Hortaliças verdes e folhosas populares: 24 tipos com descrições e fotos.
Contente
Propriedades medicinais e benéficas dos vegetais verdes
As pessoas modernas levam um estilo de vida predominantemente sedentário, o que impacta negativamente seu bem-estar e saúde. Uma dieta equilibrada pode ajudar a prevenir o desenvolvimento de diversas patologias.

Nutricionistas recomendam incluir verduras, legumes e frutas na sua dieta. Alimentos ricos em vitaminas e minerais melhoram a digestão e o metabolismo, fortalecem o sistema imunológico e combatem o estresse. Vegetais verdes e folhas verdes desempenham um papel especial.
Vamos analisar as propriedades benéficas e medicinais dos vegetais verdes e das ervas:
- Normalização da motilidade intestinal e melhora da digestão.
- Queima eficaz de calorias e aplicação em dietética suave.
- Elimina a deficiência de ferro e tem um efeito benéfico na função cardiovascular. Previne o desenvolvimento de anemia e diversas doenças cardíacas.
- Normalização dos níveis de colesterol.
- Remoção de resíduos, toxinas e outras substâncias nocivas.
- Retardar o desenvolvimento de processos oxidativos que são patologicamente perigosos para o corpo humano.
- Melhora o bem-estar. Efeitos benéficos na pele, unhas e cabelos.
Vídeo: "Quais são os benefícios dos vegetais verdes?"
Este vídeo apresenta uma lista de alimentos verdes saudáveis que devem ser incluídos na dieta humana.
Os vegetais verdes mais populares
Então, que tipos de vegetais verdes existem? Oferecemos uma lista dos mais populares.
Abacate
O abacate, também conhecido como pera-abacate, contém vitaminas A, C, E, PP e do complexo B. Os micro e macronutrientes presentes no abacate têm efeitos benéficos para o organismo. O abacate é recomendado para problemas cardíacos e distúrbios gastrointestinais. O consumo regular de abacate restaura o equilíbrio hídrico e de sais minerais, além de prevenir o processo de envelhecimento.

Brócolis
Os benefícios do brócolis são inúmeros. Ele reduz o colesterol no sangue e restaura a elasticidade dos vasos sanguíneos, melhora a função cardíaca e diminui o risco de ataques cardíacos e derrames. Como um tipo de repolho, o brócolis melhora a digestão e combate eficazmente a prisão de ventre. Mas, o mais importante, o brócolis previne a formação e a disseminação de células cancerígenas no corpo humano.

couve-de-bruxelas
A couve-de-bruxelas, com um valor calórico de apenas 43 kcal por 100 g, é amplamente utilizada em dietética. O consumo deste produto é recomendado para a prevenção e o tratamento de vírus, infecções, asma, bronquite e outras afecções do trato respiratório superior. Rica em folato, esta hortaliça reduz o risco de defeitos congênitos em bebês.
rabanete verde
Poucas pessoas sabem que o consumo regular de rabanete verde reduz os níveis de açúcar no sangue. Por esse motivo, ele é recomendado para diabéticos. O rabanete é indispensável para doenças gastrointestinais. No entanto, pessoas com úlcera duodenal devem evitar o consumo excessivo.
Não é segredo que o caroteno melhora a visão. Rabanetes verdes, ricos em caroteno, são recomendados para doenças oculares.
Ervilhas verdes
As ervilhas são consumidas frescas, enlatadas e processadas. Ricas em vitaminas do complexo B, são um suplemento alimentar popular para pessoas com distúrbios do sistema nervoso. As ervilhas também contêm vitamina K, que acelera o metabolismo, fortalece os ossos e as articulações e é responsável pela coagulação sanguínea.
- Ervilhas verdes
- rabanete verde
- couve-de-bruxelas
Pimentão verde
Médicos e nutricionistas recomendam o consumo diário de pimentão verde. O vegetal contém vitaminas A, C, E e do complexo B, minerais e óleos essenciais, além de folato, niacina e caroteno. A capsaicina, um alcaloide presente no pimentão verde, estimula o estômago e o pâncreas, aumenta o apetite e promove uma melhor digestão.
Abobrinha
A abobrinha contém uma grande quantidade de pectina, por isso é frequentemente consumida para tratar problemas digestivos. A abobrinha é recomendada como primeiro alimento para bebês.
O produto contém vitamina E, que previne o envelhecimento precoce e ajuda o organismo a combater os radicais livres. A vitamina C e o betacaroteno, por sua vez, ajudam a fortalecer o sistema imunológico. A abobrinha é um ingrediente fundamental na dieta de quem sofre com vírus e doenças infecciosas.
repolho branco
O valor nutricional do repolho branco é de 27 kcal por 100 g. Este vegetal contém vitaminas A, C, K, PP, B1, B2, B5 e U. A vitamina U, segundo cientistas, previne o desenvolvimento de úlceras estomacais e intestinais. Este vegetal de baixo teor calórico é consumido no tratamento da obesidade, gastrite crônica e problemas no baço e fígado.
Se você tem tendência a problemas estomacais, minimize o consumo deste vegetal. O repolho branco é contraindicado para pessoas com alta acidez gástrica.
- repolho branco
- Abobrinha
- Pimentão verde
repolho Romanesco
O romanesco, ou repolho romano, é rico em fibras, carotenoides e antioxidantes. A vitamina K, presente neste vegetal, restaura a elasticidade dos vasos sanguíneos e previne a formação de coágulos. As fibras melhoram a motilidade intestinal e aliviam a prisão de ventre. Para evitar o aumento da formação de gases, consuma este vegetal com moderação.

Couve-rábano
Outro vegetal verde saudável é o nabo-rábano. Ele é benéfico para o fígado, rins, estômago, intestino e vesícula biliar. Também pode ser usado para tratar doenças virais e infecciosas.
Uma decocção de folhas de couve-rábano é prescrita para asma e tuberculose pulmonar.

Alho-poró
A ausência de um odor e sabor fortes torna o alho-poró adequado para uma variedade de aperitivos e saladas. No entanto, consumi-lo cru é contraindicado para pessoas com inflamações nos intestinos e no estômago.
O alho-poró é eficaz na prevenção e no tratamento da aterosclerose, do reumatismo, da gota e dos cálculos renais. Também previne o desenvolvimento da esclerose múltipla.
Luffa
A bucha vegetal pertence à família Cucurbitaceae. Os frutos verdes são usados para fazer buchas vegetais, que ajudam a combater estrias e celulite. As buchas vegetais têm efeito de drenagem linfática, limpam a pele e estimulam a circulação.
Pepino
O pepino elimina resíduos, toxinas e excesso de líquidos do corpo, retarda o processo de envelhecimento e previne pedras nos rins. Composto por quase 98% de água, este vegetal possui propriedades de limpeza acentuadas, tornando-se um ingrediente comum em dietas.
- Pepino
- Luffa
- Alho-poró
repolho chinês
A couve-chinesa é amplamente utilizada na medicina popular. É recomendada para anemia e colesterol alto. A couve previne o desenvolvimento de hipertensão e aterosclerose. Também pode ser usada para dores de cabeça frequentes e distúrbios nervosos.

repolho Savoy
A couve-de-sabóia é um alimento indispensável na dieta de adultos mais velhos. Ela melhora a composição sanguínea e normaliza a pressão arterial, além de prevenir o desenvolvimento de células cancerígenas. Ademais, a couve-de-sabóia fortalece o sistema imunológico.

Salsão
O aipo é um vegetal único, pois não só a raiz, mas também a parte verde da planta possui propriedades benéficas e medicinais. A dieta com aipo é altamente eficaz. Recomenda-se o consumo deste vegetal de raiz para aumentar a potência masculina e restaurar a função reprodutiva feminina. O suco de aipo tem um efeito benéfico sobre o sistema digestivo e previne o acúmulo de sais no organismo.
Espargos
O aspargo, nome dado aos talos da planta, pode ser consumido cru, assado ou cozido. Rico em água e fibras, é indispensável em uma dieta de desintoxicação. Promove a rápida eliminação de toxinas, resíduos e excesso de líquidos. Além disso, o aspargo tem um efeito positivo na potência masculina.
Vagens
O feijão-verde é de fácil digestão e frequentemente considerado uma fonte de energia vital. O consumo regular de feijão-verde é recomendado para casos de depressão e outros distúrbios do sistema nervoso.
No entanto, se você tem histórico de gastrite, colite, úlceras estomacais ou colecistite, é melhor evitar o uso do produto.
- Vagens
- Espargos
- Salsão
Abobrinha
A abobrinha, também conhecida como abóbora europeia, é um vegetal rico em água, o que a torna uma ótima opção para quem está acima do peso. Sua digestão é fácil e rápida. A abobrinha é essencial para a saúde do coração, vasos sanguíneos, fígado, rins e estômago.

Culturas folhosas verdes
Os vegetais folhosos verdes são considerados igualmente benéficos para o corpo humano. Vejamos os mais comuns.
Alface
A alface é rica em vitaminas A, C, E, K e do complexo B. O valor calórico deste vegetal folhoso é de 15 kcal por 100 g. Por isso, a alface é consumida por pessoas com tendência à obesidade. Pode ser incluída no cardápio infantil, assim como na alimentação de idosos ou pessoas debilitadas por alguma doença.

Cebolinha
A cebolinha é amplamente utilizada na prevenção e no tratamento de resfriados, doenças virais e infecções. Ela estimula o apetite e melhora a digestão, além de ser usada como um eficaz anti-helmíntico.
Acelga
A acelga é rica em vitaminas, micro e macroelementos, ácidos orgânicos, carboidratos e substâncias nitrogenadas. É recomendada para anemia, pedras nos rins e diabetes. A acelga aumenta a resistência do organismo a resfriados e vírus, estimula o sistema linfático e combate eficazmente os efeitos da radiação.
Rúcula
A rúcula contém 25 calorias por 100 g. Este vegetal de folhas verdes reduz o risco de câncer, fortalece o sistema imunológico, acelera o metabolismo e possui um pronunciado efeito antibacteriano. O suco de rúcula é usado para tratar erosões, úlceras e outras afecções da pele.
- Rúcula
- Acelga
- Cebolinha
Espinafre
O espinafre, uma planta herbácea, é rico em vitaminas A, C, E, PP, D2 e do complexo B. O espinafre é recomendado para a prevenção de doenças causadas pela deficiência de iodo. Para prevenir o desenvolvimento de tumores malignos, inclua regularmente folhas de espinafre na sua dieta.

A cor verde está associada à calma. Acredita-se que ela ajude a combater o estresse, a depressão e a agressividade. Para restaurar o sistema nervoso, é importante reformular radicalmente a dieta e incluir vegetais verdes.















