Por que a neve é perigosa para o seu jardim e como salvar suas plantas.
Contente
O perigo da neve para as plantas
É claro que os canteiros prosperam sob uma camada de neve. Mas apenas se a neve for fofa e macia. Se ela ficar compactada ou coberta por uma crosta de gelo, as consequências podem ser desastrosas, pois essa camada impede a passagem de ar e as plantas embaixo sufocam ou congelam rapidamente.
Uma situação igualmente perigosa é a abundância de neve pesada e úmida. Ela se acumula nos galhos das árvores e, com a chegada do degelo, fica coberta por uma crosta espessa de gelo que pode facilmente quebrar os galhos.
Além disso, o acúmulo de neve pode causar o colapso dos beirais dos edifícios em sua propriedade, quebrar calhas ou até mesmo romper cabos elétricos. Portanto, grandes quantidades de neve acumulada devem ser removidas sempre que possível.
Como proteger
Não se desespere com a primeira geada. Mesmo as plantas que mais gostam de calor podem suportar facilmente uma pequena queda de temperatura — até -7°C. Além disso, o sistema radicular das plantas só sofre quando o solo congela a uma profundidade superior a 5 cm. Essa situação (geada abaixo de -7°C e congelamento profundo do solo) indica que você deve cobrir suas plantas. Se fizer isso antes, elas sofrerão não com o frio, mas com o superaquecimento.
Primeiramente, as mudas jovens devem ser cobertas, pois são as mais suscetíveis às baixas temperaturas.
Os ramos de abeto são o abrigo ideal — não só protegem da geada como também retêm a neve. Se for impossível deslocar-se até à floresta mais próxima para obter os materiais necessários, podem utilizar-se restos de plantas perenes recolhidas, serragem, turfa e até mesmo juta. A única coisa que deve evitar é o feno ou a palha secos, pois costumam abrigar roedores.
Vídeo: "Como cobrir as plantas corretamente para o inverno"
Neste vídeo, um especialista explicará e demonstrará como cobrir as plantas corretamente durante o inverno.
O que fazer em caso de congelamento
Mas o principal perigo para as plantas não é a geada ou a neve em si. Elas sofrem mais com os pequenos cristais de gelo que se formam em seus tecidos durante o congelamento. Se a temperatura cair lentamente e depois subir na mesma velocidade, as hortaliças geralmente sobrevivem a essas situações e se recuperam facilmente.
Se o frio chegar de repente, as consequências podem ser irreparáveis.
Os agricultores devem acompanhar as previsões meteorológicas e providenciar coberturas de proteção para as suas plantações em tempo oportuno, para evitar que fiquem cobertas de gelo.
É importante reter o máximo de neve possível nos canteiros — ela funciona como uma espécie de isolante, impedindo que o frio atinja o sistema radicular ou os brotos jovens e tenros.


