Selecionar e preparar o solo para o plantio de alho.
Contente
Características do substrato
Prepare o solo para o alho de inverno uma semana e meia antes do plantio. Cave a terra a uma profundidade de 0,25 metros e afofe-a. Isso ajudará a oxigenar o solo. Remova todas as raízes de ervas daninhas. Caso contrário, elas brotarão na primavera e todo o canteiro ficará coberto de grama.
Para garantir uma colheita abundante de vegetais, vale a pena adicionar fertilizante ao solo. O húmus pode ser usado, mas é melhor evitar o uso de esterco fresco. Além disso, você pode fertilizar com superfosfato, sal de potássio e nitrato de amônio. Após adicionar os nutrientes, regue o solo seco abundantemente. Isso garantirá que o solo esteja úmido e macio antes do plantio. Este é o solo perfeito para que os bulbos sobrevivam ao inverno com sucesso.
Preparo do solo
O solo para o alho-poró de primavera deve ser preparado no final do outono, e para o alho-poró de inverno, nos últimos dez dias de agosto ou início de setembro. Plantar a hortaliça antes do inverno é mais conveniente, pois reduz o trabalho de jardinagem na primavera.
Fertilizantes orgânicos (composto ou húmus) ajudam a melhorar a fertilidade do solo. Recomenda-se adicionar pelo menos um balde de matéria orgânica por unidade de área. O uso de esterco fresco como fertilizante é estritamente proibido.
A preparação dos canteiros para o plantio de outono envolve a adição de um complexo mineral composto por partes iguais de superfosfato, nitrofósforo e cinzas de madeira. O tratamento do solo com sulfato de cobre 2 a 3 dias antes do plantio ajudará a desinfetá-lo. A composição do solo pode ser melhorada com a adição de turfa, areia ou argila. A escolha do componente depende do tipo de solo.
Para a maioria das hortaliças, incluindo o alho, irrigar a área com uma solução salina é benéfico. Isso protegerá a plantação de forma confiável contra ataques de pragas. Se as plantas de alho demorarem a desenvolver massa verde, vale a pena fertilizar o solo com ureia. Como alternativa, você pode usar excrementos de pássaros ou uma solução de verbasco. A fertilização deve ser feita três vezes a cada duas semanas.
Para o plantio, use apenas as melhores sementes, selecionando e descartando os dentes de alho danificados. Isso garantirá uma colheita abundante e saudável.
Fertilizantes e adubos
Durante a preparação do solo no outono, são necessários 3 kg de composto e húmus, uma colher de sopa de superfosfato, nitrofósforo e cinzas de madeira. Na primavera, o solo preparado é nivelado, regado com uma solução de sulfato de cobre e, em seguida, coberto com filme plástico opaco por alguns dias.
Vale a pena adicionar nutrientes se a massa verde estiver crescendo lentamente, e também quando o tamanho dos bulbos se aproximar do tamanho de uma noz.
Formando um canteiro de jardim
O alho deve ser cultivado em uma área seca e ensolarada, onde a neve não permaneça na primavera. Uma área permanentemente sombreada do jardim não é ideal. Além disso, evite áreas baixas onde a neve se acumula por longos períodos. Se não for possível escolher o local perfeito para o alho, considere criar canteiros elevados.
As regras de rotação de culturas também devem ser consideradas. Como a maioria das plantas, o alho não deve ser plantado no mesmo local por décadas. Em primeiro lugar, isso pode levar à contaminação do solo. Em segundo lugar, insetos que se alimentam de alho se acumularão no solo profundo. Seus ataques reduzem drasticamente a quantidade de alho colhido e deterioram sua qualidade. O período ideal para o cultivo de alho em um mesmo local é de três anos.
Uma das melhores maneiras de preparar o canteiro para o alho é plantar pepinos, repolho e leguminosas no verão. Batatas e cebolas não são as melhores opções para o plantio de alho.
Solos leves e arenosos são ideais para o cultivo de alho. Se o solo for pesado e tender a reter umidade por longos períodos, vale a pena adicionar areia ou argila expandida.
Regras para o plantio de alho
Antes de plantar alho, verifique a estrutura do solo. O solo não deve estar muito compactado, pois isso pode danificar os dentes ao serem pressionados contra a terra. No inverno, o solo pesado pode empurrar o alho para a superfície, fazendo com que os dentes congelem. Nesse caso, é uma boa ideia adicionar areia, turfa e húmus de floresta ao solo.
Solos leves também não são a melhor opção para o plantio de alho. Se os dentes de alho afundarem no solo ao serem plantados, compacte-o levemente com uma tábua larga.
O canteiro deve ser preparado com antecedência. Portanto, no dia do plantio, o primeiro passo é demarcar a área. Sulcos devem ser desenhados na superfície do solo, espaçados a 0,2 metros de distância. A distância entre as plantas deve ser de pelo menos 0,1 metros.
A profundidade de plantio dos cravos-da-índia também deve ser considerada. A distância ideal entre a parte superior da planta e a superfície do solo é de 0,03 a 0,04 metros. Se a profundidade for muito grande, a colheita será pequena; se for muito pequena, a planta congelará. Após o plantio, o canteiro deve ser bem regado. Caso contrário, o solo absorverá toda a umidade das sementes.
Portanto, se você deseja colher uma safra abundante de alho, escolha o local de plantio adequado e certifique-se de preparar o substrato com antecedência.
Vídeo: Preparando o solo para o plantio
Este vídeo vai te ensinar como preparar o solo corretamente para o plantio.





