Quando os damascos costumam amadurecer e de que depende isso?
De que depende o termo?
Algumas fontes indicam que os armênios foram os primeiros a cultivar essa planta. Outras afirmam que a origem da fruta é a China. Independentemente disso, os damascos armênios continuam sendo muito procurados e são vendidos no mundo todo. São comprados tanto para consumo in natura quanto para processamento. A principal vantagem (além do excelente sabor) dessas frutas é o amadurecimento precoce. Mesmo antes de frutas similares chegarem ao mercado, os damascos armênios já estão disponíveis.
Isso se deve às condições climáticas favoráveis e ao curto período de maturação. Na Crimeia, algumas variedades também amadurecem cedo. O período de maturação é aproximadamente o mesmo que na Armênia. Analisando diversas regiões, podemos observar que a maturação ocorre entre julho e setembro.
Hoje em dia, essa cultura é cultivada em diversos países e regiões. Ela cresce na Crimeia, no Uzbequistão… Pode até ser cultivada na região de Rostov e no Krai de Krasnodar. Esse é um dos principais critérios que influenciam o tempo de maturação. Dependendo da região, a mesma variedade pode produzir uma colheita mais cedo ou mais tarde, com uma diferença de aproximadamente 1 a 2 meses.
O momento ideal para colher frutos maduros é influenciado não apenas pela localização geográfica. Entre os fatores externos, as condições meteorológicas também são importantes. Além disso, o momento da colheita depende das condições do solo, da fertilização oportuna e da aplicação de fertilizantes adequados. Os sistemas de irrigação também desempenham um papel importante.
Fatores internos desempenham um papel significativo na determinação do momento de maturação dos frutos. Estes incluem a saúde da árvore, o vigor, as características da espécie e a produtividade.
Na Crimeia, a temporada de damascos começa cedo. Os frutos maduros podem ser colhidos já em julho. As frutas disponíveis para venda podem ser adquiridas dentro do período especificado pelas estatísticas do Jardim Botânico de Nikitsky. O final de julho é o período de maturação das variedades precoces. Na Crimeia, a colheita é feita muito mais cedo do que, por exemplo, no Krai de Krasnodar. Isso se deve principalmente ao clima. Se uma fruta amadurece na Crimeia em junho, não há garantia de que ela também amadurecerá no Krai de Krasnodar na mesma época.
Cedo
Nos países mediterrâneos, essas frutas amadurecem cedo. A colheita geralmente é possível já em março. No sul da Rússia, as variedades precoces de damasco amadurecem em junho.
Normalmente, as variedades precoces dessas culturas são colhidas entre 25 de junho e 5 de julho. Algumas amadurecem mais tarde, atingindo a maturidade apenas na terceira dezena de julho.
Por serem variedades precoces, são consumidas frescas. Não são adequadas para enlatamento. Os frutos dessas variedades têm um sabor agradável, ligeiramente adocicado, e são de tamanho grande.
Existe também uma subespécie chamada de início-meio de temporada. Elas amadurecem na segunda quinzena de junho. Essas são principalmente variedades de mesa. Por exemplo, a maioria delas pertence à variedade Voronezh Rumyany.
Média
Essas são as variedades básicas de damasco, convencionalmente divididas em variedades caucasianas e da Ásia Central. Essas árvores frutificam entre 15 e 25 de julho. Por exemplo, a popular variedade Ananasny.
Tanto no Krai de Krasnodar quanto na Crimeia, os frutos maduros das variedades de meia estação são colhidos simultaneamente. Esse período geralmente ocorre na terceira quinzena de julho. No entanto, é possível colher frutos maduros já em meados de julho. O período de amadurecimento depende da origem da variedade e varia conforme a região. Em média, esse período dura 40 dias.
Tarde
Elas amadurecem no final de julho. A colheita, dependendo da região, ocorre no final de agosto, geralmente por volta do dia 25. Em Krasnodar e na Crimeia, essas frutas amadurecem praticamente na mesma época, já que o clima difere pouco do da península.
Na Ásia Central, essas variedades produzem frutos um mês antes. Na Armênia e no Cáucaso Central, os frutos maduros são colhidos em junho. As áreas montanhosas geralmente apresentam dois padrões de amadurecimento: nas zonas mais altas, os frutos amadurecem um mês depois, enquanto nas zonas mais baixas, amadurecem um mês antes.
Vídeo: Plantando e cuidando de damascos
Este vídeo vai te ensinar como plantar e cuidar corretamente de damasqueiros.




