Como e com o que alimentar as melancias
Contente
Como saber se as melancias têm falta de minerais
Melancias e melões são plantas anuais que prosperam com luz, umidade e calor. Mas e se as condições climáticas da região não forem adequadas para o cultivo de melões? Esse problema já foi resolvido na agricultura com o cultivo de melões e melancias em estufas.
As seguintes condições são necessárias: um bom sistema de iluminação, umidade do ar de 60-70%, temperatura diurna ideal de 25-30°C e temperatura noturna de 17°C. A semeadura e o plantio das mudas são feitos em solo fértil e bem drenado. A camada de raízes deve ter pelo menos 30 cm de profundidade. Como cuidar adequadamente de melões cultivados em estufas? De acordo com agricultores experientes, é necessário proteger as sementes e mudas de melancia e melão de possíveis geadas na primavera, podar as plantas logo após o plantio para promover o crescimento e a formação de arbustos, regar corretamente, manter os níveis adequados de temperatura e umidade e aplicar os fertilizantes corretamente. A adubação programada de melancias e melões é realizada duas vezes durante o período de semeadura e maturação dos frutos..
A deficiência de uma determinada substância útil pode ser observada pela condição externa da planta:
- Fósforo. Raízes enfraquecidas, folhas sem vida, verde-sujas, ovários de frutos pequenos, folhas principais (localizadas na base do caule) de cor amarela intensa com manchas marrons que aumentam gradualmente de tamanho;
- Potássio. Murchamento rápido, amarelecimento da folhagem e sinais de queimadura solar, frutos deformados e alargados nas extremidades;
- Cálcio. Enrolamento das folhas jovens em melões e melancias, infertilidade das flores, má formação do ovário, frutos pequenos e sem sabor, frequentemente descritos como "herbáceos";
- magnésio. Amarelamento das folhas maduras, formação de manchas marrons de queimadura;
- Manganês. A superfície da folhagem é verde-clara, e o amarelamento pode ser observado com frequência;
- Ferro. Manifesta-se em folhagem jovem como clorose verde-clara.
Quer uma boa colheita de melões? Preste atenção à condição das suas plantas. A detecção precoce de deficiências de micronutrientes e a adubação suplementar de melancias e melões garantem uma boa colheita. Lembre-se de regar bem as melancias antes do plantio e só fertilizá-las depois que a água for completamente absorvida pelo solo. Caso contrário, há um alto risco de queimaduras nas raízes.
Fertilizantes minerais
Os fertilizantes minerais, também conhecidos como sais minerais, são considerados componentes essenciais na nutrição do melão.
Existem dois tipos:
- unilateral ou simples;
- multilateral ou abrangente.
Fertilizantes complexos para melancias e melões incluem diversos nutrientes. Uma adubação simples consiste na aplicação única de uma única substância benéfica, como nitrogênio, fósforo, potássio, entre outras. O ideal é adubar os melões pelo método radicular. Segundo produtores profissionais, para cada adubação, devem ser diluídos 25-30 g de cloreto de potássio, 10-15 g de nitrato de amônio (ureia ou carbamida) e 40-50 g de superfosfato em 10 litros de água limpa.

Segundo os trabalhadores agrícolas, o melhor tipo de fertilizante é considerado o fermento, que contém proteínas, minerais e ferro orgânico.
O fermento é utilizado para acelerar o crescimento e melhorar a condição dos melões.
Fertilizantes orgânicos
Os fertilizantes orgânicos, de origem vegetal e animal, são amplamente utilizados na agricultura.
Os fertilizantes mais populares incluem:
- Húmus. Um substrato formado como resultado da decomposição e apodrecimento de restos de animais e plantas;
- estrume (fezes de galinha ou pombo, esterco de vaca) em estado de decomposição;
- infusão de ervas, à qual se adicionam periodicamente cinzas de madeira.
Os dois primeiros tipos de fertilizantes orgânicos (húmus e estrume) devem ser diluídos em água na proporção de 1:5.
Plano de fertilização da melancia
- Meados de abril. Semeadura: húmus e terra na proporção de 3:1, 1 colher de sopa de potássio e nitrogênio, 3 colheres de sopa de fósforo;
- Germinação das mudas. 2 adubações minerais (após a formação de 2-3 folhas e 7 dias após a primeira adubação);
- Meados de maio. Após o plantio das mudas – adubos orgânicos;
- Após 9 a 11 dias, fertilize com nitrogênio (4 g de nitrato de amônio por 2 litros de água morna);
- Manter um intervalo de uma a duas semanas. Duas alimentações adicionais (húmus, verbasco, infusão de ervas, esterco de galinha com adição de cinzas de madeira).
Vídeo: "Alimentando Melancias"
Este vídeo mostrará como fertilizar melancias corretamente.



