Regras e épocas para a colheita do alho de inverno e de primavera.

O alho é uma planta apreciada por chefs, profissionais da saúde e jardineiros. É fácil de cultivar, não exige condições especiais e cresce tanto no inverno quanto no verão. A colheita e o armazenamento adequados do alho permitem que você desfrute da sua colheita por muito tempo.

Quando desenterrar o alho de inverno

O alho de inverno é aquele plantado para durar o inverno. Geralmente, é colhido 100 dias após o surgimento dos brotos acima do solo. Traduzindo para datas mais familiares, isso significa que a colheita deve começar no final de julho e início de agosto.

As culturas de inverno são colhidas 100 dias após a germinação.

A colheita começa quando as folhas inferiores secam, as superiores ficam levemente amareladas e os bulbos se abrem, revelando as sementes. Recomenda-se colher apenas os bulbos maiores ou, melhor ainda, separá-los, preservando os bulbos menores para o plantio.

O mais importante é monitorar cuidadosamente se os bulbos não se dividem em dentes com muita facilidade – isso é sinal de que a planta já está madura demais.

Uma colhedora de alho ajudará a acelerar o processo de colheita e aprimorar sua tecnologia. Essa máquina extrai o bulbo e o talo do solo, removendo os torrões de terra. Ao mesmo tempo que preserva as folhas para armazenamento a longo prazo, ela agrupa os bulbos de alho e os descarrega em um rolo para facilitar a colheita.

Quando colher alho-poró de primavera

Colheita de alho-poró na horta

O alho-poró, também conhecido como alho de verão, começa a amadurecer no final de agosto ou início de setembro. Quando os talos e as folhas ficarem amarelos, você pode ter certeza de que o alho está pronto para a colheita. O colo da raiz seca e o bulbo fica firme e seco. Todos esses são sinais de que o alho-poró está maduro.

Recomenda-se colher o alho quando a umidade estiver mínima. O ideal é usar uma colhedora especializada — isso reduzirá os danos durante a colheita e tornará o processo muito mais rápido e eficiente.

No entanto, se você não tiver equipamentos especializados, a colheita manual é perfeitamente possível. Basta cortar os talos, desenterrar levemente os bulbos e retirar cuidadosamente os dentes de alho da terra, evitando ferimentos. A colheita é disposta em fileiras para secar por 24 horas. Em seguida, é recolhida em um local específico, onde seca por mais algumas semanas, com os talos e raízes removidos. Recomenda-se deixar pelo menos um centímetro de talo e ter cuidado para não danificar a base ao cortar as raízes.

Cortar brotos de alho no jardim

Regras de armazenamento

O armazenamento de alho não difere muito do armazenamento de qualquer outra cultura agrícola. Evite alta umidade para prevenir o crescimento de fungos ou mofo. O nível ideal de umidade é entre 40% e 50%. Uma ventilação adequada é essencial. Como os bulbos maiores se conservam melhor, recomenda-se separar a colheita por tamanho antes de armazená-la.

Em casa, este vegetal é armazenado em tranças ou coroas de quinze ou dezessete bulbos. Uma alternativa a este método é armazená-lo em feixes ou pequenas vassouras. Os bulbos são amarrados em pequenas panículas e pendurados no teto, escolhendo-se um canto menos úmido.

Vídeo: "Quando e como colher alho"

Este vídeo vai te ensinar tudo sobre a colheita de alho.

Pera

Uva

Framboesa