Como cultivar a variedade de melancia Ogonyok, de maturação precoce.
Contente
Descrição da variedade
A conhecida melancia Ogonyok é um resultado de grande sucesso do melhoramento genético doméstico. À medida que cresce, a planta produz numerosos caules finos que se ramificam repetidamente. Os arbustos jovens cultivados em estufa ou em canteiros de jardim geralmente apresentam caules pendentes. Folhas rígidas, triangulares-ovais, se formam nos brotos. Elas são pendentes e sustentadas por pecíolos alongados, dispostas alternadamente ao longo dos caules.
O arbusto floresce com flores amarelas masculinas e femininas, cada uma com uma bráctea em forma de barco no topo. As raízes se estendem até um metro de profundidade.
A descrição da variedade inclui os seguintes pontos:
- As frutas são redondas;
- seus tamanhos são pequenos;
- O peso médio é de cerca de 2,5 kg;
- A casca é fina e de cor verde escura;
- A polpa é suculenta e aromática. Tem um sabor muito doce. Caracteriza-se por uma cor vermelha brilhante;
- As sementes são pequenas.
A frutificação ocorre cedo. As melancias levam cerca de 85 dias para amadurecer. No entanto, alguns relatos sugerem que a colheita pode ser feita entre 71 e 87 dias.
Atualmente, essa variedade é cultivada ativamente na região de Moscou, nos Montes Urais, na Sibéria e em outras regiões do país..
Principais características
A variedade de melancia Ogonyok, que pode ser cultivada em estufa ou em canteiros comuns em diversas regiões (Sibéria, Urais, região de Moscou, etc.), possui condições de cultivo favoráveis. Essa variedade está adaptada ao clima siberiano graças às seguintes características:
- resistência ao frio;
- maturidade precoce;
- alto rendimento;
- Imunidade a doenças (como a murcha foliar por fusarium e a antracnose).
Vale ressaltar que o método de cultivo dessa espécie depende das características climáticas da região. Por exemplo, na região de Moscou, o Ogonyok pode ser cultivado tanto em solo comum quanto em estufa. No entanto, na Sibéria ou nos Urais, ele deve ser cultivado apenas em estufa.
Esta melancia também pode ser cultivada em estufa nas regiões do sul. Isso acelerará ligeiramente o processo de amadurecimento e permitirá que você colha sua primeira safra mais cedo do que o esperado.
Características do cultivo
Conforme mencionado anteriormente, as condições climáticas do local de cultivo determinam o método de cultivo de uma determinada cultura. Portanto, se o clima for instável ou propenso a geadas tardias (por exemplo, na Sibéria, nos Montes Urais, na região de Moscou, etc.), é melhor evitar riscos e plantar mudas ou sementes em solo de estufa.
O plantio de sementes em campo aberto só é feito quando a temperatura do solo atinge 12 graus Celsius. Para acelerar a germinação, as sementes são germinadas e tratadas com um estimulante de crescimento.
Após a germinação, as sementes são semeadas em covas com 7 a 8 cm de profundidade. Antes da semeadura, o solo deve ser adubado com composto orgânico, fertilizante fosfatado e cinzas. Em seguida, a água é adicionada à cova. Várias sementes devem ser colocadas em cada cova. Depois, elas são cobertas com terra e compactadas levemente.
A rega dos canteiros só deve começar depois que os primeiros brotos aparecerem. Caso contrário, a crosta resultante impedirá a germinação das sementes.
A variedade de melancia Ogonyok, cultivada a partir de mudas, requer uma abordagem ligeiramente diferente. As sementes germinadas são plantadas em pastilhas de turfa ou copos de plástico. Nesse caso, são necessárias 12 horas de luz para a germinação. Após a emergência, as mudas são regadas e fertilizadas regularmente. Assim que as mudas desenvolverem um par de folhas verdadeiras e estiverem fortes, são transferidas para o solo (ao ar livre ou em estufa). Antes do plantio, as mudas precisam ser aclimatadas.
As mudas são plantadas com 60 cm de distância entre si e 1 m entre as fileiras. Os buracos têm o mesmo tamanho dos usados para a semeadura. O solo ao redor das mudas plantadas é coberto com areia. Isso ajudará a protegê-las do apodrecimento.
Em seguida, regue as plantas e, quando as folhas começarem a murchar, proteja-as da luz solar direta. A sombra só deve ser removida depois que as folhas recuperarem a elasticidade. Fertilize as plantas várias vezes ao longo da estação.
Agora que já vimos como cultivar essa variedade de melancia, precisamos descobrir como colher os frutos maduros.
Colheita e armazenamento
Depois que os frutos, bonitos e redondos, estiverem maduros, você precisa identificar os que estão maduros e começar a colher a primeira safra.
A melancia Ogonyok produz frutos maduros de cor verde-escura em agosto. Um padrão distinto aparece na casca, indicando o ponto de maturação. Nessa mesma época, as folhas da planta começam a secar. Os frutos maduros são redondos e pesam aproximadamente 3 kg.
Você também pode determinar o ponto de maturação da melancia pela mancha amarela e pelo talo seco. Melancias maduras produzem um som abafado quando levemente batidas na superfície.
Assim que identificamos o ponto ideal para a colheita, iniciamos o processo. A colheita é feita com cuidado para evitar danos à planta, que continuará produzindo frutos.
Os frutos desta variedade devem ser consumidos frescos. Não são adequados para armazenamento prolongado. Em adega, podem ser conservados por apenas um mês.
Prós e contras
Ogonyok, como todas as variedades desta cultura, possui vantagens claras. Entre elas, destacam-se a excelente tolerância a baixas temperaturas e um sistema imunológico robusto. Com os devidos cuidados, esta variedade raramente sofre com doenças ou pragas. Além disso, apresenta alta produtividade.
Essa variedade não apresenta desvantagens óbvias. Essa característica tornou a melancia Ogonyok muito popular e procurada. Afinal, é uma das poucas variedades de melancia descomplicadas que podem proporcionar uma colheita abundante e saborosa mesmo quando cultivadas nas regiões do norte do nosso país.
Vídeo "Incêndio de Melancia na Estufa"
Este vídeo vai te ensinar sobre a variedade de melancia Ogonyok e como plantá-la em uma estufa.





