A que doenças e pragas o marmelo é suscetível?

O marmelo japonês é uma planta escolhida por sua baixa necessidade de manutenção e aparência atraente. No entanto, a árvore às vezes é suscetível a diversas doenças e pragas. Essas doenças afetam as folhas, os frutos, as flores e até mesmo a casca. Neste artigo, discutiremos as pragas e doenças do marmelo e como tratar a planta.

Doenças do marmelo

Por que minha árvore de marmelo está secando ou por que floresce, mas não dá frutos? Essas são as perguntas mais comuns entre os jardineiros que cultivam essa planta. A resposta é sempre a mesma: muito provavelmente, sua árvore está doente. É claro que as doenças mais graves são as diversas formas de câncer de casca, que fazem com que a casca descasque e rache.

O marmelo é suscetível a muitas doenças.

Se a casca estiver intacta e não estiver descascando, lascando ou rachando, fique tranquilo, a planta pode ser salva. No entanto, se você notar casca descascando, é melhor descartar a planta imediatamente. As árvores de marmelo são suscetíveis a diversas doenças além do cancro, e vamos analisá-las com mais detalhes agora.

Moniliose

Esta é uma doença fúngica comum causada pela alta umidade. Os frutos que já apresentam danos mecânicos são os primeiros a serem afetados. Manchas marrons começam a aparecer, aumentando rapidamente de tamanho. O marmelo se solta, perde todo o sabor e cai no chão.

O que pode ser feito para combater a doença? Pode-se usar sulfato de cobre e calda bordalesa, bem como Teldor ou Rovral.

A moniliose é uma doença fúngica comum.

Escurecimento das folhas

Muitos agricultores se perguntam: por que meu marmeleiro não está dando frutos? Outra pergunta comum é: por que a árvore não está frutificando adequadamente, mesmo parecendo perfeitamente saudável? Se o seu marmeleiro japonês não está produzindo frutos e as flores nos galhos secaram e caíram, é muito provável que você esteja lidando com ferrugem foliar. Outro sintoma dessa doença é o ressecamento das pontas dos brotos. Às vezes, os frutos ainda podem aparecer no marmeleiro, mas logo escurecem e caem.

O que posso fazer para salvar a árvore? Primeiro, remova todas as partes infectadas e queime-as. Depois disso, você pode tratar o marmeleiro com um produto como o "Oxyhom" (ou similar).

oídio

Inicialmente, as extremidades dos ramos ficam cobertas por uma camada vermelho-clara. Se não for tratada, essa camada logo se transformará em uma película espessa, revelando os fungos causadores da doença. As consequências dessa doença são bastante graves: os brotos ressecam, param de se desenvolver, as folhas amarelam, ficam deformadas e secam, e as próprias plantas param de florescer e murcham lentamente.

Para combater a doença, utilizam-se fungicidas no tratamento da planta.

O oídio é acompanhado por uma camada sobre as folhas.

Ferrugem

Inicialmente, pequenas protuberâncias alaranjadas aparecem nas folhas, e pústulas se formam na parte inferior. Com o tempo, essas protuberâncias racham, dispersando os esporos do fungo por toda a área. Você também pode notar que as folhas ficam amarelas e caem muito rapidamente.

Para eliminar a infecção, são utilizados diversos tipos de fungicidas.

Podridão dos ovários

Essa doença começa com o aparecimento de pequenas manchas escuras nas folhas, que aumentam gradualmente de tamanho. Os esporos também podem entrar nos botões e ovários, causando a interrupção da floração.

A doença é eliminada removendo-se todas as partes infectadas da planta e, em seguida, tratando-a com Fundazol.

Mofo cinza

Manchas marrons aparecem nas folhas, aumentando rapidamente de tamanho. Os brotos da planta também são afetados. Com o tempo, as folhas e os galhos ficam cobertos por uma camada felpuda. A doença é perigosa porque pode se espalhar muito rapidamente de uma árvore para outra.

Os medicamentos "Oxychom" e "Topaz" demonstraram eficácia no combate a essa infecção.

O marmelo interessa a muitas pragas.

pragas do marmelo

Além de diversas doenças, o marmeleiro pode ser atacado por vários insetos. Esses insetos são perigosos porque se multiplicam rapidamente e destroem a planta. Portanto, para proteger o marmeleiro da morte, é necessário identificar a praga o mais cedo possível e tomar as medidas adequadas.

traça-mineira

Este é um termo genérico para uma traça que "mina" as folhas, fazendo com que elas primeiro fiquem muito mais leves do que deveriam e depois caiam. Isso enfraquece significativamente o marmeleiro, tornando-o muito menos tolerante a baixas temperaturas e reduzindo consideravelmente sua produção.

Você pode se livrar dos insetos usando Fundazol. Para evitar que essas pragas ataquem seu marmeleiro, basta manter a área ao redor do tronco da árvore limpa.

Ácaros das frutas

Esses ácaros marrons e vermelhos representam uma séria ameaça para todas as árvores frutíferas. Eles atacam brotos e botões jovens, sugando toda a seiva. Um sinal característico da presença desse inseto são as gotas pegajosas de seiva secretadas pela planta afetada.

Ácaros das frutas em uma planta

Para evitar o aparecimento deste inseto, trate a árvore com ureia (7%) no outono.

Afídeo

Eles deformam as folhas e os brotos, sugando toda a seiva. Com isso, param de crescer e murcham gradualmente. Os pulgões também representam uma séria ameaça, pois disseminam doenças virais incuráveis.

Elimine o parasita usando um inseticida ou uma solução de sabão (uma barra de sabão de lavar roupa para cada balde de água).

traça-da-maçã

Esses insetos são capazes de danificar inúmeras frutas. Eles também se reproduzem muito rapidamente, resultando em várias gerações de traças-da-maçã por temporada.

Os medicamentos "Lepidocid" e "Dendrobacillin" ajudarão a eliminar os insetos.

Vídeo "Marmelo Comum"

Este vídeo vai te ensinar como cultivar e cuidar de marmelo comum no seu jardim.

Pera

Uva

Framboesa