Como deixar as sementes de berinjela de molho: desinfecção e estimulação.
Contente
Selecionando sementes
Berinjelas saborosas e de alta qualidade podem ser cultivadas a partir de sementes cuidadosamente selecionadas. Uma ampla variedade de sementes de berinjela está disponível em lojas especializadas. Antes de comprar, preste atenção às indicações na embalagem, como F1 (indicando sementes de primeira geração), escolha produtos cultivados localmente que sejam mais adequados ao clima e observe a quantidade de sementes, não o peso.
Muitos jardineiros preferem semear as próprias sementes de berinjela colhidas. Elas devem ser armazenadas em local protegido por um determinado período, geralmente de 6 a 8 meses.
Vídeo: "Processamento de sementes de berinjela"
Este vídeo mostrará como tratar as sementes corretamente antes do plantio.
Teste de germinação
A taxa de germinação permite que os jardineiros descartem as sementes inutilizáveis e conservem apenas as de alta qualidade. Sementes compradas em lojas geralmente não precisam ser testadas. No entanto, sementes coletadas em casa devem ser testadas.
Para selecionar sementes de berinjela, utiliza-se um método de inspeção visual. Um método comprovado é o uso de uma solução de sal de cozinha, facilmente encontrada em qualquer cozinha doméstica. Basta colocar as sementes em um recipiente com uma solução a 5% e deixá-las de molho por cerca de 30 minutos. Após esse período, as sementes flutuarão e não serão recomendadas para o plantio. Quaisquer sementes restantes devem ser enxaguadas com água limpa.
Para fins de desinfecção, realiza-se o condicionamento ácido. Este procedimento requer uma solução de permanganato de potássio a 1%. Às vezes, utiliza-se água com peróxido de hidrogênio. Nesse caso, são necessários cerca de 10% de solução. A semente deve ser imersa nessa solução por 20 minutos.
Tecnologia de imersão
Muitos jardineiros iniciantes se perguntam se é necessário deixar as sementes de berinjela de molho. Sim, é. Esse procedimento acelera a germinação e produz mudas de alta qualidade. É útil para todas as variedades de hortaliças que não produzem mudas com facilidade, especialmente as variedades precoces.
Antes de deixar as sementes de berinjela de molho, você precisa coletar neve derretida. Recolha apenas neve limpa e recém-caída, coloque-a em um recipiente e deixe-a evaporar em temperatura ambiente. Como alternativa, você pode usar água decantada.
Coloque as sementes em um recipiente largo e fundo, cobrindo-as com um pano de algodão. Adicione água até que ela cubra levemente o pano. Caso contrário, as sementes correm o risco de estragar devido ao excesso de umidade e à falta de circulação de ar. Quanto tempo elas devem ficar na água? Deixe o recipiente em um local quente e escuro por 24 horas. Certifique-se de que as sementes, embebidas naquele dia, permaneçam no pano úmido e não sequem. Seguindo todos os passos do procedimento, essa técnica consagrada produzirá sementes de alta qualidade para o sucesso das mudas.
Jardineiros experientes costumam usar produtos disponíveis no mercado. Por exemplo, o "Energen Aqua" é um produto popular desenvolvido para estimular o crescimento e o desenvolvimento de diversas culturas. Ele contém sais de ácidos fúlvicos, húmicos e silícicos, enxofre e outros macro e micronutrientes. O produto líquido é aplicado mergulhando um pacote de sementes em água com 5 a 10 gotas do produto. A dosagem e o tempo de imersão dependem do tipo de cultura e do seu estágio de crescimento.
Desinfecção
Agora você sabe como deixar as sementes de berinjela de molho para que as mudas germinem rapidamente. Para prevenir doenças nas plantas, a desinfecção — ou seja, a higienização das sementes — é necessária. Isso é especialmente importante para sementes coletadas individualmente. Utiliza-se uma solução de permanganato de potássio. Recomenda-se usar apenas uma solução a 1%, pois uma solução muito concentrada pode destruir o embrião frágil da planta dentro da casca. Não deixe as sementes de molho por mais de 20 minutos, caso contrário, elas ficarão impróprias para o plantio. Se o solo já foi desinfetado, o molho em líquido é desnecessário. Muitos jardineiros inexperientes pensam assim. Na verdade, a maioria dos patógenos não reside no solo, mas sim dentro dos embriões.
O tratamento térmico é amplamente utilizado para desinfecção. Coloque os grãos em água a cerca de 50 graus Celsius por 20 minutos. Em seguida, transfira-os para água fria, mas por no máximo 1 minuto. Deixe-os de molho na solução de micronutrientes por aproximadamente 12 horas. Depois, transfira-os para a geladeira por 24 horas. Para garantir que as sementes se soltem o máximo possível, recomenda-se secá-las levemente.
Estimulação
Para acelerar a germinação e, consequentemente, produzir mudas viáveis, é necessário um procedimento de estimulação. Preparações especiais podem ser utilizadas para esse fim. No entanto, nem todos os jardineiros se sentem à vontade para usar produtos químicos, temendo seus efeitos prejudiciais à colheita futura. Nesse caso, você pode preparar uma solução caseira.
Você precisará de 1 litro de água morna e limpa, na qual dissolverá 5 gramas de cinzas de madeira. Como alternativa, você pode substituir as cinzas por nitrofósforo ou humato de sódio. Essa solução será ligeiramente menos eficaz do que as versões compradas em lojas.
Mas garantimos que é natural e seguro. Após concluir todas as etapas de preparação, você pode começar a germinação das sementes antes do plantio. Sementes tratadas adequadamente sempre produzem brotos uniformes com forte resistência a doenças, capazes de encantar o jardineiro com uma colheita abundante de seus vegetais favoritos.
Vídeo: "Endurecimento e preparação das sementes para o plantio"
Este vídeo mostrará como endurecer e preparar as sementes para o plantio.




