As mudas de berinjela precisam ser transplantadas para vasos maiores?

As berinjelas roxas e acetinadas são talvez as plantas mais exigentes em nossos canteiros. Devido ao seu longo período de maturação, semear as sementes diretamente no solo provavelmente não dará resultado. E o método de semeadura requer o transplante das mudas. Hoje, vamos descobrir quando e como fazer isso.

Vantagens do método

O transplante de mudas de berinjela oferece diversas vantagens que impactam positivamente o desenvolvimento da planta e a eficiência da frutificação. Por exemplo, se as mudas brotaram muito juntas, o transplante permite que as raízes tenham o espaço necessário, evitando que os brotos radiculares se enrolem. Além disso, o transplante posterior das plantas para o local definitivo é significativamente mais fácil — as mudas transplantadas corretamente simplesmente rolam para o canteiro junto com o torrão de raízes.Berinjelas crescendo em um canteiro de jardim

Além disso, o transplante de mudas jovens de berinjela também é necessário para selecionar as plantas mais fortes e promissoras, que certamente produzirão uma boa colheita. Às vezes, as berinjelas adoecem se o transplante não for feito corretamente: isso acontece se o solo onde as mudas estão for infestado por patógenos, vírus ou fungos. Nesses casos, a única maneira de salvar as mudas é transplantá-las para um solo livre de patógenos.

Ao responder à pergunta sobre se as beringelas precisam ser transplantadas, é importante mencionar que isso permite que a planta desenvolva um sistema radicular forte. Além disso, a colheita feita corretamente retarda um pouco o crescimento dos arbustos, o que impede que as plantas cresçam demais.

Vídeo "Hora da Busca"

Neste vídeo, você aprenderá quando transplantar as mudas.

Regras para escolher

O cultivo de berinjelas não difere fundamentalmente do cultivo de outras solanáceas. Quando as berinjelas podem ser podadas? Quando surgirem duas ou três folhas verdadeiras. No entanto, alguns jardineiros preferem podar na fase de cotilédones. Colheita de mudas de berinjelaSeja como for, isso deve ser feito com cuidado para evitar danificar as delicadas raízes dos pequenos arbustos. Plantamos as plantas com cuidado, de modo que as folhas cotiledonares inferiores permaneçam acima da superfície do solo.

Preparação

Antes de começar o transplante, certifique-se de ter o equipamento necessário pronto – recipientes e ferramentas adequados, bem como solo rico em nutrientes.

Preparo do solo

Para garantir o desenvolvimento saudável das mudas, experimente usar uma mistura de solo nutritiva especial à base de turfa: esse tipo de solo tem o nível de pH ideal para plantas jovens, é fértil e possui boa permeabilidade à água e ao ar. Além disso, ao comprar o substrato em uma loja especializada, você tem a garantia de que ele passou por tratamento e desinfecção adequados.Sementes de berinjela na palma da sua mão

Você também pode usar terra dos seus próprios canteiros, preparada no outono. Essa terra deve ser misturada com um substrato nutritivo na proporção de 1:1, adicionando areia de rio, cinzas de madeira ou serragem. Aliás, esse método permitirá que as mudas se adaptem mais rapidamente às novas condições após o transplante, já que a composição do solo no canteiro será semelhante à anterior. No entanto, não se esqueça da necessidade de desinfetar a terra do jardim, pois ela provavelmente conterá microflora patogênica. Uma solução de permanganato de potássio, que deve ser despejada abundantemente sobre a terra, ou você pode simplesmente tratá-la com vapor quente, funciona bem como desinfetante.

Preparando o recipiente

Os melhores recipientes para o transplante são os recipientes especiais para mudas. No entanto, se estes não estiverem disponíveis, copos de cerveja descartáveis ​​ou mesmo caixas de leite cortadas servem perfeitamente. Mudas de berinjela em vasosO mais importante é que as mudas tenham espaço suficiente e, ao mesmo tempo, as raízes não fiquem encharcadas. Recentemente, jardineiros experientes têm desaconselhado o uso de vasos de turfa especiais para o transplante, pois as mudas de berinjela exigem regas frequentes e abundantes, e as paredes de turfa são danificadas pela umidade.

O processo de colheita

Portanto, a resposta para a pergunta se as mudas de berinjela precisam ser transplantadas é óbvia. Claro que sim. Agora, vamos descobrir como fazer isso. Os jardineiros usam dois métodos principais para transplantar as mudas.

Transplante. Regue o vaso com as mudas abundantemente com água à temperatura ambiente para facilitar o processo de soltura das mudas do solo. Enquanto isso, prepare um número suficiente de vasos individuais cheios de terra para o transplante das plantas. Agora, pegue um pequeno palito (um lápis serve) e comece a inseri-lo na terra a uma curta distância da planta escolhida. Uma leve pressão com o lápis será suficiente para remover a muda. Sem soltar o torrão de raízes, transfira a planta para um recipiente separado e enterre-a até as folhas cotiledonares. Pressione levemente a muda e regue-a abundantemente com água morna com um estimulante de crescimento.Mudas de berinjela para plantio

Transplante. Este método é adequado para transplantar berinjelas de pequenos copos para recipientes maiores. Ele não danifica o sistema radicular da planta, que se adapta rapidamente às novas condições. Pare de regar as plantas algum tempo antes do transplante para permitir que o torrão de raízes se separe mais facilmente do vaso antigo. Vire o recipiente de cabeça para baixo e pressione levemente o fundo do copo — pronto, você terá um torrão de terra firme contendo a muda intacta. Encha um recipiente maior até a metade com terra, coloque o torrão de raízes dentro e complete com terra.

Cuidados com as mudas após o procedimento

As beringelas jovens são sensíveis ao transplante, por isso procure proporcionar-lhes as condições mais delicadas possíveis após o procedimento:

  • Evite iluminação intensa; o ideal é um regime de luz moderado com sombreamento das mudas;
  • Evite regar em excesso. Regue quando o solo estiver seco, garantindo que a terra no vaso não fique encharcada. Normalmente, as berinjelas precisam ser regadas apenas uma vez por semana. É importante usar água em temperatura ambiente e garantir que haja furos de drenagem no fundo dos vasos.

Se suas berinjelas estiverem com aparência debilitada após o transplante, elas podem se beneficiar de uma leve adubação. Use um fertilizante completo encontrado em lojas de jardinagem ou prepare o seu próprio: uma infusão de cascas de ovos trituradas, deixadas de molho em água por 5 dias, tem se mostrado eficaz.

As mudas podem ser transplantadas para o canteiro definitivo assim que atingirem 10 cm de altura e apresentarem três pares de folhas verdadeiras.

Vídeo "Tecnologia de colheita"

Neste vídeo você aprenderá sobre a tecnologia correta de colheita.

Pera

Uva

Framboesa