Como preparar o solo para o plantio de berinjelas?

As mudas são uma etapa importante no cultivo de berinjelas. Você não precisa comprar mudas jovens na loja; elas podem ser facilmente cultivadas em casa. Além disso, o plantio de mudas de berinjela é um processo simples, mesmo para jardineiros iniciantes.

Preparo do solo

O cultivo de mudas de alta qualidade só é possível seguindo todas as regras e recomendações de plantio. Os cuidados com as plantas jovens também são importantes.

Quanto à semeadura das sementes que você escolheu plantar, o processo envolve várias etapas. Primeiro, prepare o solo para a semeadura, desinfete as sementes e só então plante-as.Sementes de berinjela na palma da sua mão

O solo para o cultivo de mudas deve ser rico em nutrientes. Para isso, deve ser fertilizado. Além disso, o solo para o plantio de berinjelas deve ter um pH neutro. As berinjelas podem ser semeadas em terra retirada do jardim, mas esta deve conter uma variedade de nutrientes. Vermiculita e um pouco de areia devem ser adicionadas ao solo.

Misturas de solo caseiras devem ser desinfetadas, pois podem abrigar microrganismos patogênicos. Para isso, esterilize o solo com vapor em banho-maria ou mergulhe-o em uma solução fraca de permanganato de potássio.

Essas ações ajudarão a prevenir o aparecimento da doença da canela-preta nas plantas.perna preta na berinjela

Você pode preparar o solo simplesmente misturando terra do jardim com terra comprada e serragem.

As mudas podem ser cultivadas em bandejas, caixas especiais ou recipientes. Os recipientes podem ser adquiridos em lojas especializadas e preenchidos com terra até mais da metade da sua capacidade. Em seguida, a mistura de terra é regada abundantemente e deixada em repouso por alguns minutos.

Vídeo: "Semeando sementes para mudas"

Este vídeo mostrará como semear corretamente as sementes para obter mudas.

Semeadura para mudas

Após o preparo do solo para o plantio das mudas de berinjela, é importante dar atenção especial ao preparo das sementes.

A preparação das sementes é a próxima etapa no cultivo de mudas de hortaliças. A desinfecção das sementes é tão importante quanto o cuidado com as mudas jovens. As sementes devem ser tratadas com antecedência. Caso as medidas de desinfecção não tenham sido realizadas previamente, durante a preparação das sementes, o jardineiro deverá realizar o tratamento antes do plantio. Para isso, basta preparar uma solução salina a 5% e colocar as sementes nela. Deixe as sementes de molho na solução por 5 minutos. Quaisquer sementes que flutuarem na superfície devem ser descartadas, pois estão vazias e não germinarão. Após o molho na solução salina, as sementes restantes devem ser enxaguadas com água quente por 20 minutos.Sementes em um guardanapo úmido

A desinfecção das sementes antes do plantio acelera significativamente a germinação. Sem esse procedimento, os primeiros brotos aparecerão na superfície do solo apenas três semanas após o plantio. Antes da semeadura, as sementes devem ser imersas em água morna por pelo menos meio dia. Em seguida, devem ser transferidas para um pano úmido e colocadas em um local aquecido. Devem então ser deixadas em repouso até que os primeiros brotos brancos apareçam. Essa condição das sementes indica que é hora de plantá-las no solo, principalmente porque o solo já foi preparado. No entanto, antes do plantio, é aconselhável endurecer as sementes. Isso pode ser feito por congelamento ou por uma mudança brusca de temperatura.

O congelamento consiste em colocar as sementes, previamente embebidas em água, no frigorífico durante alguns dias. Devem ser conservadas num local onde a temperatura não seja inferior nem superior a 0 °C.

Em relação ao método de ciclagem de temperatura, este consiste em manter as sementes a uma temperatura de 20°C durante o dia e 5°C à noite. Esses regimes de temperatura ajudam as sementes a se tornarem mais resistentes a diversas mudanças climáticas. Esse procedimento também acelera o processo de colheita.

Quanto à técnica de plantio, faça buracos no solo preparado com 0,01 metro de profundidade e espaçados 0,01 metro entre si. Após o plantio, cubra as sementes com terra, cubra todo o recipiente com vidro e coloque-o em um local quente e iluminado.Plantando sementes para mudas

Não germine as sementes perto de fontes de calor, pois o ar quente e seco inibe o desenvolvimento dos brotos jovens.

As mudas de berinjela também não devem ser transplantadas, pois não toleram bem nenhum tipo de movimentação. Para evitar estressar as plantas, plante uma semente por vaso.

As sementes de cada variedade devem ser semeadas em recipientes individuais separados. Cada variedade tem seu próprio tempo específico de germinação.

Cuidando das mudas

Assim que as mudas de berinjela brotarem, remova a cobertura de vidro ou plástico. Os recipientes com as mudas devem ser transferidos para uma janela, onde recebam luz. O desenvolvimento adequado só é possível com regas regulares e constantes.

No entanto, o excesso de umidade e as baixas temperaturas podem contribuir para o desenvolvimento da doença do carbúnculo sintomático. Para evitar isso, é importante garantir que o ambiente esteja sempre bem ventilado.Mudas de berinjela para plantio

No inverno, as mudas jovens precisam de iluminação suplementar, pois a falta de luz fará com que elas se estiquem e fiquem fracas. Duas semanas antes do transplante para o local definitivo, as mudas jovens devem ser aclimatadas.

Em qualquer caso, a temperatura não deve cair abaixo de 11°C. Para isso, as plantas jovens podem ser colocadas em uma varanda ou em uma estufa. No entanto, é importante aumentar o tempo que as plantas ficam expostas ao ar livre diariamente.

Antes de transplantar para o local definitivo, inspecione todas as mudas e remova as mais fracas. Se cultivadas corretamente, as plantas crescerão fortes e altas (até 0,3 metros).

Para produzir mudas de alta qualidade, é necessário fertilizá-las. Tanto matéria mineral quanto orgânica podem ser adicionadas ao solo.

Antes de aplicar, dilua os nutrientes em água. As plantas devem ser fertilizadas pela primeira vez quando as primeiras folhas estiverem se formando. Misturas prontas contendo superfosfato, nitrato de amônio e nitrato de potássio também podem ser utilizadas.Fertilizante superfosfato para o solo

Fertilize novamente 10 dias antes do transplante das berinjelas para o solo. Para isso, você pode misturar superfosfato e sal de potássio.

O próprio solo também precisa de nutrientes. Para isso, adicione superfosfato, sulfato de amônio e cloreto de potássio.

Quem prefere não usar produtos químicos pode fertilizar a berinjela com cinzas de madeira. Aplique uma colher de chá de cinzas sob cada planta. Tenha cuidado para que as cinzas não entrem em contato com os caules, pois isso pode queimá-los. Em seguida, espalhe as cinzas sobre o solo e regue. A fertilização com cinzas produz melhores resultados quando as plantas jovens têm cerca de um mês de idade.

A planta requer rega regular e adequada. Como o vegetal tem folhas grandes, a umidade evapora rapidamente. Após o surgimento das mudas, não se deve regá-las imediatamente. O ideal é esperar alguns dias antes de regar. Utilize apenas água morna. O uso de um regador com bico fino evita que as plantas mais frágeis sejam levadas pela água. No terceiro dia de vida, as plantas podem ser regadas pela primeira vez. Depois disso, a rega deve ser feita a cada cinco dias, somente pela manhã.

O solo não deve secar completamente nem ficar excessivamente úmido. Durante o verão e períodos de seca, a rega pode ser feita com mais frequência. Depois, afofe o solo.

Plantar no solo

Somente as plantas que desenvolveram um sistema radicular forte e um caule robusto podem ser transplantadas para o solo. É recomendável observar o surgimento dos primeiros brotos nas mudas.

Antes do plantio, faça sulcos no solo e regue-os abundantemente. As mudas devem ser transplantadas para os sulcos juntamente com o torrão de raízes. Se as mudas foram cultivadas em vasos de turfa, podem ser colocadas diretamente nesses vasos.

Assim, seguindo as técnicas de cultivo e todas as recomendações, você poderá obter excelentes mudas de berinjela e, consequentemente, uma colheita farta.

Vídeo: Plantando mudas no solo

Este vídeo mostrará como plantar corretamente mudas de berinjela no solo.

Pera

Uva

Framboesa