Berinjela branca: descrição das variedades e seleção de sementes
Contente
Descrição das variedades
As berinjelas de casca branca são o resultado do desejo persistente dos produtores de melhorar o sabor dos vegetais tradicionais azul-arroxeados.
Como resultado, foram desenvolvidas variedades com casca branca, completamente sem amargor, e polpa surpreendentemente macia e praticamente sem sementes. Hoje, existem algumas dezenas desses híbridos. Todos compartilham um sabor semelhante, mas diferem no tempo de maturação, formato e tamanho da fruta.
Lírio branco
Uma variedade muito produtiva com um período de maturação de meia estação (105-120 dias). É extremamente popular entre os jardineiros devido ao seu sabor excepcional, que lembra o do cogumelo champignon. Os arbustos, abertos, vigorosos e ramificados, produzem de 6 a 8 berinjelas, cada uma pesando de 250 a 400 g. A casca é fina, lisa e perfeitamente branca. A polpa é firme, uniforme e sem amargor.
Essa variedade se caracteriza pela facilidade de cultivo. É adequada tanto para estufas quanto para campo aberto. Apesar do alto valor nutricional, apresenta rendimentos impressionantes – 4 a 5 kg por planta. Possui excelente imunidade ao vírus da fusariose e ao vírus do mosaico do tomateiro.
Noite Branca
Uma variedade híbrida precoce, que amadurece em 100-105 dias ao ar livre e 80-95 dias em estufas. Os arbustos são altos (até 80 cm) e espalhados, suportando facilmente de 7 a 9 frutos com peso entre 200 e 300 g. A berinjela White Night é muito apreciada na culinária por seu sabor adocicado excepcional, mas também possui efeitos benéficos para o organismo, como a redução do colesterol e a ação diurética.
Esta é uma das melhores berinjelas para cultivo em campo aberto, pois é altamente resistente e capaz de frutificar mesmo em baixas temperaturas. A variedade apresenta um rendimento relativamente alto, de 6 a 8 kg/m².
Cisne branco
Uma variedade produtiva de meia estação (110-120 dias) com um sabor único e distinto de cogumelo. Os arbustos são compactos, atingindo 60-80 cm de altura. Os frutos são pequenos (8-10 cm de comprimento e pesando aproximadamente 100 g), mas o número deles por arbusto é impressionante – mais de 12 podem ser produzidos. A casca é lisa e muito fina. A polpa densa, muito apreciada por seu sabor e aroma característicos, é muito valorizada na culinária.
As berinjelas desta variedade não toleram geadas, por isso o melhor é cultivá-las em estufas. O plantio em campo aberto só é possível a partir de junho e apenas com cobertura adequada durante a noite, pois as flutuações de temperatura afetam negativamente a frutificação.
Cisne
A variedade de frutos brancos mais precoce que pode ser cultivada ao ar livre. Com boa rega e mantendo uma temperatura de pelo menos 20°C (o que exige cobertura com plástico à noite), a colheita pode ser concluída em 85 a 100 dias. O rendimento também é impressionante – até 18 kg por 1 m² de área.
Os arbustos são baixos (até 60 cm), densamente folhados e produzem flores brancas. Os frutos cilíndricos, que se alargam na base, atingem de 18 a 22 cm de comprimento, com peso médio de 250 a 300 g. A polpa é tenra, uniformemente branca e nada amarga. A casca é cremosa e densa. Apesar de amadurecerem precocemente, os frutos são resistentes ao transporte e têm longa durabilidade.
Cegonha
Uma variedade de maturação precoce (90-100 dias) com frutos pequenos e ovais que pesam até 100 g. Difere de outras beringelas de frutos brancos porque os frutos, que são brancos como a neve quando tecnicamente maduros, começam a amarelar quando passam do ponto. Essa característica identifica facilmente o ponto de maturação da beringela: assim que a casca começa a ficar cremosa, os frutos devem ser colhidos; caso contrário, a polpa ficará dura e sem sabor.
A variedade "Aist" é ideal para processamento. Pode ser cultivada ao ar livre, pois tolera bem as flutuações de temperatura.
Bibo
Esta é talvez a maior berinjela entre os híbridos de frutos brancos. Em condições favoráveis (temperaturas entre 20 e 25 °C), seus frutos podem atingir um peso de 500 a 600 g, enquanto em condições normais, pesam de 300 a 400 g. Amadurece cedo (até 100 dias), mas em estufas, a colheita está pronta em apenas 70 a 75 dias.
Esta berinjela cresce em um arbusto grande e robusto, produzindo de 2 a 3 frutos. A casca é lisa, semibrilhante e branca como a neve. A polpa é branca, sem amargor, e tem um sabor carnudo notável, tornando-a ideal para preparar verdadeiras obras-primas culinárias. Esta variedade é resistente à murcha de fusarium e pode ser cultivada no solo ou em estufas.
Pelicano
Um híbrido de ciclo médio-precoce (115 dias) com frutos de formato muito interessante – em forma de sabre, curvados como o nariz de um pelicano. A planta atinge altura média (até 70 cm), é densa, com folhagem esparsa e produz de 6 a 8 berinjelas com peso aproximado de 200 g e comprimento de 14 a 20 cm. A casca é semitransparente, fina e branco-leitosa. A polpa é de consistência média, não amarga e perde o sabor quando muito madura, por isso recomenda-se colher os frutos assim que atingirem a maturação ideal – desta forma, conservam-se bem e são fáceis de transportar. A produtividade é excelente – até 2 kg por planta.
Vídeo "Descrição das Variedades"
Este vídeo descreve as variedades de berinjela branca.
Semeadura de sementes
Dadas as elevadas necessidades de calor e a maturação precoce da maioria dos híbridos, não há necessidade de pressa em plantar sementes para obter mudas. A época ideal para a semeadura é o início de março, quando as mudas terão pouco mais de dois meses de idade quando forem transplantadas para o exterior no início de junho. Para o cultivo ao ar livre, escolha híbridos resistentes ao frio; qualquer variedade pode ser cultivada em estufas.
Antes do plantio, deixe as sementes de molho em permanganato de potássio por algumas horas e, em seguida, plante-as em solo úmido. O ideal é plantar cada semente em um vaso, copo ou pastilha de turfa individual — isso elimina a necessidade de transplantar as mudas.
Plantio no solo ou em estufa
As berinjelas brancas, que adoram calor, crescem e frutificam melhor em estufas ou sob cobertura plástica. Em campo aberto, essas variedades só podem ser cultivadas em locais ensolarados e protegidos do vento. Geadas noturnas são fatais para a maioria das berinjelas brancas, portanto, as mudas devem ser plantadas não antes de junho e, inicialmente, apenas sob cobertura plástica.
As berinjelas devem ser plantadas em solo fértil e rico em húmus, de preferência com pH neutro. O solo comum de jardim ou a grama devem ser enriquecidos com areia e húmus — essa mistura fornecerá às plantas a nutrição adequada e evitará o encharcamento. Evite plantar berinjelas brancas perto de azuis, pois elas podem se polinizar mutuamente.
Cuidado
Enquanto as berinjelas estão na fase de muda, os cuidados consistem em regá-las regularmente, afofar a terra e fertilizar.
Quando surgirem duas folhas verdadeiras, as mudas devem ser adubadas com cinzas ou uma mistura mineral contendo potássio e nitrogênio. A segunda adubação deve ser orgânica (estrume líquido, palha), aplicada pouco antes do transplante para o canteiro.
Após o transplante para o solo, certifique-se de que as temperaturas noturnas não caiam abaixo de 20°C. Regue conforme necessário. Durante a floração e a maturação dos frutos, fertilize novamente: na primeira vez, aplique uma mistura complexa ou fertilizante orgânico; durante a frutificação, aplique um fertilizante potássico.
Vídeo: Cultivando Berinjelas
Este vídeo mostrará como cultivar e cuidar de berinjelas.



