Quais são os benefícios, os possíveis malefícios e as contraindicações do consumo de cranberries?

Os cranberries maduros, popularmente conhecidos como "curandeiros da floresta", possuem poderes miraculosos. Essas pequenas bagas vermelhas combatem ativamente muitos vírus e bactérias, ajudam a fortalecer o sistema imunológico e restauram os processos metabólicos do corpo humano. Neste artigo, exploraremos as propriedades benéficas dos cranberries e suas contraindicações.

Composição e teor calórico de frutos silvestres

Os cranberries, pequenos, redondos ou oblongos, com casca de cor vermelho-escura, contêm um complexo de vitaminas e minerais. Essas frutas ácidas, amargas e ligeiramente azedas são ricas em ácido ascórbico (vitamina C), bem como em vitaminas A, K, B1, B2, B6, B9 e E. Um punhado de cranberries contém uma grande quantidade de micro e macronutrientes benéficos: ferro, cálcio, fósforo, iodo, potássio, magnésio, sódio, manganês e cobre. Zinco, cromo, níquel, cobalto, prata, estanho, boro, rubídio e titânio também estão presentes em porcentagens menores.

Composição química e valor energético dos arandos

As sementes dos arandos maduros contêm ácidos graxos poli-insaturados, e as próprias bagas são ricas em catequinas, taninos, ácidos fenólicos e antioxidantes. Os ácidos orgânicos cítrico, succínico, málico, benzoico, oxálico, quínico, clorogênico e oleanólico foram descobertos durante um estudo da composição química dos arandos.

Apesar de sua composição rica e variada, essas bagas de cor vermelho-escura são pouco calóricas. O valor energético do produto (por 100 g) não ultrapassa 25–30 kcal.

Vídeo: "Os benefícios e os malefícios dos arandos"

Este vídeo fornece uma descrição detalhada da planta medicinal.

Propriedades úteis e medicinais

Esta baga, cuja composição química inclui quase metade da tabela periódica, possui uma ampla gama de efeitos no corpo humano. Os frutos desta planta medicinal da floresta têm propriedades tônicas e imunomoduladoras gerais. Reduzem eficazmente a temperatura corporal elevada e combatem ativamente os patógenos que causam doenças infecciosas, virais e relacionadas ao resfriado. Os cranberries reduzem o colesterol, normalizam a pressão arterial, purificam o sangue, eliminam a azia e melhoram o apetite.

Está cientificamente comprovado que os cranberries ajudam a combater a formação e o desenvolvimento de células cancerígenas. Podem ser recomendados para pessoas diagnosticadas com câncer de mama, cólon e próstata.

As bagas têm um efeito benéfico no corpo humano.

Para mulheres

Mulheres que sempre foram meticulosas com sua aparência usam máscaras cosméticas feitas de cranberries amassadas até virarem polpa para remover sardas e manchas.

O medicamento é indicado para patologias do sistema geniturinário feminino e processos inflamatórios pós-parto.

Para homens

As enzimas especiais da planta inibem o desenvolvimento de distúrbios da bexiga em homens. O cranberry alivia eficazmente formas agudas de prostatite e também tem um efeito benéfico na potência sexual.

Para crianças

Quais são os benefícios do cranberry para a saúde das crianças? O suco de cranberry sacia a sede e melhora o apetite infantil. As frutas, em infusão em água fervente, fortalecem o sistema imunológico das crianças e ajudam a combater vírus e bactérias.

O consumo de cranberries não é recomendado para crianças pequenas. Se a criança tiver menos de 3 anos, não introduza essa fruta na sua alimentação.

Suco de frutas vermelhas melhora o apetite da criança.

Receitas medicinais com arandos

O cranberry é amplamente utilizado não só na medicina popular, mas também na medicina baseada em evidências. Após analisar o histórico médico do paciente e examiná-lo, o "remédio medicinal" pode ser recomendado para infecções respiratórias virais agudas, anemia por deficiência de ferro, cistite, distúrbios cardiovasculares e outras condições.

Com imunidade enfraquecida

Uma infusão de frutos silvestres com propriedades "mágicas" ajudará a eliminar os sinais de deficiência vitamínica e a fortalecer o sistema imunológico.

Então, adicione um punhado de cranberries frescas a 250 ml de água fervida. Deixe a mistura em infusão por algumas horas, coe, adicione uma pequena quantidade de mel e beba várias xícaras por dia.

Quem gosta de doces prefere esta bebida rica em vitaminas: frutas vermelhas amassadas com açúcar devem ser misturadas com água fervente, deixadas em infusão, resfriadas e consumidas em vez de chá.

Para resfriados

Na maioria dos casos, resfriados e diversas cepas de gripe são acompanhados de febre. Para evitar a desidratação durante um episódio febril, beba bastante líquido.

Ferva 1 litro de água. Despeje a água fervente sobre 1 xícara de frutas vermelhas, deixe ferver novamente, deixe esfriar e coe. Tome este remédio de 3 a 5 vezes ao dia.

Para amigdalite

O suco de cranberry pode ajudar a aliviar a dor aguda de garganta. O extrato de cranberry fresco é misturado com suco de beterraba, vodka e mel na proporção de 1:1:1:1. A mistura é deixada em infusão por 2 a 3 dias e, em seguida, consumida 1 colher de sopa uma hora antes de cada refeição.

Quando se tem dor de garganta, nem sempre se quer ou se pode esperar que a erva fique em infusão. O suco de frutas vermelhas diluído em água (1:1) alivia a dor aguda.

Para dor de garganta, recomenda-se beber suco de frutas vermelhas fresco.

Para hipertensão

Para quem tem pressão alta, existe uma bebida especial feita com frutas vermelhas (1 xícara), açúcar granulado (125 ml) e água (250 ml). Todos os ingredientes são misturados, levados à fervura, resfriados e coados. A bebida pronta é consumida como chá, diluída em água fervente.

Para cistite

Beber suco natural diariamente (pelo menos um copo) ajuda a aliviar a cistite. A bebida possui propriedades desinfetantes, diuréticas e anti-inflamatórias.

Para doenças articulares

Para problemas nas articulações, recomenda-se deixar em infusão uma mistura de suco de cranberry e alho (5:2) por 24 horas. Adiciona-se mel para dar sabor. Tome 1 colher de chá deste "remédio" três vezes ao dia, antes das refeições.

Aplicação em cosmetologia

Máscaras, esfoliantes e infusões à base de cranberry são usados ​​em cosmetologia. Trituradas em um pilão de madeira, as bagas são aplicadas no rosto e no colo para remover células mortas e melhorar a condição da pele.

Uma máscara cosmética à base de cranberry elimina a pele seca.

Uma loção caseira (100 ml de água fervida, 1 xícara de suco de cranberry e 1 colher de sopa de glicerina) é usada para normalizar o equilíbrio da hidratação da pele. Uma máscara feita com suco fresco diluído em água fervida (1:1) ajudará a eliminar acne e espinhas.

A infusão de cranberry é usada como enxágue capilar. Este produto cosmético caseiro deixa o cabelo sedoso e fácil de pentear.

Cranberries na culinária: o que cozinhar, como preparar e armazenar

As bagas podem ser colhidas várias vezes durante a estação. As colhidas no início da primavera são doces, mas pobres em vitaminas e minerais benéficos à saúde. A colheita mais valiosa, no entanto, é a feita após as primeiras geadas do outono.

Armazene a colheita em local fresco e escuro. Os cranberries conservam suas propriedades e qualidades originais por 2 a 3 meses.

A singularidade dos cranberries reside na sua versatilidade. Depois de maduros, podem ser consumidos frescos, secos ou até mesmo congelados. As bagas, ligeiramente ácidas e com um toque agridoce, são utilizadas no preparo de molhos, marinadas, temperos para salada, compotas, sucos e bebidas de frutas. Os cranberries congelados são usados ​​na confeitaria para bolos, tortas de frutas vermelhas e outras sobremesas com sabores interessantes.

Possíveis danos e contraindicações

Qualquer planta pode ser benéfica e prejudicial ao mesmo tempo. Pessoas com intolerância a plantas medicinais e seus componentes devem ter cautela. Aqueles propensos a reações alérgicas também correm riscos.

Quanto às contraindicações absolutas, o consumo de cranberries é proibido em diversos casos:

  • Para gastrite, úlcera péptica e erosão gástrica;
  • em caso de erosão do duodeno;
  • em patologias agudas e crônicas do fígado e dos rins, incluindo urolitíase;
  • na fase aguda da pancreatite e da gota;
  • Para hemorragia uterina e outras patologias agudas de etiologia ginecológica.

O suco de cranberry concentrado destrói o esmalte dos dentes, portanto, pessoas com esmalte enfraquecido devem consumir este produto com extrema cautela.

Lembre-se de que qualquer tratamento à base de ervas só deve ser iniciado após consultar um médico. Dosagens incorretas desses medicamentos podem, por vezes, ter efeitos contraproducentes. Consuma suco, chá, infusão ou decocção de cranberry com moderação.

Pera

Uva

Framboesa