Cultivando um Shalakh produtivo de abacaxi e damasco
Contente
Descrição e características
O damasco Shalakh, ou abacaxi, distingue-se pela sua alta estatura (até 4-5 m) e copa ampla, que tende a ficar densa. A casca das árvores tem uma tonalidade acinzentada e frequentes fissuras longitudinais, enquanto as folhas nos numerosos ramos são foscas, verde-brilhantes e bastante largas. Os damascos Shalakh, também conhecidos como abacaxi armênio, florescem antes do surgimento das folhas, cobrindo densamente os ramos com flores brancas de pétalas arredondadas que adquirem uma tonalidade rosada apenas na base.
Seus frutos amadurecem na primeira quinzena de julho, enquanto um damasco intimamente relacionado, o abacaxi Sulmona, produz frutos mais tarde, em agosto. Suculentos e doces, com uma delicada acidez e aroma de abacaxi, os frutos são cobertos por uma casca macia, sem pelos, de cor amarelo-clara ou laranja, daí o nome "damasco branco armênio". O caroço, com seu miolo comestível, se separa facilmente da polpa, que tem uma cor laranja mais intensa. O peso do fruto varia entre 35 e 60 g, mas pode chegar a 90-100 g com colheita cuidadosa e condições de cultivo favoráveis.
A descrição oficial da variedade lista as seguintes características: auto-fertilidade, resistência à geada, resistência à seca e resistência a doenças como o enrolamento das folhas, a moniliose e a clasterosporium. Jardineiros experientes afirmam que a produção e o sabor da fruta só melhoram quando plantada junto com pêssegos, ameixas-cereja e outras variedades de damasco. Uma árvore adulta é capaz de produzir pelo menos 100 kg de frutos anualmente, e os primeiros frutos podem ser colhidos no 3º ou 4º ano de crescimento.
Plantar uma variedade
Os damascos-abacaxi geralmente são plantados na primavera ou no outono. O ideal é escolher uma muda de um ano, com 60 a 70 cm de altura, 2 a 3 ramos e um sistema radicular bem desenvolvido. Prepare a cova de plantio no outono, cavando-a com pelo menos 80 cm de diâmetro e profundidade. Fertilize com adubos orgânicos e minerais complexos, adicione farinha de dolomita ou calcário para desoxidação e areia se o solo for muito pesado.
Os damasqueiros prosperam em climas quentes e ensolarados, portanto, escolha um local adequado, a 3-5 metros de distância de outras árvores e construções. O ideal é plantar a árvore em uma área elevada, onde o nível do lençol freático não seja muito alto. Evite que a água fique estagnada ao redor das raízes; para isso, você pode criar uma camada de drenagem no fundo da cova.
Antes do plantio, as raízes secas podem ser imersas por várias horas em água com um estimulante de crescimento dissolvido ou mergulhadas em uma pasta de argila com esterco e bicarbonato de sódio. Espalhe as raízes sobre um monte de terra preparada, cubra, compacte, regue e amarre a muda a uma estaca. O colo da raiz deve ficar de 5 a 8 cm acima do nível do solo.
Características de cuidado
Os damascos-abacaxi armênios requerem poda regular, realizada anualmente na primavera e no outono. A copa é moldada por até quatro anos, evitando-se que se torne muito densa. Na primeira primavera, o caule principal é encurtado em 25 cm e todos os brotos são cortados em um terço. Uma nova poda é realizada no outono. Quatro a sete ramos principais e três a quatro ramos secundários se formam no tronco, criando uma copa ampla em formato de tigela.
Até a árvore completar quatro anos, é melhor remover as flores para fortalecê-la. Remova regularmente as ervas daninhas, afofe a terra e mantenha a área ao redor do tronco limpa. Árvores jovens precisam de rega, enquanto as adultas podem se manter apenas com a chuva. A umidade é especialmente necessária durante o amadurecimento dos frutos e após a queda das folhas.
A adubação das árvores depende das condições do solo. O nitrogênio é aplicado apenas na primavera, enquanto o fósforo e o potássio são aplicados no restante do ano. Se for necessária adubação regular, matéria orgânica é adicionada ao redor do tronco da árvore no outono. Na primavera e no outono, o tronco e os galhos secos são caiados com uma mistura de cal hidratada, argila e sulfato de cobre ou ferro.
É aconselhável cobrir as árvores jovens durante o inverno se forem previstas geadas severas.
Amadurecimento e colheita
Os damascos armênios da variedade Shalah amadurecem no início de julho, sendo o momento exato dependente das condições climáticas. As frutas devem ser colhidas somente à mão, principalmente se forem destinadas ao consumo fresco ou ao armazenamento. Se os galhos forem sacudidos, elas caem facilmente, danificadas pelo impacto com o solo. O ideal é colher em um dia seco e ensolarado, mas não espere até que os frutos estejam maduros. A colheita deve ser concluída em 5 a 7 dias para evitar que os frutos muito maduros caiam, pois se desprendem com muita facilidade do caule.
Frutas frescas são armazenadas em caixas de madeira ou papelão, e a temperatura é gradualmente reduzida para conservá-las por mais tempo. Frutas levemente amassadas são as melhores para processamento. Elas são ótimas para sobremesas, e geleias, compotas e damascos secos podem encantar com seu aroma, sabor e propriedades curativas durante todo o inverno. Para conservar frutas frescas por mais tempo, elas são colhidas antes de amadurecerem completamente, intercaladas com guardanapos e armazenadas em temperatura mais baixa.
Prós e contras
Segundo a descrição, as vantagens do damasco Abacaxi superam as desvantagens. Esta variedade autofértil, de maturação precoce e com excelente resistência a diversas doenças comuns, seca e geada, produz regularmente grandes quantidades de frutos grandes, saborosos e saudáveis, quase brancos, tornando-se uma escolha atraente. Os frutos versáteis são fáceis de transportar, o que os torna convenientes para quem cultiva damascos Abacaxi para venda.
As desvantagens incluem a queda de frutos após o amadurecimento e um curto prazo de validade. Frutas maduras podem ser armazenadas por até 10 dias em baixa temperatura. Com cuidados extras (colhendo-as no ponto ideal de maturação e embrulhando-as individualmente em papel), esse prazo de validade pode ser estendido para 3 semanas.
Vídeo "Daricot Shalah"
Neste vídeo, você ouvirá uma descrição da variedade de damasco Shalakh, também conhecida como damasco abacaxi.





