Segredos do cultivo e cuidado de aspargos em campo aberto.
Contente
O que você precisa saber sobre cultivo
A cultura é uma planta perene resistente ao frio, com um sistema radicular robusto. A planta herbácea pode atingir uma altura de 1,5 m. As principais variedades de aspargos podem sobreviver em um mesmo local por cerca de duas décadas, produzindo numerosos brotos.
Cultivar aspargos em ambientes internos é possível de diversas maneiras: utilizando mudas, semeando as sementes diretamente no canteiro ou dividindo uma planta adulta. No entanto, a propagação por divisão não é uma prática comum entre jardineiros, pois é um processo bastante traumático.
Selecionar um local e preparar o solo.
O plantio de aspargos exige uma quantidade significativa de espaço: a cultura ocupa muito espaço, desenvolve-se lentamente e não é particularmente produtiva. Procure um local adequado no seu jardim ou horta para que os pés de aspargos tenham espaço suficiente.
Se você planeja cultivar aspargos no próximo ano, deve preparar o solo este ano. Ao escolher o local, lembre-se de que cada planta precisa de um quarto de metro quadrado de solo. O local deve ser protegido de correntes de ar e receber luz solar adequada. Ao cavar os canteiros no outono, certifique-se de fertilizá-los adicionando 70 g de superfosfato, 20 kg de composto orgânico e 40 g de sulfato de potássio por metro quadrado de solo. Depois de preparar o solo, basta afofá-lo antes de plantar os aspargos.
Semear e cuidar
Na Rússia, as sementes de aspargos semeadas diretamente no solo germinam lentamente. Independentemente de se cultivar a hortaliça na região de Moscou ou no sul da Rússia, o ideal é usar mudas.
Antes de plantar aspargos em vasos de turfa, certifique-se de deixar as sementes de molho em água morna por alguns dias. Em seguida, retire as sementes inchadas e coloque-as sobre um pano limpo e úmido, deixando os brotos emergirem. Assim que isso acontecer (o ideal é semear as sementes por volta de abril), coloque as sementes germinadas em recipientes preparados com terra, enterrando-as a no máximo 2 mm de profundidade, e coloque-os em um local ensolarado.
A temperatura no ambiente onde os aspargos estão sendo cultivados deve ser em torno de 25°C, e o solo nos recipientes com as mudas deve ser umedecido regularmente. Os aspargos brotam em ambientes internos aproximadamente uma semana após o plantio e, após mais 14 dias, podem ser levemente fertilizados com uma mistura completa de nutrientes.
Depois que as plantas estiverem estabelecidas, devem ser transplantadas para um local definitivo. Cultivar uma planta tão grande em ambientes internos é impraticável, e elas não produzirão frutos. Como planta em vaso, o aspargo pode ser considerado uma variedade puramente ornamental.
Regar e fertilizar
O aspargo branco, assim como outros tipos de culturas, requer maior irrigação, especialmente nas primeiras semanas após o transplante das mudas.
Se o verão for seco, regue com mais frequência — o solo deve permanecer ligeiramente úmido o tempo todo. Caso contrário, você colherá frutos com sabor inferior: os brotos ficarão amargos e fibrosos.
Todos os tipos de aspargos, incluindo o Asparagus argenteus, se beneficiam de cuidados adequados. Lembre-se de capinar os canteiros regularmente, adicionando uma mistura nutritiva de lama e água (1:6) após a primeira capina. Depois de mais 20 dias, você pode adubar os aspargos do seu jardim com uma solução de excrementos de pássaros, diluindo a mistura na proporção de 1:10. Na última vez na temporada, fertilize a planta com um fertilizante mineral complexo pouco antes da primeira geada.
Controle de pragas e doenças
O aspargo roxo (a variedade mais popular) é uma planta resistente a doenças infecciosas. No entanto, o plantio e os cuidados com esse vegetal podem, por vezes, apresentar alguns desafios:
- O aspargo de Rommel, cultivado em solo excessivamente úmido, pode ser suscetível à ferrugem, o que faz com que as plantas se recusem a produzir os tão esperados brotos;
- Outra doença que se desenvolve em paralelo com outras infecções que requerem umidade é a podridão radicular.
O aspargo cultivado e cuidado ao ar livre, em jardins, geralmente não é suscetível a ataques de insetos nocivos. No entanto, ele tem alguns inimigos:
- O besouro-da-folha-do-aspargo é um belo besouro azul cuja dieta consiste principalmente em folhas de plantas;
- A mosca-do-aspargo é um inseto que se alimenta dos brotos da planta, criando gradualmente múltiplos túneis neles. Como resultado, o vegetal fica deformado e perde suas qualidades comerciais e de sabor.
Para evitar associações desagradáveis com o cultivo de aspargos a partir de sementes e garantir uma boa colheita na época de frutificação, certifique-se de tratar preventivamente os canteiros com calda bordalesa. Você também pode usar um fungicida como o Fitosporin.
Coleta e armazenamento
O aspargo Rommel, assim como outras variedades (como a fava ou o aspargo roxo), deve ser colhido no terceiro ano após o plantio — a planta "verde" ganha força durante os primeiros anos. Os brotos são cortados por volta de maio, quando as cabeças estão completamente abertas, removendo cuidadosamente a terra do jardim com um ancinho e tentando deixar pequenos tocos (não maiores que 2 cm).
No primeiro ano de colheita, recomendamos colher no máximo 5 brotos de cada planta de aspargo: o cultivo a partir de sementes é um processo trabalhoso e demorado, e a colheita excessiva pode prejudicar a planta.
Dependendo da variedade escolhida, os brotos cortados, envoltos em um pano úmido, podem ser armazenados na geladeira por um período que varia de 14 dias a vários meses. Armazene o vegetal na vertical, pois o armazenamento na horizontal deformará os brotos.
Agora você já sabe como cultivar aspargos a partir de sementes em casa. Talvez, depois de conhecer melhor essa cultura, você se interesse seriamente pela possibilidade de cultivar aspargos como negócio. Quem sabe?
Vídeo: Como cultivar aspargos
Este vídeo vai te mostrar como cultivar aspargos no seu jardim.





