Como cultivar o delicioso melão etíope
Contente
Descrição da variedade
A variedade de melão etíope de ciclo médio-precoce prospera tanto em jardins quanto em estufas, permitindo uma expansão significativa de sua área de cultivo. Os frutos amadurecem de 70 a 80 dias após o surgimento dos primeiros brotos. Os melões, de cor amarelo brilhante, cobertos por uma trama contínua, são divididos em segmentos em formato de grandes cunhas. A casca rugosa é grossa e flexível o suficiente para permitir bom armazenamento e fácil transporte por longas distâncias. A aparência do melão lembra muito uma abóbora, especialmente aquela usada pela madrinha para fazer a carruagem da Cinderela (a descrição da variedade alerta para o tamanho grande dos frutos). O fruto médio pesa de 3 a 4 kg, mas é possível cultivá-lo até atingir 7 kg, limitando o número de ovários.
A polpa do fruto é muito leve, quase branca, e possui um aroma cativante, suco abundante e um dulçor que lembra melão. As sementes são numerosas e estão alojadas em uma cavidade de tamanho médio. Este melão é geralmente consumido fresco. O melão etíope forma arbustos compactos com trepadeiras fortes. Suas folhas têm um formato característico de coração, e o fruto é resistente a queimaduras solares, apreciando sol pleno e calor.
A planta prefere solos férteis e não ácidos, com uma textura leve o suficiente para evitar o acúmulo de água e permitir a circulação de ar até as raízes. Ela não se desenvolve em solos excessivamente argilosos ou arenosos, nem em solos salinos. Esta variedade não é resistente a doenças fúngicas e é sensível a quedas bruscas de temperatura e ventos frios. A samambaia-etíope prefere bastante calor, luz e umidade adequada.
Características do cultivo
Nas regiões do sul, os melões podem ser cultivados semeando as sementes diretamente no jardim, mas a maioria dos jardineiros prefere o método de mudas. As plantas são transplantadas para um canteiro ou estufa quando tiverem de 5 a 6 folhas verdadeiras, geralmente cerca de seis semanas após a semeadura. O plantio deve ser feito quando o clima já estiver quente e não houver risco de frio para essa cultura que aprecia o calor.
As sementes de melão passam por uma etapa específica de preparação: devem ser desinfetadas, descartadas e estimuladas a germinação. Para isso, mergulhe as sementes em uma solução fraca de permanganato de potássio por 30 minutos, lave-as em água limpa e morna e deixe-as de molho por 24 horas em água limpa a uma temperatura não inferior a 25 graus Celsius. Após esse período, continue o processo com as sementes que permanecerem no fundo; descarte as que não afundarem. Essas sementes podem então ser colocadas no solo, mas às vezes são colocadas sobre um pano úmido para estimular a germinação, mantidas em local aquecido e semeadas quando pequenos brotos aparecerem ou quando as sementes começarem a se abrir.
Para cultivar mudas, utilize vasos de turfa ou copos de plástico com 10 cm de diâmetro e use solo fértil, solto e não ácido. Coloque 3 a 4 sementes em cada recipiente a uma profundidade de cerca de 5 cm e regue. Cubra os recipientes com filme plástico ou vidro para criar um efeito estufa e deixe em um local aquecido. Assim que os brotos aparecerem, retire o filme plástico e exponha os recipientes à luz solar.
A adubação começa após o surgimento do primeiro par de folhas verdadeiras. Você pode usar "Uniflor-bud", pasta de ervas ou fertilizantes minerais complexos. O importante é evitar a concentração excessiva; para isso, os produtos devem ser diluídos bem mais do que o recomendado na embalagem.
As mudas devem ser plantadas com espaçamento máximo de 0,5 metros entre si, em uma mesma fileira. Em um local aberto e ensolarado, de preferência protegido da incidência direta do norte, você pode preparar um canteiro aquecido, cobrindo-o com húmus misturado à terra a uma profundidade de cerca de 50 cm. Cave buracos acima do solo, regue abundantemente e, assim que a água for absorvida, plante as mudas. As plantas devem ser plantadas ao nível das folhas cotiledonares, formando um pequeno monte ao redor dos caules para que a água, após a rega (e regue apenas nas raízes), escorra suavemente, em vez de ficar acumulada perto do caule.
Os melões devem ser regados apenas com água morna, no mínimo, não mais fria que a temperatura ambiente. Após a primeira rega abundante, recomenda-se esperar mais de um mês, mas monitore a condição do solo — ele deve secar (mas não completamente!) ao nível das raízes. Em clima seco e quente, a rega deve ser sempre mais frequente do que em clima nublado. Regue com cuidado para evitar molhar os caules e as folhas e certifique-se de que não haja solo úmido sob as ramas. A rega deve ser interrompida completamente três semanas antes da colheita para evitar que os frutos fiquem encharcados e para permitir que absorvam a quantidade necessária de açúcares.
Os melões requerem muitos nutrientes, por isso a fertilização é geralmente recomendada. Eles respondem bem à rega com pasta de grama verde e, após a frutificação, é necessário aumentar o potássio, então use superfosfato e sulfato de potássio. Polvilhe o solo com cinzas de madeira — elas atuam como um excelente fertilizante, alcalinizam levemente o solo e previnem doenças e protegem contra pragas.
Um aspecto importante no cuidado com o melão é a formação da rama. Geralmente, recomenda-se podar os melões etíopes após a sexta folha. Em ramas secundárias, o crescimento é restringido a três folhas após o último fruto. Para variedades de frutos pequenos, quatro a cinco ovários são deixados em cada rama, mas para melões etíopes de frutos grandes, o ideal é deixar no máximo dois. Ovários em excesso são removidos quando atingem o tamanho de ameixas. Podar as ramas após a terceira folha e monitorá-las para garantir que não cresçam mais, removendo ramas sem frutos, brotos em excesso e ovários. Isso é necessário para evitar o desperdício de energia da planta e garantir a produção de melões grandes.
Os frutos são colhidos depois que o talo seca, a casca fica amarela brilhante e o aroma se espalha por toda a região.
Combater doenças
Oídio, mancha-da-azeitona e canela-preta são problemas que podem afetar os melões. Doenças fúngicas geralmente se espalham no meio do verão. Elas podem ser controladas com Zircon, Epin e Cytovid. Produtores experientes recomendam tratar as plantas com calda bordalesa, Fitosporin e Hom como medida preventiva. É importante evitar o excesso de água e temperaturas abaixo de zero.
Vídeo: Plantando um melão
Neste vídeo você encontrará dicas úteis sobre o plantio de melões.






