Como cultivar melão doce ao ar livre na região de Moscou
Contente
Qual variedade é adequada para a região de Moscou?
A escolha da variedade é a etapa mais crucial nesse processo. Como os verões na região de Moscou são curtos, às vezes chuvosos e frescos, somente variedades de maturação precoce devem ser selecionadas para o cultivo. Melões que amadurecem em 60 a 70 dias, ou no máximo em 80 dias, são considerados de maturação precoce.
O segundo critério a ser considerado na escolha de uma variedade é a resistência ao frio. Não espere que uma variedade originária do sul produza os mesmos frutos pesados e doces em um clima temperado como produz em sua terra natal. Disso podemos concluir que as variedades de melão para a região de Moscou devem ser adaptadas a essa região.
As seguintes variedades possuem essa característica:
- Kolkhoznitsa – este melão é um dos favoritos nos pomares da região de Moscou. Embora seus frutos amarelo-brilhantes sejam pequenos (até 1 kg), é o único que amadurece no tempo certo, independentemente das condições climáticas.
- Altayskaya é uma variedade muito resistente ao frio, amadurecendo uma semana depois de Kolkhoznitsa. Os frutos são oblongos, cobertos por uma fina camada de resina e pesam de 2 a 2,5 kg.
- Zolotistaya é uma variedade fácil de cultivar e resistente a doenças. Os frutos são redondos, amarelo-brilhantes e cobertos por uma membrana vazada. A polpa é branca e doce.
- A variedade Scythian Gold é de ciclo médio-precoce e apresenta alta resistência a doenças fúngicas. Os frutos são alongados, com peso médio de 1,5 kg, e possuem casca amarela brilhante.
- Iroquois F1 é uma variedade de maturação média-precoce com frutos de aparência exótica. A casca do melão é verde, dividida em gomos, e a polpa é laranja.
Essas são as melhores variedades de melão para cultivo a céu aberto, mas também existem muitos híbridos para estufa. Por exemplo, em uma estufa na região de Moscou, você pode cultivar facilmente o Melão Abacaxi e seus híbridos com um sabor igualmente exótico de abacaxi: Delano F1, Abacaxi Doce F1 e Abacaxi Dourado.
Qual é a melhor época para plantar melão?
Cultivar um bom melão ao ar livre na região de Moscou só é possível a partir de mudas. O ideal é semear as sementes para as mudas a partir de 15 de abril. Nessa época, os dias já têm duração suficiente e não será necessário usar iluminação artificial. Além disso, se as sementes forem semeadas antes dessa data, as mudas terão mais de um mês quando forem transplantadas para o exterior, e terão mais dificuldade para se estabelecer.
As mudas de melão devem ser transplantadas para o jardim não antes da terceira dezena de maio. Nessa época, a região de Moscou ainda enfrenta um alto risco de ondas de frio repentinas e até mesmo geadas noturnas, portanto, o canteiro deve ser coberto com plástico à noite. Para evitar que os brotos tenros congelem, plante os melões em uma estufa de plástico, que pode ser facilmente removida quando o tempo esquentar.
Preparação e germinação das sementes
As sementes de melão secam rapidamente durante o armazenamento, por isso, antes de serem plantadas no solo, precisam ser reidratadas e depois colocadas em um pano úmido ou gaze para germinarem.
O plantio começa depois que as sementes germinam (abrem). As mudas de melão são muito delicadas e se danificam facilmente durante o transplante, por isso cada planta é cultivada em um vaso individual. O tipo de recipiente utilizado não importa. Podem ser copos descartáveis preenchidos com terra para vasos ou vasos de turfa.
Semeie as sementes em solo úmido, uma semente por vaso. Não as plante muito fundo — 1–1,5 cm é suficiente. Cubra os vasos com filme plástico e coloque-os em um local bem iluminado até que as mudas surjam. Durante esse período, mantenha a temperatura ambiente entre 20–25 °C durante o dia e 18–20 °C à noite, e monitore a umidade do solo. As mudas com duas semanas de idade devem ser adubadas com fertilizante mineral e, 10 dias antes do transplante, inicie o processo de aclimatação ao ambiente externo.
Preparando o solo e plantando as mudas
Quando estiverem prontas para o transplante, as mudas devem ter desenvolvido de 3 a 4 folhas verdadeiras. Para garantir um bom desenvolvimento, o solo no canteiro deve ser preparado com antecedência. Para isso, cave a terra e faça buracos com 50 cm de distância entre si. Em seguida, adicione 1 kg de composto em cada buraco e cubra levemente com terra. Isso deve ser feito cerca de uma semana antes do transplante. Imediatamente antes do plantio, regue bem os buracos com água morna e, em seguida, transfira as mudas com a terra.
Dado o clima pouco favorável para melões na região de Moscou, o ideal é cultivá-los em local protegido inicialmente. Alguns jardineiros preferem plantar melões em canteiros aquecidos — uma vala rasa preenchida com húmus ou composto, coberta com uma camada de terra. Os fertilizantes geram calor, o que ajuda as mudas a se desenvolverem mais rapidamente e a se manterem aquecidas. No entanto, se possível, o ideal é cultivar melões em estufa na região de Moscou — isso é especialmente importante para as variedades do sul.
Cuidados adicionais com o melão
Inicialmente, após o transplante para o solo, o único cuidado necessário é proteger as plantas do frio. Os cuidados subsequentes consistem em rega regular, adubação e poda. A primeira rega deve ser feita no mínimo uma semana depois, quando o solo estiver seco. Regue as plantas com água morna e à noite para evitar queimaduras nas folhas.
Ao longo de toda a temporada, são realizadas de 3 a 4 alimentações adicionais:
- Os primeiros 10 a 15 dias após o transplante (1 colher de sopa de nitrato de amônio para cada 10 litros de água) promovem o crescimento ativo dos brotos;
- Após mais 2 semanas, o procedimento é repetido;
- a terceira – na segunda quinzena de julho (orgânica ou uma mistura com humatos);
- Este último procedimento é realizado durante o amadurecimento dos frutos (1 colher de sopa de sulfato de potássio para cada 10 litros de água).
Para garantir uma boa colheita, os melões precisam ser conduzidos: belisque os ramos principais acima da 4ª ou 5ª folha. Deixe no máximo um ovário em cada ramo, ou apenas 2 ou 3 por planta. Só assim os frutos crescerão grandes e doces.
Vídeo: Plantando melões em campo aberto
Este vídeo mostrará como plantar um melão corretamente em campo aberto.





