Tudo sobre como cultivar amoras-pretas Thornfree de frutos grandes no seu jardim.
Contente
- 1 A história do melhoramento genético da amora-preta Thornfree
- 2 Descrição e características da variedade
- 3 Vantagens e desvantagens da variedade
- 4 Vídeo: Cultivando amoras sem espinhos
- 5 Diretrizes para o plantio e cuidado da amora-preta sem espinhos
- 6 Proteção contra doenças e pragas
- 7 Depoimentos de moradores de verão
A história do melhoramento genético da amora-preta Thornfree
A história da variedade de amora-preta de Maryland, Thornfree, com frutos grandes, começou em 1966. O criador americano Dr. Scott cruzou as variedades Eldorado, Brained e Merton Thornless. A característica distintiva do híbrido resultante desse experimento de cruzamento é a ausência de espinhos. Daí vem o nome da variedade. Traduzido do inglês, "thornfree" significa "sem espinhos".

Descrição e características da variedade
Em 2006, a amora-preta 'Thornfree' foi adicionada ao Registro Estadual da Federação Russa. Seu cultivo é recomendado em todas as zonas climáticas. No entanto, como observam os próprios jardineiros, sua baixa resistência ao frio a torna inadequada para regiões com climas frios e rigorosos.
Retrato botânico de um arbusto
A amora-preta 'Thornfree' é um arbusto semi-prostrado com ramos fortes e vigorosos. Os ramos atingem um comprimento máximo de 5 m, pelo que o arbusto necessita de poda. Caso contrário, o crescimento vigoroso dos ramos levará a uma menor produção de frutos.
A casca dos ramos jovens é verde, enquanto a dos ramos maduros é roxo-cereja. Esta variedade caracteriza-se por folhas grandes e verde-escuras. As folhas têm um formato complexo, com três ou cinco lóbulos.
Durante a floração, o arbusto fica coberto de grandes inflorescências rosadas. O diâmetro médio das flores é de 3 a 3,5 cm. De acordo com a descrição da variedade, a floração ocorre em junho.
Descrição e sabor dos frutos silvestres
Os frutos da variedade Thornfree distinguem-se pelo seu formato perfeitamente oval. O peso médio é de aproximadamente 5 g. As bagas caracterizam-se por uma ligeira pubescência e pela presença de drupas. Na maturação ideal para a colheita, os frutos apresentam uma cor preta intensa com um brilho característico. À medida que as bagas amadurecem, perdem a firmeza. Por esse motivo, a colheita deve ser feita no ponto de maturação técnica.
O sabor das amoras Thornfree muda conforme amadurecem: de ácidas e azedas para doces e azedas, e enjoativamente doces quando muito maduras. Elas têm um aroma agradável de amora.

Aplicação de frutos silvestres
As amoras sem espinhos podem ser consumidas frescas. Elas são cultivadas comercialmente para sobremesas e conservas. Podem ser congeladas, preservando seu sabor e propriedades nutricionais.
Período de frutificação e rendimento
Os períodos de maturação e frutificação são determinados pelas condições climáticas e pelo local de cultivo. A variedade Thornfree tem maturação tardia, sendo a colheita realizada entre o final de agosto e o início de setembro.
Ao mesmo tempo, a produção de frutos e bagas é extremamente alta. Com um microclima favorável e os devidos cuidados, um único arbusto pode produzir até 20 kg de bagas suculentas.

Vantagens e desvantagens da variedade
Então, quais são as vantagens e desvantagens da variedade sem espinhos, você pergunta? Vamos descobrir.
- Ausência completa de espinhos nos brotos;
- elevadas qualidades decorativas do arbusto;
- ausência de crescimento radicular;
- simplicidade no cuidado;
- frutificação abundante;
- aumento da produtividade;
- resistência à seca;
- Alta resistência a doenças e pragas.
- baixa resistência ao inverno;
- frutificação tardia;
- perda de sabor e densidade das bagas à medida que amadurecem;
- impossibilidade de propagação por estratificação;
- dificuldades em encontrar abrigo para o inverno.
Vídeo: Cultivando amoras sem espinhos
Este vídeo apresenta as regras básicas para o plantio e cuidado de culturas de frutas e bagas.
Diretrizes para o plantio e cuidado da amora-preta sem espinhos
Seguindo algumas práticas agrícolas simples, que abordaremos a seguir, a amora-preta Thornfree irá lhe encantar com uma produção estável e abundante de frutos.
Prazos recomendados
As épocas de plantio variam de acordo com a região de cultivo. Por exemplo, no norte do país, as mudas de amora-preta são plantadas apenas na primavera. O plantio no outono apresenta alto risco de geadas. Para as regiões do sul, o plantio no outono é preferível, pois o sol forte do verão impacta negativamente o crescimento e o desenvolvimento das mudas.
Localização, iluminação e solo
O arbusto aprecia sol pleno. No entanto, em regiões mais ao sul, é melhor escolher um local com sombra parcial ao meio-dia, pois a luz solar intensa pode causar queimaduras. O arbusto de amora-preta também deve ser protegido do vento e de correntes de ar.
O nível do lençol freático não deve ultrapassar 1,5 a 2 metros abaixo da superfície do solo. Solos leves, soltos e férteis são adequados para o plantio e cultivo de amoreiras-pretas. A planta prospera em solos argilosos e chernozem com pH ligeiramente ácido ou neutro.

Seleção e preparação de mudas
Material de plantio de alta qualidade apresenta aspecto fresco e saudável. Os brotos são firmes, lisos, verdes ou marrom-cereja e sem danos mecânicos. O sistema radicular deve estar bem desenvolvido.
Antes do plantio em campo aberto, as raízes das mudas são embebidas no bioestimulante de crescimento "Kornevin". Isso promove um enraizamento rápido.
padrões de plantio
As mudas podem ser plantadas em faixas ou em grupos. Esta última opção é mais adequada para pequenos terrenos e pequenas propriedades rurais. Várias mudas com baixa tendência a produzir brotos são plantadas em uma única cova.
O método de plantio em faixas é utilizado em grandes operações de jardinagem. Mudas com alta taxa de brotação são plantadas em sulcos com pelo menos 50 cm de profundidade e largura. A distância entre as fileiras é de 1,8 a 2 m, e entre as plantas, de 30 a 50 cm.
- esquema de plantio de arbustos
- Padrão de plantio em faixas
- Esquema de enraizamento de mudas
Cuidados subsequentes com a cultura
Durante a época de crescimento, as amoreiras-pretas devem ser regadas duas vezes a cada 7-10 dias. Cerca de 5 litros de água decantada à temperatura ambiente devem ser despejados sob cada arbusto. Após a colheita, a rega deve ser interrompida completamente.
Os nutrientes do solo podem ajudar a aumentar a frutificação e a produção. O seguinte cronograma de fertilização pode ser usado para amoreiras-pretas da variedade Thornfree:
- início da primavera – solução de nitrato de amônio (20–30 g por 1 m²);
- início da floração – monofosfato de potássio (10–20 g por 1 m²);
- Períodos de formação do ovário e crescimento do fruto – fertilizantes orgânicos líquidos (é necessário 1 litro de verbasco em um recipiente PET por 1 m²);
- No outono – superfosfatos (30–40 g por 1 m²).
Poda de arbustos
A cada primavera, o arbusto passa por uma poda sanitária e de rejuvenescimento. Galhos velhos, quebrados e congelados são removidos pela raiz, e cinco a seis dos brotos mais fortes que sobreviveram ao inverno são mantidos.
Os ramos de amoreira-preta sem espinhos, que tendem a crescer vigorosamente, são podados quando atingem um comprimento de 20 a 30 cm. Para dar ao arbusto uma aparência mais organizada, alguns ramos podem ser fixados a uma treliça.
Formar um arbusto é um processo muito problemático, já que os caules grossos e elásticos não tendem a assumir uma forma "artificial".
Preparando-se para o inverno
Os ramos resistentes e vigorosos da amoreira-preta Thornfree não se curvam facilmente até o chão, por isso o arbusto é protegido na posição vertical. Uma estrutura de madeira e uma densa fibra agrícola servem como cobertura protetora.
Para isolar a planta, você pode usar folhas secas caídas e galhos de pinheiro, que você preenche com uma estrutura de cobertura.

Proteção contra doenças e pragas
A variedade Thornfree possui forte imunidade à maioria das infecções fúngicas, virais e bacterianas. Caso as práticas agrícolas não sejam seguidas, a planta pode ficar suscetível ao mofo cinzento. Fungicidas como Fundazol, Bayleton e Strobi são utilizados para tratar essa cultura frutífera.
Essa variedade é resistente a infestações de pragas. Para prevenir pragas, pulverize periodicamente o arbusto com uma solução de 3% de calda bordalesa ou sulfato de cobre.
Depoimentos de moradores de verão
"Cultivo amoras-pretas da variedade Thornfree há muitos anos. Entre as características positivas dessa variedade estão sua resistência a doenças e alta produtividade. O problema é descobrir o momento certo para colher as amoras."
"Infelizmente, a amora-preta Thornfree plantada na primavera não sobreviveu nem ao primeiro inverno. Apesar da descrição da variedade, esta cultura não é adequada para o cultivo em nossas latitudes."
As amoras-pretas sem espinhos são adequadas para cultivo em regiões com climas quentes e amenos. O cultivo em regiões centrais e do norte exige mais tempo e atenção dos jardineiros.



