Como controlar moscas e outras pragas do melão
Contente
Mosca do melão
A praga mais perigosa e incômoda capaz de danificar melões é a mosca-do-melão. Este pequeno inseto (com até 7 mm de comprimento) é encontrado em climas quentes. Os melões cultivados no sul do país são os mais afetados pela mosca-do-melão, mas, em condições climáticas favoráveis, ela também pode atacar plantações em regiões do norte. Várias gerações da mosca podem ocorrer por ano, por isso é importante proteger seus melões dessas pragas perigosas.
Após sobreviverem com sucesso ao inverno no solo, a uma profundidade de até 20 cm, na primavera esses insetos se tornam uma verdadeira praga para a horta. Assim que o melão começa a florescer e novos ovários e brotos começam a se formar, a mosca começa a se fazer presente. As fêmeas dessa espécie depositam inúmeras larvas sob a casca dos ovários e frutos (nos casos mais graves, esse número pode chegar a 120).
Normalmente, pequenas protuberâncias com gotas de suco podem ser vistas nas áreas onde as larvas estão localizadas. Com o tempo, as larvas da mosca-do-melão eclodem dos ovos e penetram na polpa do melão. Ao atingirem a polpa, elas a consomem, criando inúmeros túneis. Quando as larvas atingem um certo estágio de desenvolvimento, elas deixam o fruto e se enterram no solo para hibernar.
Esse parasita representa um perigo para a horta porque os buracos que ele faz na fruta permitem a entrada de várias bactérias, causando o apodrecimento.
ácaro
Esses insetos passam o inverno sob as folhas caídas e iniciam sua atividade destrutiva com a chegada da primavera. São muito pequenos, amarelos (na primavera) ou alaranjados (no outono). Essas pragas encontram abrigo na parte inferior das folhas das plantas e se alimentam delas, sugando toda a seiva. Como resultado, as folhas rapidamente amarelam (ou ficam vermelhas) e, depois de um tempo, toda a planta murcha, à medida que os parasitas se movem da folhagem para as flores ou ovários.
Portanto, vale a pena tomar as medidas necessárias assim que uma ameaça for detectada, pois, apesar de seu pequeno tamanho, os ácaros causam muitos danos.
Lagartas-rosca
As lagartas-rosca são encontradas tanto no solo quanto na superfície, causando danos à parte superior e inferior da planta. Enquanto estão no subsolo, elas atacam as raízes do melão e, assim que emergem, começam imediatamente a danificar os caules. Se as lagartas-rosca conseguirem causar danos significativos ao sistema radicular, isso pode facilmente levar à morte da planta do melão. Além disso, se a maior parte dos danos ocorrer nos caules, a própria planta também pode morrer.
Métodos de controle
Já descrevemos os insetos mais perigosos que podem ameaçar seu jardim e agora vamos analisar detalhadamente como combater cada um deles.
É impossível eliminar a mosca-do-melão de melões já infestados, portanto, o melhor a fazer é isolar os melões afetados das plantas saudáveis para minimizar os danos. Você também pode plantar variedades que amadurecem rapidamente e desenvolvem casca grossa (que as pragas não conseguem perfurar) antes que os insetos comecem a atacar. Além disso, durante o verão, recomenda-se tratar as plantas contra a mosca-do-melão com Fufanon e Novoaktion. No entanto, é importante interromper toda a pulverização química três semanas antes da colheita.
Para combater os ácaros, você pode tratar a planta com Fitoverm, que elimina colônias inteiras desses insetos. Além disso, para fins preventivos, você pode usar o BI-58, que deve ser aplicado assim que as primeiras folhas começarem a surgir.
Para se livrar de lagartas perigosas (quando estiverem na fase larval ou de borboleta), pulverize seus canteiros de melão com um dos seguintes produtos: Decis, Volaton ou Sherpu. Você também pode afofar a terra entre as fileiras para matar as larvas e, quando as borboletas aparecerem, pode facilmente fazer armadilhas para elas usando uma garrafa de água de plástico cheia de geleia e pendurada a um metro do chão.
Prevenção
A primeira e mais eficaz medida a ser tomada é revolver os canteiros no outono. Isso provavelmente eliminará a maioria das pragas que se escondem no solo durante o inverno.
Em seguida, é necessário afofar a terra entre as fileiras em tempo oportuno e eliminar as ervas daninhas, pois as pragas podem hibernar ali, o que, com a chegada da primavera, pode se tornar um verdadeiro flagelo.
O tratamento preventivo pode ser feito com uma infusão de cascas de cebola ou uma decocção de ervas. Celidônia, dente-de-leão, calêndula e até mesmo absinto são adequados para esse fim. É importante lembrar que a pulverização química deve ser feita no máximo duas vezes por estação — quando as folhas verdadeiras surgirem e quando a planta começar a desenvolver brotos.
Antes do plantio, as sementes devem ser tratadas cuidadosamente para garantir boa resistência a doenças e acelerar o crescimento e desenvolvimento das plantas. Afinal, quanto maior a imunidade dos melões, menor a probabilidade de serem expostos aos efeitos nocivos dos insetos (ou o dano não será tão grande).
Rotação de culturas – a essência desse método preventivo é que não é recomendável plantar melões no mesmo local por dois anos consecutivos. Espere um ou dois anos antes de retornar as plantas ao local original.
Vídeo: "Protegendo as plantas de pragas e doenças"
Este vídeo vai te ensinar como combater adequadamente as pragas e doenças das plantas.





