Como cobrir corretamente os damasqueiros para o inverno, fazendo você mesmo.

Frutas trazidas de climas mais quentes geralmente são maduras e doces. Mas você há de concordar que os damascos cultivados em casa são mais saborosos. É por isso que muitos jardineiros preferem cultivar árvores frutíferas em seus próprios jardins. E embora as árvores sejam fáceis de cultivar, a qualidade da colheita futura depende de quão bem elas são protegidas durante o inverno.

Plano de ação

Cultivar uma árvore frutífera não exige muito esforço físico ou material. Mesmo um jardineiro iniciante consegue fazê-lo. No outono, uma série de procedimentos de manutenção deve ser realizada para aclimatar gradualmente a árvore ao inverno:

  1. Fertilização. Assim que a colheita estiver completa, inicia-se a fertilização. Para isso, utilize misturas contendo fósforo e potássio. Os defensores da fertilização orgânica utilizam uma mistura de giz triturado e cinzas. Fertilizantes à base de nitrogênio devem ser evitados durante esse período, pois estimulam os processos vitais da árvore, deixando-a despreparada para as geadas que se aproximam.
  2. Caiação. Este procedimento ajuda a proteger os damasqueiros de pragas. Para preparar a caiação, misture 2,5 kg de cal, 0,4 kg de sulfato de cobre e 1,5 xícaras de pasta de farinha.
  3. Poda. Antes da chegada do frio, realize podas de formação, regulação e sanitárias. É essencial que a temperatura do ar permaneça em pelo menos 9°C. A poda de formação promove a distribuição uniforme de nutrientes na árvore. A poda de regulação estimula o crescimento de novos brotos. A poda sanitária consiste na remoção de galhos danificados, mortos e infectados por fungos. Após a poda, o corte deve ser tratado com breu para evitar infecções.

Recomenda-se cobrir os damasqueiros durante o inverno.

Vídeo: "Como alimentar um damasco"

Este vídeo mostrará como fertilizar corretamente um damasqueiro.

O que cobrir com

A Armênia é a terra natal histórica da árvore frutífera, como comprovam os caroços de frutos encontrados em escavações. Isso explica a preferência da damasqueira por climas quentes, sendo que, na maioria dos casos, ela precisa de abrigo. Isso é especialmente verdadeiro para árvores jovens. No entanto, o grau de isolamento necessário também depende das condições climáticas de cada região. Palha, húmus, serragem, feno e materiais respiráveis ​​são usados ​​como abrigo.

Como isolar

Primeiramente, é necessário isolar o sistema radicular. Para isso, cubra a área ao redor do tronco com matéria orgânica. Muitos jardineiros cobrem o solo com folhas secas. Isso é bastante arriscado, pois elas podem abrigar pragas. Para garantir a segurança da sua planta favorita, prepare as folhas você mesmo: recolha-as e deixe-as secar completamente.

Para árvores adultas que crescem em climas relativamente quentes, a cobertura morta é suficiente. As mudas requerem uma proteção mais cuidadosa. Portanto, o tronco e os galhos de damasqueiros jovens são envoltos em juta ou fibra agrícola e, em caso de geadas severas, cobertos adicionalmente com plástico. Ao usar polietileno, assegure-se de que haja livre acesso de oxigênio na estufa; caso contrário, o sistema radicular da árvore pode ficar sufocado e ela pode morrer.

Passar o inverno nas regiões

Para escolher a proteção ideal para sua árvore favorita no jardim, é preciso considerar as condições climáticas da região. Na Rússia central, a cobertura morta do solo é suficiente para um inverno favorável. Na região de Moscou, onde as temperaturas podem cair drasticamente, a árvore é isolada com um material especial, além da cobertura morta. Jardineiros da região do Volga podam a árvore a 3 metros de altura e a cobrem com uma espessa camada de serragem, palha ou composto. O tronco é então envolvido em uma manta geotêxtil.

O isolamento térmico do damasco depende da região onde é cultivado.

Jardineiros na Sibéria e nos Montes Urais utilizam métodos muito semelhantes ao anterior, mas, além de isolar o solo e a própria árvore, também garantem a drenagem da água. Durante o derretimento da neve, toda a água é absorvida pelo solo, o que pode levar ao apodrecimento das raízes e, consequentemente, à morte súbita das mesmas. Portanto, para evitar esse problema, jardineiros experientes criam canais de drenagem para o escoamento natural da água.

Cuidar de árvores frutíferas no outono não exige muito esforço. No entanto, jardineiros inexperientes costumam cometer os seguintes erros:

  1. A poda incorreta resulta em árvores com galhos "extras": secos, danificados, velhos e que não produzem frutos por um longo período.
  2. Abrigo insuficiente e intempestivo.
  3. Negligenciar a construção de sistemas de drenagem. Isso só é relevante para regiões com invernos rigorosos e neve.

O damasco é uma fruta que muitos associam ao verão. Cultivados com carinho e seguindo padrões básicos, esses frutos serão uma verdadeira salvação para qualquer dona de casa. Damascos cultivados em casa são um tesouro de propriedades benéficas. São ricos em potássio, fósforo, magnésio, sais minerais e uma série de vitaminas.

O consumo regular de frutas frescas ou secas tem um efeito positivo na visão, na memória, nos vasos sanguíneos e, claro, nas papilas gustativas.

Ter um balde de produtos cultivados em casa à mão fornecerá minerais e vitaminas benéficos para todo o inverno. Um cultivo cuidadoso e responsável garantirá uma colheita abundante e de alta qualidade.

Pera

Uva

Framboesa