garantir que a árvore continue a produzir frutos normalmente ao longo do tempo. No entanto, uma copa densa e robusta não garante uma frutificação abundante. Se não for podada, os ramos internos rapidamente ficarão calvos e quebradiços. Uma árvore sem poda produzirá menos botões florais e os frutos colhidos serão pequenos.
Se a copa do damasqueiro não for podada nos primeiros anos, seus galhos começarão a quebrar devido ao peso. Uma árvore nessas condições não produzirá novos brotos. A frutificação excessiva pode até mesmo levar o damasqueiro à morte. A poda regular dos damasqueiros cultivados em seu jardim ajuda a manter sua aparência bem cuidada. Também contribui para prolongar a vida útil da árvore e garantir frutos grandes e saborosos por muitos anos.
Tipos de poda de damasco
Existem cinco tipos principais de poda que devem ser realizados a cada estação em mudas de damasco e árvores frutíferas adultas. Para jardineiros iniciantes com pouca experiência prática, explicaremos: existem a poda de formação, a poda regulatória, a poda restauradora e a poda sanitária, além da poda de rejuvenescimento. Cada método é importante para a árvore e possui suas próprias características.
Sem a primeira poda, a ramificação normal e a formação de ramos primários na muda são impossíveis. As técnicas de poda subsequentes moldam a árvore para melhor exposição à luz solar e evitam que a copa cresça demais. A poda que regula o número de ramos garante a segurança da colheita futura sem enfraquecer a árvore.
Se a árvore suportar com sucesso as baixas temperaturas do inverno, pode não necessitar de qualquer tratamento de rejuvenescimento na primavera. Medidas sanitárias são realizadas no outono caso haja presença de doenças ou pragas. O rejuvenescimento é importante para estimular o surgimento de novos brotos.
Características da poda
Quando podar um damasqueiro? A poda completa deve ser feita na primavera, no outono e no verão. Use ferramentas bem afiadas e previamente desinfetadas. Você precisará de uma faca de jardim, uma serra de arco, tesouras de poda e um podador de galhos. Para saber como remover corretamente os galhos indesejados, é necessário familiarizar-se com os detalhes do procedimento em cada época do ano.
Na primavera
Na primavera, recomenda-se fazer isso no final de março ou início de abril. Isso significa garantir temperaturas ambientes confortáveis e antes que a seiva comece a fluir ativamente. É importante moldar adequadamente a copa da sua árvore, planejando os procedimentos de limpeza e manutenção. Como podar um damasqueiro? Nesse momento, remova quaisquer galhos congelados ou quebrados da árvore adulta. Caso contrário, toda a energia da planta será direcionada para a regeneração de brotos doentes. Isso sempre acarreta o risco de uma colheita menor e um sabor inferior.
No verão
Em junho, com o objetivo de concluir a colheita antes do dia 15, os jardineiros devem podar os damasqueiros. A poda começa em meados de maio. Todos os brotos deste ano devem ser podados. É importante podar os brotos, mas não mais do que 20-25 cm. Os damasqueiros são podados no verão para dar à planta uma segunda juventude. Os brotos jovens que surgiram este ano são podados a um comprimento de 20-30 cm. Dos novos brotos que aparecem após algumas semanas, apenas 3-4 brotos viáveis devem ser mantidos; o restante deve ser cortado.
No outono, todos os cortes devem estar cicatrizados e a folhagem recuperada. É esperado o surgimento de novos botões. A poda de verão dos damasqueiros geralmente é feita no máximo uma vez a cada 3-4 anos. A poda programada pode ser adiada devido à umidade insuficiente.
No outono
No outono, a árvore é limpa de ramos doentes. Os ramos frutíferos, com exceção dos ramos principais, devem ser encurtados em um terço do seu comprimento total. Recomenda-se podar os damasqueiros no outono, em meados de outubro. Se chover ou houver geadas muito cedo, este procedimento não deve ser realizado. Isso ajuda a restabelecer o equilíbrio entre os ramos cobertos de folhas e os que produzem frutos.
Formação da coroa
Jardineiros experientes recomendam o uso de técnicas consagradas para criar uma copa esparsa e em camadas. Para isso, não mais do que sete ramos principais da primeira fileira devem ser espaçados a 40 cm de distância. Esse padrão mudará anualmente. Para garantir o desenvolvimento correto do damasqueiro, esse procedimento deve ser realizado desde o primeiro ano, levando em consideração as características específicas de cada período.
Primeiro ano
Ao moldar a copa do seu damasqueiro durante o primeiro ano, os ramos podem ser podados de forma que seu comprimento abaixo do solo não ultrapasse 90 cm. Se a árvore jovem tiver brotos, o broto principal geralmente é podado para que fique 20-30 cm mais alto que os demais ramos. Os ramos viáveis são encurtados pela metade e colocados ao longo da fileira da árvore. Esse procedimento é realizado "no anel", certificando-se de remover quaisquer brotos restantes.
Segundo ano
O trabalho necessário para estabelecer novos ramos centrais continua. Os rebentos viáveis são tradicionalmente podados utilizando o método de subordinação. Os ramos localizados na camada superior devem ser mais curtos do que os localizados na camada inferior. O comprimento do ramo guia é tipicamente de 40 cm a partir do último ramo que cresce lateralmente. Os próprios rebentos devem ser espaçados 30 cm dos rebentos do ano anterior e entre si. Os rebentos que surgiram na árvore no ano passado também estão sujeitos a encurtamento. Os que cresceram nos ramos principais durante esta estação são normalmente encurtados pela metade (para variedades de crescimento rápido) ou por um terço (para variedades de crescimento moderado).
Terceiro ano
Durante esse período, as mudas, que agora se tornarão árvores adultas, começam a desenvolver seus últimos ramos esqueléticos. O trabalho principal é o mesmo do segundo ano. No entanto, os ramos guia são removidos em vez de encurtados. Para evitar o crescimento excessivo, os ramos não esqueléticos que também crescem a partir do tronco devem ser podados.
Quarto ano
Nessa fase, a maioria das variedades começa a frutificar ativamente. A copa já é considerada totalmente formada, pois os ramos removidos em períodos anteriores não estão mais presentes. Dentro de três anos, a árvore precisará de tratamentos sanitários e para melhorar sua saúde.
Árvore madura
Uma velha árvore de damasco, com mais de quatro anos, precisa urgentemente de rejuvenescimento, pois seus galhos já não são capazes de produzir frutos. Como isso pode ser feito? Os galhos secos devem ser encurtados para um comprimento de 20 a 30 cm. Se os frutos da sua árvore estão aparecendo em galhos distantes, recomenda-se remover completamente a madeira dos galhos secos existentes na primavera. No verão, certamente surgirão inúmeros brotos jovens e saudáveis.
Se você aprender todas as regras e dominar os detalhes dos procedimentos, poderá desfrutar de árvores bem cuidadas e com frutos em abundância crescendo em seu jardim.
Vídeo: "Poda correta de damascos na primavera"
Este vídeo mostrará como podar corretamente os damasqueiros na primavera.






