Principais doenças da berinjela e das mudas: métodos de tratamento.

A berinjela é um vegetal muito saudável e saboroso. No entanto, seu cultivo pode ser prejudicado por diversas doenças e pragas. Este artigo explicará por que as mudas de berinjela adoecem, bem como as doenças e pragas mais comuns que afetam essa cultura.

cuidados inadequados

As doenças da berinjela geralmente surgem do cuidado inadequado de mudas ou plantas já cultivadas ao ar livre ou em estufas. O cuidado inadequado abre caminho para diversos patógenos fúngicos e virais, bem como para uma grande variedade de parasitas.Beringelas, inteiras e cortadas

Em alguns casos, a normalização dos cuidados pode ajudar a superar o problema. No entanto, esse resultado favorável só é possível se a condição patológica das mudas ou plantações for detectada precocemente. Somente assim é possível evitar a pulverização química.

Vale ressaltar que o aparecimento de manchas nas berinjelas nem sempre indica o início de uma doença. Elas podem ser causadas por cuidados inadequados. Para evitar o uso desnecessário de produtos químicos tóxicos, é necessário avaliar a eficácia das práticas agrícolas implementadas.

Os seguintes desvios dos cuidados adequados podem provocar doenças na berinjela:

  • Falta de luz solar. Plantar ou colocar mudas em áreas sombreadas com pouca luz solar pode causar descoloração. Por exemplo, as berinjelas podem desenvolver uma aparência doentia devido à palidez da casca. Esse sintoma de falta de luz pode ser facilmente confundido com o início de uma doença. Mudar o vaso para um local bem iluminado pode ajudar a corrigir o problema. Você também pode tentar desbastar as mudas, já que a mudança de cor pode ser causada pela falta de espaço.
  • Rega incorreta e irregular. O aspecto mais importante no cultivo da berinjela é a rega regular. Caso contrário, os frutos ficarão cobertos de rachaduras profundas;
  • Violação das condições de água e temperatura. Isso inclui regar com água fria ou manter um ambiente excessivamente úmido ou seco no cômodo ou estufa.Procedimento de rega

Além das situações descritas acima, a fertilização inadequada também pode causar doenças nessa cultura. Nesse caso, os seguintes fatores podem ser a causa do aspecto doentio da berinjela:

  • Deficiência de potássio. Plantas com fertilização insuficiente de potássio apresentam desconforto na forma de folhas com bordas marrons e enroladas em formato tubular. Este é o sinal mais óbvio de má saúde da planta e, se você não tem experiência, pode ser facilmente confundido com uma doença progressiva.
  • Deficiência de fósforo. Aqui também, as folhas são as primeiras a sofrer. A deficiência de fósforo é caracterizada pelo alongamento da lâmina foliar, que ocorre em um ângulo agudo em relação ao caule;
  • Deficiência de nitrogênio. Nesse caso, a lâmina foliar não mudará radicalmente de cor ou forma. Observar-se-á apenas um clareamento perceptível das folhas.

Além disso, é importante ressaltar que a fertilização precoce, sem observar os prazos, pode causar a queda dos ovários e das flores.Requeima tardia em folhas de berinjela

Como podemos ver, situações em que as plantas aparentam estar doentes podem ocorrer mesmo sem a presença de microflora patogênica. Para confirmar se a causa da doença das suas berinjelas está realmente relacionada aos cuidados, basta retornar ao normal e esperar. Se insetos e patógenos ainda não apareceram nas plantas, elas se recuperarão sozinhas. No entanto, se isso não acontecer, você deve começar a procurar por doenças e parasitas. É importante lembrar que essa cultura é suscetível a uma grande variedade de doenças e pragas.

Vídeo "Doenças da Berinjela"

Este vídeo vai te contar sobre as doenças mais comuns da berinjela.

Doenças virais

Uma vez descartada a causa da condição patológica das mudas e plantas cultivadas, baseada na negligência do horticultor, é necessário determinar o que está realmente causando essa condição: doença ou praga.

Vale ressaltar que até mesmo os jardineiros mais experientes podem desenvolver doenças em berinjelas. Em quase 95% dos casos, as plantas infectadas não têm cura. Apenas o restante da colheita pode ser salvo.

As berinjelas sofrem dos seguintes tipos de doenças:

  • Canela-preta. Causada por um fungo, o patógeno começa a se manifestar após o surgimento dos primeiros brotos. Os principais sintomas são o endurecimento e escurecimento do colo da raiz. Isso leva ao murchamento de toda a planta. Se a doença estiver em estágio avançado, o patógeno ataca o sistema radicular. Ar úmido, assim como solo macio e excessivamente úmido, podem desencadear o fungo. Portanto, a melhor prevenção da canela-preta é manter as condições ideais de temperatura e umidade. A doença é controlada tratando o solo com água sanitária. Também é recomendada a aplicação de cinzas de madeira no solo.Perna preta em mudas de berinjela
  • A Botrytis, ou mofo cinzento, é um fungo vetor. Pode permanecer dormente no solo por até dois anos. Emerge da dormência quando as temperaturas sobem para 20 graus Celsius ou mais. Causa a podridão das plantas. Inicialmente, manchas escuras aparecem nas berinjelas, que eventualmente crescem e ficam cobertas por uma camada cinzenta. O controle envolve a remoção de todas as plantas infectadas e a queima das mesmas. O solo é então fumigado. As próprias plantas e hortaliças devem ser tratadas com fungicidas.

Essas são as duas doenças mais comuns dessa cultura. No entanto, as berinjelas também são suscetíveis às seguintes doenças:

  • Stolbur. O patógeno é transmitido por cigarras. O principal sintoma é o aparecimento de folhas vermelhas brilhantes com pequenas manchas roxas. As lâminas foliares também se tornam muito quebradiças. As flores também mudam de forma, eventualmente secando e caindo. As plantas cultivadas ao ar livre são as mais suscetíveis à infecção por stolbur. A proteção das plantas só pode ser feita com a remoção imediata das ervas daninhas e o tratamento das culturas com Actellic.
  • A murcha de esclerotínia, ou podridão branca, afeta tanto os frutos quanto as folhas. É caracterizada pelo aparecimento de anéis marrons. Após o desenvolvimento desses anéis, os caules começam a morrer. Para combater a infecção, polvilhe os canteiros com lascas de turfa. A rega com água morna também é recomendada. Especialistas recomendam polvilhar as áreas infectadas com cinzas ou giz.Mofo cinzento nas folhas de berinjela
  • A murcha de Alternaria, ou mancha negra, causa o aparecimento de manchas escuras com borda amarela na planta. Em 90% dos casos, a planta afetada morre;
  • Mosaico. Caracteriza-se pela coloração variegada das folhas. O formato das folhas também pode mudar. Os frutos afetados ficam cobertos por manchas amarelas.
  • A murcha de Verticillium, também conhecida como murcha de Verticillium, é causada por um fungo. A doença ataca inicialmente as folhas inferiores e depois se espalha por toda a planta. A única maneira de controlá-la é queimando o material vegetal afetado.

As doenças da berinjela também incluem:

  • Podridão apical. O principal sintoma é o aparecimento de uma formação esverdeada ou acinzentada com uma textura aquosa característica no topo da haste. As condições para o seu desenvolvimento são fertilização inadequada;
  • Necrose interna. Esta doença causa a morte gradual do tecido do fruto. A berinjela fica marrom por dentro e a polpa adquire uma consistência pastosa;
  • A requeima é caracterizada pelo desenvolvimento de manchas marrons no início da infecção da planta. Em clima úmido, essas manchas ficam cobertas por uma camada branca.Folhagem murcha em berinjelas

Como podemos ver, as doenças da berinjela apresentam diversos sintomas. Portanto, ao examinar as berinjelas e suas diferentes doenças, lembre-se de que o tratamento deve ser adequado. Considere o tipo de patógeno, a extensão dos danos à planta e a viabilidade do tratamento.

Pragas no jardim

Outra causa de doenças nessa cultura pode ser a infestação por pragas da berinjela. Esses insetos, que atacam hortaliças, vivem sobre elas e sugam a seiva da planta. Como resultado, sua atividade leva ao murchamento das plantas e à deterioração dos frutos. Pode até causar a morte prematura das plantações, o que terá um impacto extremamente negativo na produção. Portanto, as pragas não são menos perigosas que os patógenos.

Jardineiros que cultivam berinjelas devem inspecionar regularmente suas plantações em busca de pragas para obter uma colheita abundante. As seguintes pragas podem ser encontradas nessa cultura:

  • Pulgões. Estes são os mais comuns. Alimentam-se dos tecidos carnudos, sugando a seiva. Isso faz com que a berinjela murche gradualmente. Para controlá-los, trate as plantações com Strela. Para infestações severas, recomenda-se o uso de Malathion. No entanto, este é altamente tóxico. Um remédio caseiro adequado é uma solução feita com cinzas de madeira (1 para 10 litros de água).
  • Lesmas. Elas são encontradas em folhas e brotos jovens. Roem as plantas, inibindo seu desenvolvimento. Para controlá-las, espalhe grânulos de metaldeído, cinzas, pó de tabaco ou cal hidratada entre as fileiras.Pulgão preto em uma folha
  • Besouro-da-batata-do-colorado. Suas larvas são extremamente vorazes, devorando ativamente brotos e folhas jovens. As plantas afetadas são pulverizadas com inseticidas (Sonnet/Prestige);
  • Ácaros. Eles tecem teias finas e delicadas na parte inferior das folhas. Prosperam em climas quentes e secos. Podem ser controlados com diversos remédios caseiros.
  • O grilo-toupeira vive em labirintos subterrâneos e pode roer os brotos desde a base. Pode ser controlado tratando o solo com desinfetantes (como Grom ou Medvetoks). A tintura de pimenta é um remédio popular.
  • As moscas-brancas alimentam-se da seiva. Inseticidas são usados ​​para controlar as moscas-brancas. Por exemplo, Aktara e Fitoverm são eficazes. Você também pode colocar armadilhas diversas nos canteiros do seu jardim, que são fáceis de fazer.Ácaros em folhas de pepino

Conhecer as doenças e pragas que afetam as beringelas permite desenvolver medidas preventivas eficazes. É importante lembrar também que cuidados inadequados podem levar a plantas doentes.

Vídeo: "Pragas das mudas de berinjela"

Este vídeo mostrará os problemas que as mudas de berinjela podem enfrentar.

Pera

Uva

Framboesa