Germinação de sementes de berinjela: como aumentar as taxas de germinação

As berinjelas demoram muito para amadurecer; as variedades mais precoces precisam de mais de 100 dias da germinação à maturação técnica. O plantio das mudas começa cedo, e o longo período até a germinação impossibilita o replantio caso as mudas não vinguem. Portanto, melhorar a taxa de germinação das sementes de berinjela é essencial.

Quanto tempo leva para as sementes germinarem?

O número de dias necessários para a germinação das sementes de berinjela depende de muitos fatores. O tempo de germinação varia entre as variedades, e o ano em que as sementes foram coletadas ou o tempo de armazenamento também podem influenciar. Embora sejam consideradas viáveis ​​por até 8 anos, a germinação é melhor observada em sementes armazenadas por 2 a 4 anos; após esse período, as taxas de germinação diminuem significativamente.Sementes em um guardanapo úmido

Se semear sementes secas e não preparadas, pode esperar até 25 dias ou mais para obter resultados. Portanto, antes do plantio, todos os produtores de hortaliças costumam realizar uma série de medidas com o material de semente, visando reduzir o período de incerteza e eliminar possíveis infecções.

O tempo de germinação geralmente depende da temperatura do ar, do regime de iluminação, da profundidade em que as sementes são colocadas no solo e da qualidade do próprio solo.

Vídeo: "Como verificar a germinação das sementes?"

Este vídeo mostrará como testar a germinação de sementes de berinjela.

Como aumentar a germinação

É uma boa ideia testar a taxa de germinação das sementes compradas com antecedência. Para isso, pegue de 10 a 14 sementes, coloque-as sobre um pano úmido, envolva-as em plástico e guarde-as em um local aquecido. Após alguns dias (pode levar de 5 a 15 dias; mantenha o pano sempre úmido), pequenos brotos aparecerão. Uma taxa de germinação de 50% é considerada aceitável, o que significa que uma em cada duas sementes germinará. Se a taxa for menor, é melhor comprar outras sementes.Mudas de berinjela em vasos

As sementes provavelmente foram armazenadas em baixa temperatura; para estimular seu crescimento, precisam ser mantidas aquecidas por vários dias. Muitos jardineiros trazem as sementes para casa um mês antes do plantio. Inicialmente, elas ficam em temperatura ambiente e, em seguida, são colocadas perto de um radiador ou outro dispositivo de aquecimento por um ou dois dias. Esse processo pode ser acelerado colocando as sementes em água quente (50 °C) por 25 minutos, seguido de refrigeração por mais 24 horas. Esse processo desinfeta e endurece as sementes termicamente enquanto germinam. Elas podem ser estratificadas alternando períodos na geladeira durante a noite e em temperatura ambiente durante o dia, por cerca de uma semana. O método mais comum para desinfetar sementes é mergulhá-las em uma solução de permanganato de potássio por 25 minutos.

Deixar as sementes de berinjela de molho em estimulantes de crescimento pode acelerar a germinação e melhorar sua viabilidade. Você pode comprar produtos específicos em lojas de jardinagem, diluí-los de acordo com as instruções e deixar as sementes de molho pelo tempo indicado. Podem ser usados ​​humato de sódio, nitrofósforo, suco de aloe vera ou infusão de cinzas de madeira. Alguns produtores já realizaram todos os procedimentos de desinfecção e preparação para o plantio; suas sementes são vendidas revestidas com uma camada nutritiva colorida.Fertilizar canteiros de jardim com cinzas.

Depois disso, você também pode colocar as sementes em um pano úmido ou algodão para germinação, envolvê-las em plástico e mantê-las em um local aquecido. Os resultados serão visíveis em 4 a 5 dias.

Quando e como plantar sementes

A berinjela é uma planta que aprecia o calor. Para garantir um rápido desenvolvimento, as mudas devem ser plantadas quando o solo estiver suficientemente aquecido e a temperatura do ar atingir 25°C (77°F). Isso ocorre, dependendo da região, do final de maio até a primeira quinzena de junho. Nessa época, as mudas devem ter de 60 a 75 dias para garantir um crescimento adequado e que a colheita atinja a maturidade técnica até o final do verão. Deve-se aguardar mais 10 a 15 dias para a germinação. Com base nessas datas, calcula-se a época de semeadura: no sul, pode ser no final de fevereiro e, na região central, na segunda quinzena de março. No final do inverno, as mudas de berinjela geralmente são preparadas para o plantio em estufa.Sementes de berinjela na palma da sua mão

As sementes preparadas ou mesmo germinadas são colocadas em solo leve e nutritivo a uma profundidade rasa, cobertas com vidro ou filme plástico e mantidas em local aquecido com temperatura ambiente de pelo menos 25 graus Celsius. Quando os primeiros brotos aparecerem, o recipiente deve ser levado para um local iluminado. Após o surgimento dos brotos, as pequenas berinjelas devem ser colocadas em um ambiente bem iluminado com temperatura entre 16 e 18 graus Celsius por uma semana.

Regras para um pouso correto

As beringelas não gostam de ser transplantadas; suas raízes são frequentemente danificadas e a planta leva tempo para se recuperar e se estabelecer no novo local. Portanto, é melhor não transplantar as mudas, mas usar recipientes individuais para o seu cultivo. Podem ser vasos de cerâmica, bandejas especiais para mudas, copos de plástico com capacidade mínima de 0,5 litro, vasos com turfa ou pastilhas de turfa. Os recipientes devem ter furos de drenagem para permitir que o excesso de água escorra.

O solo deve ser leve e fértil, mas de granulação fina para garantir que as mudas não encontrem resistência adicional durante a germinação. Alguns jardineiros peneiram o solo enquanto ele ainda está seco. Os recipientes devem ser lavados e enxaguados com água fervente, e o solo deve ser desinfetado com uma solução quente de permanganato de potássio. Alguns preferem aquecer o solo em forno quente por 20 minutos ou congelá-lo por meia hora e depois descongelá-lo. Qualquer método é válido, o importante é eliminar patógenos e larvas de pragas.

Coloque as sementes em solo úmido e aquecido e cubra com uma camada de 1 a 1,5 cm de terra seca. Coloque de 2 a 4 sementes em recipientes individuais. Selecione o broto mais forte dentre os que germinarem e corte os demais rente ao solo. Se semear em recipientes ou caixas compartilhadas (com posterior transplante), coloque as sementes em sulcos, espaçando-as de 3 a 4 cm entre si e de 5 a 6 cm entre os sulcos.Regando mudas de berinjela em vasos

Cubra o recipiente com as sementes com plástico para criar um efeito estufa e coloque-o em um local quente e escuro. O calor é essencial nesta fase; a luz será necessária assim que as larvas das mudas emergirem do solo.

Por que as sementes de berinjela não germinam?

As sementes preparadas devem germinar em 5 a 7 dias. Variedades diferentes devem ser semeadas em recipientes diferentes, pois podem levar tempos diferentes para emergir. Se nenhuma semente germinar em uma semana, é hora de considerar a causa e revisar todas as etapas de preparação, semeadura e cuidado.

Sementes de má qualidade

O ideal é comprar sementes de um fabricante de boa reputação em lojas especializadas. Isso garante a qualidade. Fabricantes responsáveis ​​indicam na embalagem a época de colheita, as datas aproximadas de semeadura e o tempo esperado de germinação.

Antes de semear, verifique se as sementes germinaram. Sementes de má qualidade podem ser descartadas mergulhando-as completamente em água com sal por 3 a 5 minutos.

As boas irão afundar, as ruins podem ser descartadas com a água, mas as que permanecerem na superfície não germinarão de qualquer forma.

Rega incorreta

A irrigação inadequada pode atrasar a germinação das mudas. Se o solo estiver encharcado, a água ficará presa à semente, privando-a de ar. Isso é especialmente perigoso se o solo não for muito leve e contiver muita argila. Colheita de mudas de berinjelaSolos muito compactados podem exigir muito esforço das sementes em germinação; mesmo o plantio a mais de 1,5 cm de profundidade pode ser um desafio, atrasando a germinação por vários dias. Não é à toa que se recomenda não pressionar as sementes, mas simplesmente espalhá-las sobre solo úmido ou cobri-las com terra seca.

Temperatura incorreta

A temperatura ideal para a germinação situa-se entre 25 e 28 graus Celsius. Nessa temperatura, os brotos surgem em 5 a 10 dias, desde que a temperatura do solo também se mantenha constante. Temperaturas mais baixas atrasam a germinação; temperaturas abaixo de 18 graus Celsius podem eliminar qualquer possibilidade de brotação, assim como temperaturas acima de 30 graus Celsius.

Vídeo: "Semeando sementes para mudas"

Este vídeo mostrará como semear corretamente sementes de berinjela para obter mudas.

Pera

Uva

Framboesa