Características do plantio e cultivo do viburno da variedade Gordovina no jardim.
Contente
- 1 Descrição botânica e características da variedade
- 2 Vídeo: Plantando e cuidando do viburno
- 3 Variedades populares na jardinagem
- 4 Vantagens e desvantagens das árvores floridas
- 5 Condições ideais de plantio
- 6 Viburno em crescimento no terreno
- 7 Propagação de Viburnum gordovina
- 8 Depoimentos de moradores de verão
Descrição botânica e características da variedade
O viburno pertence à família Adoxaceae e é considerado um arbusto de longa vida. Dependendo da variedade, pode atingir de 1 a 4 metros de altura. A aparência da planta depende diretamente das condições de cultivo. Dois arbustos da mesma variedade podem ter aparências completamente diferentes.

Uma característica única do viburno é que tanto brotos frutíferos quanto brotos estéreis se formam no mesmo arbusto. Um broto frutífero produz duas gemas, enquanto um broto estéril produz apenas uma.
O Viburnum Gordovina é considerado um arbusto ornamental, mas seus frutos são comestíveis. São ácidos e ligeiramente amargos. A variedade caracteriza-se por um período de maturação tardio. Além disso, os frutos amadurecem de forma irregular. A folhagem do Viburnum atinge até 18 cm de comprimento e apresenta uma superfície variegada.
Vídeo: Plantando e cuidando do viburno
Neste vídeo, um especialista explicará como plantar e cuidar adequadamente do viburno no jardim.
Variedades populares na jardinagem
Jardineiros russos consideram as seguintes variedades de viburno Gordovina as mais populares:
- Aurea. Um arbusto maduro atinge 2 m de altura. Caracteriza-se por folhagem pequena e amarelada. Os frutos do Viburnum são pequenos.
- Variegata. O arbusto adulto atinge 1,5 m de altura. A folhagem apresenta numerosas manchas claras e serrilhas características nas bordas. Os frutos são pequenos e escurecem à medida que amadurecem.
Vantagens e desvantagens das árvores floridas
- resistência a baixas temperaturas do ar;
- resistência à deficiência de umidade;
- capacidade de crescer em áreas sombreadas do jardim;
- Capacidade de adaptação a condições ambientais desfavoráveis em uma cidade grande;
- altas propriedades decorativas;
- imunidade a vários tipos de doenças fúngicas e pequenas pragas;
- crescimento rápido de uma árvore;
- Influência positiva do sistema radicular da cultura sobre a condição do solo.
De acordo com muitos jardineiros, a arônia-preta não apresenta desvantagens significativas. Uma das principais é o pequeno tamanho dos frutos.
Condições ideais de plantio
Essa variedade é fácil de cuidar. No entanto, para obter uma colheita abundante de frutos saudáveis, é importante seguir algumas orientações.
Requisitos de luz e solo
O solo ideal para o cultivo da viburnum Gordovina é considerado aquele com acidez baixa ou neutra.
Dica: Solos turfosos e arenosos são completamente inadequados para o cultivo de frutos silvestres. Caso contrário, a planta produzirá poucos frutos e estes serão de má qualidade.
O solo para o plantio de viburno é preparado com um mês de antecedência. Turfa, potássio e fósforo são adicionados. Ureia e cinzas de madeira também são frequentemente adicionadas.
O melhor lugar para plantar mudas é considerado as áreas sombreadas do jardim.

Datas de plantio
A espécie Viburnum arvensis é plantada no solo no outono ou na primavera. Se o plantio for feito no outono, é importante que seja realizado antes da chegada das geadas.
Padrão de plantio para mudas
Para garantir uma colheita abundante e de alta qualidade de viburno, recomenda-se o plantio da cultura de acordo com o seguinte esquema:
- A profundidade dos furos deve ser de 40 cm e o diâmetro de 55 a 60 cm.
- O intervalo entre as mudas deve ser de pelo menos 2 metros.
- Antes do plantio das mudas, o solo deve ser fertilizado com uma mistura de húmus, turfa, cinzas de madeira e ureia.
- Ao colocar a muda no buraco, lembre-se de que o colo da raiz não deve ser aprofundado mais de 5 cm.
- Após cobrir a muda com terra, é necessário compactá-la levemente.
- A rega inicial do solo deve ser abundante. Em média, a primeira rega requer pelo menos 3 baldes de água.
- Assim que a água for absorvida pelo solo, a área ao redor do tronco deve ser coberta com serragem.
Viburno em crescimento no terreno
Cultivar viburno em um canteiro tem suas peculiaridades, que são importantes para todo jardineiro levar em consideração.
Regar e fertilizar
A rega regular é necessária até que a planta Gordovina esteja estabelecida. Recomenda-se umedecer o solo à noite. Depois de estabelecida, regue a planta uma vez por semana, ou duas vezes por semana em tempo seco.
poda correta
Jardineiros experientes recomendam a poda no início da primavera. Durante a poda sanitária, todos os galhos secos, danificados e apodrecidos devem ser removidos. Para criar uma copa simétrica, basta beliscar as pontas dos brotos superiores. Para dar forma de árvore ao viburno, corte todos os galhos laterais, deixando apenas os centrais.
A cada 5 a 10 anos, é necessária uma poda de rejuvenescimento, deixando cerca de 10 ramos e removendo o restante rente ao solo. Se uma planta antiga precisa ser revitalizada, ela é podada até as raízes.

Preparando-se para o inverno
Como a viburnum 'Gordovina' é uma planta resistente ao inverno, não requer nenhum preparo especial para essa estação. A única coisa necessária é cobrir a área ao redor do tronco com cobertura morta orgânica. Folhas secas, serragem e palha são as melhores opções.
Tratamento contra doenças e pragas
O viburno é imune a muitas doenças fúngicas e pequenas pragas. No entanto, isso não elimina a necessidade de tratamentos preventivos. As doenças mais comuns do viburno são o oídio e a mancha foliar. Para prevenir o desenvolvimento dessas doenças, devem ser utilizados tratamentos fungicidas.
Propagação de Viburnum gordovina
Para aumentar o número de arbustos de viburno no seu jardim, você deve propagar a planta. Existem vários métodos para fazer isso.
Sementes
As sementes amadurecem no final do outono. Recomenda-se refrigerá-las por um longo período antes do plantio. Ao plantar no solo, é importante lembrar que a profundidade ideal é de 3 cm. A temperatura ambiente ideal é de 2 a 3 °C.
Estacas
Para propagar o viburno por estacas, o material de plantio é coletado no final de junho. As estacas devem ser desfolhadas e colocadas em um recipiente com água. Para acelerar o processo, os jardineiros costumam adicionar um estimulante de crescimento. Assim que as primeiras raízes aparecerem, as estacas são plantadas no solo.
Filhos
Para propagar o viburno por alporquia, faça sulcos ao redor do arbusto. Dobre delicadamente os brotos em direção ao solo e cubra-os com terra. Assim que criarem raízes, podem ser transplantados para outro local. No entanto, jardineiros recomendam adiar o transplante para a primavera.
Ao dividir o arbusto
Este método é eficaz na primavera e no outono. O arbusto deve ser dividido de forma que cada seção contenha de 3 a 5 gemas.
Depoimentos de moradores de verão
A espécie Viburnum Gordovina conquistou a confiança de muitos jardineiros. Eles a plantam em seus jardins, garantindo uma colheita dessa frutinha saudável.
"Cultivamos viburno Gordovina há cerca de sete anos. Estamos completamente satisfeitos com a qualidade dos frutos, embora sejam um pouco pequenos. O arbusto é resistente a tudo: intempéries, pragas e doenças. Os viburnos quase nunca dão problema."
"Eu adoro viburno. Conservo as bagas, como-as cruas e adiciono-as ao chá. São um verdadeiro tesouro de vitaminas! Tenho pensado em cultivar o meu próprio. Plantei um Gordovina há uns dois anos — estou tão feliz!"
A variedade Gordovina é valorizada não apenas por seus frutos saudáveis. Ela é fácil de cuidar, permitindo que até mesmo um jardineiro iniciante a cultive.



