Cultivando mudas de berinjela em casa: instruções passo a passo

Para garantir uma colheita farta durante o curto verão, prepare as mudas de berinjela em casa com antecedência. Este vegetal é cultivado em nossas estufas e hortas, mas geralmente apenas a partir de mudas. Para aqueles que ainda não sabem como cultivar mudas de berinjela em casa, preparamos instruções detalhadas.

Sementes

O cultivo de mudas de berinjela em casa começa com a seleção das sementes. O ideal é comprar sementes de variedades regionais de maturação precoce, que levam cerca de 100 dias da germinação à colheita, enquanto as variedades de maturação tardia levam até 150 dias. Ao comprar, é importante verificar a integridade da embalagem e a data da colheita. Produtores responsáveis ​​geralmente indicam a quantidade de sementes e a data da colheita, em vez da data de validade. As sementes são consideradas boas por até 8 anos, mas a melhor germinação ocorre entre 2 e 4 anos.Sementes de berinjela em embalagens

Se você comprar sementes com antecedência, poderá testar a taxa de germinação e, caso os resultados sejam insatisfatórios, tentar encontrar outras sementes. Para testar, pegue de 10 a 15 sementes, deixe-as de molho em água morna por 24 horas e, em seguida, coloque-as sobre um algodão em um local aquecido por 4 a 5 dias, mantendo o algodão sempre úmido. Se metade das sementes germinar, é um bom resultado.

Para garantir mudas fortes, as sementes são aclimatadas e desinfetadas, e para promover a germinação precoce, os seguintes procedimentos são realizados: imersão e germinação. Tudo isso faz parte da preparação prévia ao plantio. Primeiramente, as sementes inadequadas são descartadas – quando imersas em água salgada por 3 a 5 minutos, geralmente flutuam. As que afundaram são aclimatadas, alternando as condições por vários dias: transferindo-as da temperatura ambiente para a geladeira por 8 a 12 horas e, em seguida, retornando à temperatura ambiente. Algumas pessoas realizam um breve aquecimento com água quente (em torno de 50 graus Celsius) ou as colocam em um forno à mesma temperatura por 20 a 30 minutos.Sementes em um guardanapo úmido

As sementes são desinfetadas utilizando uma solução saturada de permanganato de potássio, na qual são imersas por meia hora. Em seguida, enxágue bem e deixe de molho por algumas horas em uma solução de fertilizante, cinzas de madeira, suco de babosa ou um estimulador de crescimento de raízes comprado em loja.

Depois disso, as sementes são embebidas para estimular a germinação. Em seguida, podem ser colocadas sobre um pano macio, algodão ou uma toalha de papel higiênico dobrada. O pano deve ser bem umedecido, envolto em plástico e deixado em um local aquecido (25 graus Celsius). Em 5 a 7 dias, todas as sementes germinarão, e a maioria produzirá brotos pequenos.

Vídeo: "Semeando sementes para mudas"

Este vídeo mostrará como semear corretamente as sementes para obter mudas.

Pousar

O ideal é plantar mudas de berinjela a partir de sementes com brotos pequenos, mas é preciso fazer isso com cuidado, talvez usando uma pinça, para não danificar esses brotos.

O solo deve ser solto, nutritivo e não ácido. Você pode comprá-lo em lojas especializadas ou preparar o seu próprio, utilizando terra vegetal de jardim e adicionando turfa, húmus, composto orgânico e areia de rio. Para aumentar a fertilidade, você pode adicionar superfosfato, sulfato de potássio e ureia (1 colher de chá para cada 10 litros de solo, para evitar excessos). Se estiver usando terra do jardim, é importante escolher uma terra que não tenha sido usada anteriormente para o cultivo de solanáceas. Antes do uso, o solo também deve ser desinfetado, o que pode ser feito congelando-o ou aquecendo-o no forno. Também é aconselhável regá-lo com uma solução quente de permanganato de potássio pouco antes do plantio.Uma solução de permanganato de potássio em um frasco

As mudas de berinjela podem ser semeadas em qualquer recipiente — de madeira, cerâmica, plástico ou turfa. A camada de solo deve ter de 7 a 8 cm de espessura. Umedeça-a, faça um buraco com no máximo 1,5 a 2 cm de profundidade para cada par de sementes ou, em recipientes maiores, faça sulcos com a mesma profundidade. Coloque as sementes com pelo menos 4 cm de distância entre si e cubra-as com terra seca e peneirada. Cubra as mudas com filme plástico e coloque-as em um local com temperatura entre 25 e 28 graus Celsius. As mudas provenientes de sementes tratadas germinarão em 5 a 7 dias, enquanto as provenientes de sementes não tratadas germinarão em 15 a 25 dias.

Ao discutir como cultivar boas mudas, é importante lembrar que, assim que os brotos surgirem, o plástico deve ser removido e os recipientes com as plantas devem ser transferidos para um local fresco ou com a temperatura reduzida para 20°C durante o dia e 18°C ​​à noite. Esse período de frio deve durar pelo menos uma semana para retardar o crescimento da parte aérea e permitir o desenvolvimento do sistema radicular. A seguir, discutiremos como cuidar das mudas.

Cuidando das mudas

Cuidar de mudas de berinjela cultivadas em casa não difere muito de cuidar de outras mudas de hortaliças, exceto pelo tempo de crescimento: os tomates são plantados com 50 a 60 dias, enquanto as berinjelas são plantadas com 60 a 75 dias. Muitas vezes, as mudas de berinjela demoram tanto para crescer que são plantadas no jardim já com flores.

Após as mudas terem sido mantidas em temperatura fresca por uma semana, a temperatura deve ser elevada novamente para confortáveis ​​25°C durante o dia e 20°C à noite, protegidas de correntes de ar. As mudas devem então ser regadas com água morna e decantada (mas sem deixar que fique parada) pela manhã, viradas para a fonte de luz e fertilizadas. Devem ser colocadas no local mais ensolarado; se isso ocorrer no início da primavera ou mesmo no final do inverno, será necessário fornecer iluminação suplementar com lâmpadas fluorescentes para estender a luz do dia para 11-12 horas.Mudas de berinjela em vasos

As berinjelas cultivadas em vasos individuais devem ser espaçadas à medida que crescem; elas devem receber quantidades iguais de luz, sem que umas sombreiem as outras. A temperatura do ar mais adequada para o crescimento deve estar entre 24 e 28 graus Celsius durante o dia e, à noite, não deve cair abaixo de 18 graus Celsius.

Três semanas antes do transplante para o jardim, as plantas precisam ser aclimatadas ao ar fresco, à luz solar e a temperaturas mais baixas. Para isso, coloque-as em uma varanda ou alpendre, aclimatando-as gradualmente ao sol para evitar queimaduras solares. Aumente gradualmente o tempo que passam ao ar livre e diminua a temperatura do ar até que ela se iguale à temperatura externa no momento do transplante. Não é necessário aclimatar as mudas antes de plantá-las na estufa.

cobertura

Se o solo tiver sido bem fertilizado antes do plantio, não há necessidade de pressa em adicionar mais nutrientes. O ritmo de crescimento e a aparência das plantas indicarão se elas estão recebendo o suficiente. Inicialmente, as raízes se desenvolvem mais rápido do que a parte aérea, portanto, o solo deve conter fósforo suficiente. Após duas a três semanas, será necessário adicionar mais nitrogênio; crescimento lento e folhas pálidas indicarão deficiência. Você pode regar as mudas com uma solução de verbasco ou esterco de pássaros, diluídos 10 e 15 vezes, respectivamente.O esterco de vaca para fertilizante "amadurece" em um barril.

As mudas de berinjela não gostam de ser pulverizadas, mas os brotos enfraquecidos podem ser borrifados com água e água oxigenada (2 colheres de sopa para 1 litro de água). O efeito desse tratamento será visível em poucas horas.

Durante os dois meses em que as mudas estão crescendo em ambiente interno, elas devem ser fertilizadas duas ou três vezes. Você pode usar fertilizantes minerais complexos dissolvidos em água ou encontrar misturas especiais para mudas em lojas especializadas.

Escolhendo

As berinjelas não toleram bem o transplante; o ideal é semeá-las em vasos individuais e transplantá-las apenas uma vez para o jardim. No entanto, se o espaço for limitado, as mudas costumam ser cultivadas em caixas ou recipientes grandes e depois transplantadas para vasos individuais. O transplante pode ser feito quando as berinjelas começarem a aparecer, com uma ou duas folhas. Regue-as abundantemente e, em seguida, retire-as cuidadosamente da caixa, removendo o máximo de terra possível com uma colher ou um palito. Coloque-as com cuidado no centro de um buraco preparado no solo em cada vaso individual e cubra com terra até os cotilédones.Plantar mudas em campo aberto.

O solo no novo recipiente deve ser o mesmo usado para a semeadura, e não deve ser de granulometria fina? Nos primeiros dias após o transplante, as plantas devem ser mantidas à sombra e regadas com moderação. A adubação pode ser feita após 10 a 14 dias, se necessário.

Cultivando mudas sem colher

Claro, é mais fácil cultivar berinjelas plantando algumas sementes em um copo de 0,5 litro com 10 cm de altura. Assim que as mudas brotarem, deixe os brotos mais fortes e corte os mais fracos rente ao solo. O recipiente deve ter furos para drenagem da água, e uma camada de drenagem pode ser adicionada.Plantar sementes em pastilhas de turfa.

O transplante de plantas pode danificar as raízes pequenas, atrasando o desenvolvimento por pelo menos algumas semanas, portanto, deve ser evitado sempre que possível. As sementes podem ser plantadas em vasos de turfa, que são então colocados no jardim junto com a planta, sem danificá-la. Na maioria das vezes, as mudas são cultivadas em copos plásticos descartáveis, que são simplesmente cortados antes do plantio. A planta é então retirada, com a terra, e colocada no canteiro sem danificá-la.

Cultivando em caixas

Se você optar por usar caixas para o cultivo de mudas, encha-as com terra preparada e regue-as. Faça sulcos rasos com 5 a 7 cm de distância entre si, coloque as sementes com 3 a 4 cm de distância, cubra com terra e, em seguida, com filme plástico. Após uma semana em temperaturas baixas, as caixas geralmente são colocadas em uma janela para que as mudas recebam o máximo de luz possível. Algumas vezes por semana, gire as caixas para que a luz seja direcionada para o outro lado, evitando que as plantas se inclinem.Mudas de berinjela para plantio

Após o surgimento de 1 a 2 folhas verdadeiras, as plantas precisarão ser transplantadas para vasos individuais. Quanto mais velha a planta, maior o risco de danos às raízes durante o transplante. Além disso, quanto mais velhos os arbustos, maior a sombra que projetam uns sobre os outros.

Saber como cultivar mudas corretamente pode ajudá-lo a obter uma excelente colheita de berinjela, mesmo em verões curtos.

Vídeo "Cultivando em Casa"

Este vídeo vai te mostrar como cultivar berinjelas em casa.

Pera

Uva

Framboesa