Por que o melão pode ter um gosto tão amargo?

No final do verão, todos aguardamos ansiosamente a colheita de melões para podermos desfrutar desta fruta maravilhosa. Ao escolher uma variedade, prestamos atenção à cor, ao tamanho e à vivacidade da polpa. Mas o sabor, claro, desempenha um papel fundamental na nossa escolha. Esperamos doçura, suculência e um aroma delicioso de melão. E imagine a nossa decepção ao descobrirmos um sabor ligeiramente amargo. Se você está comprando um melão, é fácil resistir à tentação de comprar um amargo. Mas se você é o dono de uma colheita de frutos amargos, vale a pena considerar o motivo desse gosto ruim.

Possíveis causas

Existem várias respostas possíveis para a pergunta "por que o melão tem um gosto amargo?"

A umidade pode afetar o sabor do melão.

Ao colher uma safra, preste atenção à zona climática em que ela se encontra. Frutas cultivadas nas regiões do norte do país exigem mais cuidado e atenção. O frio e a umidade excessiva podem causar a deterioração das colheitas.

Jardineiros citam a abundância de nitratos, usados ​​como fertilizantes minerais, como outro motivo. Os nitratos são mais frequentemente usados ​​em estufas ou em grandes fazendas.

O nitrato é um composto químico de potássio, cálcio e amônio. Esse composto é utilizado para promover o crescimento, controlar pragas e prolongar a vida útil dos produtos agrícolas. Embora pequenas quantidades da substância não prejudiquem a fruta ou seu sabor, o uso excessivo pode causar o acúmulo de nitratos em certas partes da planta, provocando alterações na fruta.

Grandes quantidades de nitratos alteram a composição das células e a estrutura do DNA das plantas. Em humanos, a ingestão de grandes quantidades de compostos nitrogenados pode prejudicar o sistema digestivo. Isso é especialmente verdadeiro no verão, quando as altas temperaturas e a umidade convertem rapidamente os nitratos em compostos de nitrito, que são perigosos.

Grandes quantidades de nitratos alteram a estrutura do DNA do melão.

Outra causa de amargor é uma doença do melão chamada murcha de fusarium. Os melhoristas já desenvolveram um grande número de variedades resistentes a essa doença. No entanto, muitas variedades ainda permanecem vulneráveis ​​a esse fungo.

O fungo Fusarium pode infectar uma planta de diversas maneiras. Primeiro, você pode ter comprado sementes já infectadas. Segundo, a planta pode ser infectada através do sistema radicular. Se isso ocorrer, você notará danos não apenas nos frutos, mas em toda a planta. Também é possível que os próprios frutos sejam infectados por meio de danos externos, como rachaduras, amassados ​​ou cortes.

Os clientes costumam reclamar que os melões que compram à beira da estrada têm um gosto amargo. Isso ocorre porque a fruta absorve rapidamente metais pesados ​​e diversos compostos químicos.

Além disso, existe uma pequena possibilidade de você ter comprado o melão com base em sua aparência original e, portanto, ter escolhido a variedade de melão chinês, também conhecida como pepino indiano. Para essa variedade, o sabor amargo da fruta madura é natural.

Ao comprar um melão, lembre-se de que quaisquer rachaduras, amassados, arranhões ou protuberâncias na fruta são potenciais pontos de entrada para substâncias nocivas e doenças. Além disso, tenha em mente que um melão saudável tem um aroma delicioso, que imediatamente revela seu sabor.

A fruta saudável tem um delicioso aroma de melão.

Composição química do melão

Como sabemos, o melão é um alimento muito saudável em termos de sua composição química. Ele possui nutrientes como vitaminas A, C, vitaminas do complexo B, potássio, magnésio, betacaroteno, ferro e cobalto.

No entanto, todos esses micronutrientes afetam a doçura do melão de maneira diferente do seu teor de carboidratos. O teor de açúcar nos melões de sobremesa mais saborosos nunca deve ser inferior a 13%. Melões com menor teor de açúcar raramente são usados ​​como melões de mesa.

Se um melão é amargo, a análise química geralmente mostra um teor reduzido de carboidratos na polpa, razão pela qual o sabor se torna desagradável.

Lembre-se de que a composição química dos frutos é influenciada não apenas pela composição natural do solo, mas também pela qualidade e quantidade dos fertilizantes. Além disso, o teor de água e a produção de proteínas nos frutos futuros podem ser afetados pela frequência de irrigação e pelas temperaturas de cultivo.

Como qualquer planta, esta cultura é muito sensível a quaisquer alterações no ambiente, por isso preste atenção às condições em que a cultiva.

A composição química das frutas é afetada pela qualidade e quantidade de fertilizantes.

Como cuidar de um melão para que ele não fique amargo.

Para evitar que os melões fiquem amargos, é preciso seguir todas as práticas agrícolas adequadas para essa cultura. Evite cultivá-los ao ar livre em climas frios. Além disso, certifique-se de regar, cultivar e fertilizar bem.

Para um melão com raízes no sul, o mais importante é o solo e o clima quentes, além de muita luz solar.

Se você sabe que sua plantação de melões corre o risco de ser afetada por fungos ou outras doenças, trate o solo previamente com fertilizante para controle de pragas e espere pelo menos dois meses antes do plantio. Evite o uso excessivo de pesticidas em plantas em crescimento, especialmente em frutos maduros.

Preste atenção à localização do terreno da casa – ele não deve estar situado perto de rodovias principais ou empresas industriais.

Cultivar um melão saboroso e doce não é difícil se você demonstrar cuidado, atenção e preocupação com a futura colheita.

Vídeo: Como escolher um melão seguro

Este vídeo vai te ensinar como escolher frutas saborosas e seguras.

Pera

Uva

Framboesa