Segredos do cultivo de berinjelas nos Urais: Métodos comprovados
Contente
Selecionar uma variedade e preparar o solo.
A dificuldade em escolher e cultivar variedades de berinjela nos Urais reside no clima da região. Os verões são muito curtos e o tempo é sempre instável, causando ondas de frio repentinas durante a alta temporada. Portanto, cultivar berinjelas em estufas domésticas é uma solução muito mais econômica para os Urais. Se fôssemos compilar uma lista das variedades de berinjela mais adequadas para o norte da Rússia, incluiríamos:
O que você deve levar em consideração ao selecionar e comprar sementes de berinjela? Em primeiro lugar, o agricultor avalia as características de produção, pois todos queremos garantir que o dinheiro e o esforço investidos valham a pena. Em seguida, considere o sabor do vegetal: cada variedade tem seu próprio caráter distinto; algumas podem ter um sabor amargo, enquanto outras são naturalmente amargas.
Evite comprar sementes de fontes não confiáveis, mercados informais, etc. É melhor ir a uma loja especializada onde os funcionários sejam responsáveis pela qualidade das sementes. Não se esqueça de verificar a data de validade na embalagem das sementes. Também é importante considerar cuidadosamente a escolha do substrato.
Alguns jardineiros preferem economizar misturando todos os ingredientes necessários por conta própria. No entanto, uma solução muito melhor é comprar terra para vasos em uma loja especializada. Ela é altamente fértil, moderadamente ácida e permeável à água e ao ar. Considerando que você estará trabalhando com mudas em uma região que não é particularmente favorável a essas condições, é melhor não economizar na terra para vasos.
Vídeo: "Semeando sementes para mudas"
Este vídeo mostrará como semear corretamente as sementes para obter mudas.
Cultivo de mudas
Cultivar berinjelas nos Urais é perfeitamente possível, mas exige um pouco de esforço para obter os melhores resultados. Normalmente, as sementes para as mudas podem ser semeadas já no final de fevereiro ou início de março. No entanto, as mudas precisam ser preparadas para esse processo. Alguns agricultores preferem envolver as sementes em um pano úmido por alguns dias para estimular a germinação. Contudo, isso é opcional. Uma das medidas obrigatórias é mergulhar as sementes em uma solução de permanganato de potássio. Isso é feito para proteger as futuras mudas de diversas doenças.
Jardineiros costumam preferir semear as sementes de berinjela em um único recipiente grande ou caixa. Mas lembre-se: as mudas precisarão ser transplantadas para o solo posteriormente. O sistema radicular das mudas de berinjela é muito frágil, sendo fácil danificá-lo. Para evitar a perda de várias mudas durante o transplante, é necessário distribuí-las imediatamente em recipientes menores e separados. Podem ser vasinhos de flores, copos, restos de garrafas plásticas ou bandejas especiais com células individuais.
Cuidando das mudas
Depois de plantar as melhores variedades de berinjela que você selecionou para cultivar em sua horta e as mudas estiverem em pleno desenvolvimento, é importante fornecer-lhes os cuidados adequados. Essa não é uma tarefa fácil, mas um processo bem executado determinará em grande parte os resultados futuros. Aqui estão algumas recomendações tanto para jardineiros iniciantes quanto para os mais experientes:
- Evite colocar os recipientes com mudas em locais frescos, como o parapeito de uma janela. Além disso, os agricultores às vezes se esquecem de que as plantas devem ser regadas apenas com água morna e decantada.
- Nos primeiros dias após o surgimento dos brotos, é importante criar um microclima ideal para as mudas. Isso inclui uma temperatura relativamente alta (18-20 graus Celsius) e umidade moderada. Não se esqueça de ventilar o ambiente onde as mudas de berinjela estão crescendo.

Quanto à rega, não deve ser feita com muita frequência, caso contrário, o excesso de umidade pode levar à morte da planta. Borrifar água no solo uma vez a cada três dias é suficiente. Outro fator importante é a iluminação. As mudas de berinjela precisam de 12 horas de sol pleno por dia. Se isso não for possível naturalmente, use abajures ou iluminação artificial para fornecer luz adicional.
Plantar mudas em local permanente.
Cultivar berinjelas nos Urais exige cuidados meticulosos. A maioria dos jardineiros opta por estufas. Se o plantio de mudas em um espaço dedicado não for possível, você pode construir uma pequena estufa em seu jardim ou horta. Para isso, finque estacas no chão e cubra toda a área com plástico resistente. Ao plantar as mudas, experimente adicionar composto orgânico aos buracos; à medida que ele se decompõe, a temperatura do solo aumentará, o que beneficiará as plantas.
Como plantar mudas de berinjela corretamente? Primeiramente, mantenha uma distância adequada entre as covas (40 cm) e entre as fileiras (50 cm). Procure plantar as mudas em profundidade suficiente para que as primeiras folhas apareçam. Após o plantio, regue as mudas abundantemente. Como cuidar das mudas? O principal é seguir as recomendações básicas dos especialistas: afofar regularmente a camada superficial do solo, regar as plantas e protegê-las do frio. Mesmo no final da primavera, podem ocorrer geadas noturnas, por isso é recomendável cobrir as mudas com filme plástico durante a noite.
Cuidado, alimentação, rega
Como cultivar berinjelas corretamente e obter uma colheita realmente abundante? A chave é seguir o plano à risca. Não espere resultados significativos imediatamente após o plantio das mudas em seu local definitivo.
Durante as duas primeiras semanas, os brotos praticamente não apresentam desenvolvimento. Eles sofreram um estresse significativo, portanto, dê-lhes tempo para se adaptarem completamente às novas condições de cultivo. Além disso, o microclima em um jardim é significativamente diferente do de uma estufa.
Para quem deseja garantir o crescimento vigoroso de mudas de berinjela nos Urais, considere as seguintes recomendações:
- É necessário afofar o solo regularmente;
- A camada superficial do solo não deve secar, devendo ser umedecida frequentemente;
- Preste atenção à nutrição das plantas. O ideal é dividir esse processo em três etapas: 10 dias após o plantio das mudas no solo, três semanas depois e também quando os frutos começarem a se formar nos brotos verdes. Quais os melhores fertilizantes para essa cultura? Podem ser usados fertilizantes orgânicos ou minerais. Você pode prepará-los em casa ou comprar misturas prontas em lojas especializadas.
- Limpe regularmente o solo de ervas daninhas, que não só o entopem, como também contribuem para a proliferação de insetos e outras pragas.

Plantar mudas exclusivamente na região sul já não é necessário. Uma boa colheita também pode ser obtida nas regiões do norte do país, por exemplo, nos Montes Urais. O principal é encarar esse processo com seriedade e proporcionar todas as condições necessárias para o cultivo da berinjela em sua horta.
Colheita
Muitos agricultores desejam colher as próprias sementes de berinjela após a colheita para usá-las como mudas na próxima temporada. Isso é possível. Selecione algumas das maiores berinjelas da horta e deixe-as em um local quente por 5 a 10 dias, talvez perto de uma janela. Isso produzirá novas sementes.
As berinjelas, por si só, nem sempre podem ser armazenadas em adegas por muito tempo. É melhor conservá-las ou usá-las na culinária. O segredo é saber quando plantar as sementes para cultivar mudas e como realizar todas as etapas do cuidado com as plantas de forma eficiente e econômica.
Vídeo: "Características do cultivo de berinjelas"
Este vídeo vai te mostrar como cultivar berinjelas corretamente.




