Esquema e regras para o cultivo de melões em estufa.

Os melões, uma cultura que adora calor, são comuns em muitos jardins do nosso país. É possível antecipar a frutificação plantando-os em estufa. Nesse caso, é importante saber como conduzir o crescimento dos melões em estufa para acomodar o máximo de plantas possível em um espaço reduzido.

Por que cultivar melão em estufa?

A principal característica de qualquer estufa é o espaço estritamente limitado que ela possui. Portanto, o cultivo de melões em tais condições é imprescindível. Sem esse procedimento, as plantas produzirão poucos frutos, que serão pequenos e sem sabor.

O cultivo de melões em estufa é um requisito obrigatório.

Além disso, os melões precisam ser podados para que as plantas ocupem uma área pequena. Para obter uma colheita abundante mesmo em estufa, os arbustos são amarrados a suportes especiais.A modelagem adequada dos pés de melão em estufa facilita muito a sua manutenção. Isso também simplifica o processo de colheita dos frutos. Vale ressaltar que a modelagem deve ser feita não apenas em estufa, mas também no plantio de melões ao ar livre.

Quando amarrar um melão

Devido ao espaço limitado, os melões em estufa precisam ser podados e amarrados. É importante saber exatamente quando remover os brotos laterais de um melão em estufa. O momento desse procedimento depende diretamente de quando o melão foi plantado na sua estufa. A poda geralmente é feita 14 dias após o plantio, quando a planta desenvolveu dois brotos fortes e saudáveis. Nesse ponto, dois caules são deixados na planta e todos os outros brotos são podados. Os brotos restantes devem ser suspensos em uma treliça. É importante observar que a amarração dos melões deve ser feita com cuidado para evitar danos aos ovários e às flores.

Faça a poda apical do melão 14 dias após o plantio.

Quando a planta tiver produzido um grande número de ovários, estes devem ser colhidos. Dois ou três ovários devem ser deixados no arbusto. Uma planta bem formada ocupará um espaço mínimo na estufa, produzindo vários frutos.

Regras básicas de formação

O cultivo de melões em estufa segue um padrão específico. É importante saber não apenas como podar e amarrar a planta corretamente, mas também as condições ideais de cultivo na estufa. Caso contrário, o controle do momento certo para essas etapas pode ser difícil.

As seguintes condições de cultivo devem ser atendidas em uma estufa:

  • temperatura na faixa de +19–25 graus;
  • Ventilação regular. Às vezes, a polinização natural (com o uso de insetos) é possível em uma estufa. No entanto, a polinização do melão nessas condições geralmente é feita manualmente;
  • Boa iluminação.

Para alcançar essas condições, a estufa pode ser coberta com filme plástico ou revestida com um material especial (como policarbonato). O ideal é cultivar melões em uma estufa de policarbonato. Para garantir um desenvolvimento adequado em duas semanas, as plantas de melão são fertilizadas com uma solução de verbasco (na proporção de 1:6 em relação à água), uma solução de superfosfato (20–25 g por 10 litros) e regadas moderadamente. Esses mesmos cuidados podem ser aplicados a um canteiro aberto.

A melhor maneira de cultivar melões é em uma estufa de policarbonato.

O esquema para a formação de melões em estufa é o seguinte:

  • A primeira poda apical é realizada na fase de formação da 3ª folha;
  • A segunda vez é feita quando as duas videiras restantes desenvolvem brotos de segunda ou terceira ordem. Estes devem ter de 5 a 6 folhas. Desta vez, a ponta é beliscada. Isso estimula a formação e o amadurecimento dos frutos.

Como resultado da formação do arbusto, vários ovários permanecem na planta. Se o momento da colheita for atrasado, o melão produzirá uma safra significativamente menor. Portanto, é importante seguir todas as regras para a formação do arbusto. Essas regras são as mesmas para todas as regiões do país. No entanto, dependendo da zona climática (Sibéria, regiões do sul, etc.), podem surgir algumas nuances.

Regras para dar forma aos melões:

  • A parte superior é removida com os dedos. Os enteados também podem ser removidos desta forma;
  • Na primeira vez, as flores masculinas devem ser mantidas no caule;
  • Apenas os ramos mais fortes são mantidos e pendurados na treliça.

Como você pode ver, essas regras são fáceis de seguir. Se você podar os caules corretamente, a planta formará um fruto grande. Seguindo as regras acima, até mesmo um jardineiro iniciante pode dar forma a esta planta adequadamente.

A polinização dos melões em estufa tem de ser feita manualmente.

O cultivo deste melão em estufa requer cuidados específicos para os arbustos podados. Isso inclui rega moderada e aplicação de fertilizantes minerais. A polinização deve ser feita manualmente. Se a estufa de policarbonato tiver ventilação frequente, as abelhas também podem contribuir para a polinização.

Ao formar arbustos, lembre-se de que a planta deve, em última análise, ter dois brotos bem desenvolvidos.

Elas ficam suspensas a aproximadamente 30 cm acima da superfície do solo. Todos os caules laterais são cortados, restando apenas alguns brotos particularmente fortes e desenvolvidos.

Dicas do jardineiro

Melões cultivados em estufa ou jardim a céu aberto requerem cuidados específicos. Para garantir o máximo cuidado, é importante seguir os conselhos de jardineiros experientes. Por exemplo, evite plantar melões junto com pepinos, tomates e pimentões, pois essas culturas exigem condições de cultivo diferentes. Os melões se desenvolvem em um período específico. A polinização é feita com um pincel — esse método manual é utilizado quando os polinizadores naturais não conseguem alcançar as plantas.

O melão se forma em um momento estritamente definido.

É importante que os frutos não toquem o solo enquanto estiverem suspensos. Normalmente, os arbustos podados são amarrados de 7 a 10 dias após os frutos atingirem o tamanho de uma maçã. Como podemos ver, moldar essa cultura em estufa é um processo simples. Segue o mesmo padrão, tanto na Sibéria quanto em outras partes do país. A chave é cuidar bem das plantas após a poda. O cuidado adequado e a poda no momento certo não só garantem uma boa colheita, como também reduzem o risco de pragas e doenças.

Vídeo: Formação do Melão

Este vídeo vai te mostrar como dar forma a um melão corretamente.

Pera

Uva

Framboesa