Cultivo de melão amarelo de maturação precoce Skazka
Contente
Descrição da variedade
O melão Skazka é uma variedade de maturação precoce, amadurecendo entre 58 e 62 dias após a germinação. Os jardineiros o apreciam por sua maturação consistente, de 100% dos casos, em todas as condições climáticas, e por seu porte compacto, que permite um canteiro de melões compacto. As plantas não são particularmente vigorosas e tendem a trepar, moldando-se facilmente na direção desejada.
Os frutos têm uma aparência muito atraente: formato elíptico suave e casca amarela brilhante e uniforme. Pesam apenas 1,2 a 1,6 kg e não apresentam padrões na superfície, embora uma fina textura reticulada possa ser observada perto do pedúnculo. A polpa é firme, muito suculenta, levemente cremosa, quase branca e excepcionalmente doce. Este melão é naturalmente delicioso fresco, mas também é excelente para sobremesas e conservas, incluindo geleias, compotas e frutas cristalizadas.
Principais características
A variedade Skazka é ideal para climas temperados e, utilizando o método de propagação por sementes, esses melões podem ser cultivados até mesmo em latitudes mais ao norte. As plantas são praticamente imunes a danos causados por insetos, particularmente o pulgão-do-melão, o inimigo mais insidioso dos melões. A alta resistência da cultura a ondas de frio noturnas, bem como ao míldio e ao oídio, que normalmente aparecem na segunda metade do verão, permite que os frutos amadureçam completamente e desenvolvam um sabor harmonioso.
Dependendo da época de plantio, os frutos amadurecem entre o final de julho e o início de agosto. A produtividade média do melão é de aproximadamente 3 kg/m², mas com os devidos cuidados, esse valor pode ser significativamente aumentado. As qualidades de transporte e armazenamento dos frutos são medianas. Uma característica distintiva desta variedade é o amadurecimento simultâneo dos frutos.
Características da tecnologia agrícola
Melões podem ser cultivados a partir de mudas e sementes. Em climas temperados, a propagação por sementes é mais comum, pois a variedade é resistente o suficiente ao frio para isso. A melhor produção é obtida com o plantio de sementes de 3 a 4 anos. Sementes de um ano produzem brotos rápidos e caules fortes, mas não produzem muitos ovários, pois produzem principalmente flores unissexuais. Antes do plantio, as sementes devem ser imersas por alguns dias em uma solução estimulante. Esta pode incluir suco de aloe vera, ácido bórico, cinzas ou qualquer solução comercial disponível, como "Heteroauxin". Naturalmente, apenas as sementes maiores e mais pesadas são selecionadas para o plantio; as sementes mais leves que flutuam na superfície da solução são simplesmente descartadas.
Como qualquer melão, o Skazka adora sol e calor, por isso deve ser plantado em uma área ensolarada e protegida do vento – isso garantirá que seus frutos amarelos sejam mais doces. Ele também é exigente quanto ao solo. Idealmente, prospera em solo leve, argiloso e neutro, com uma boa camada orgânica de húmus ou composto de folhas. As sementes são plantadas em solo aquecido por volta de meados de maio. Para evitar a deterioração dos frutos, os canteiros de melão devem ser dispostos em um padrão de 70x150 cm.
Em estufas e canteiros aquecidos, onde as plantas são conduzidas em um único caule e amarradas a treliças, o plantio é feito em um padrão denso (70 x 70 cm). Em solos desprotegidos, é aconselhável cobrir o canteiro com palha.
O cuidado com o melão consiste em uma série de procedimentos padrão: capina combinada com afofamento do solo, rega conforme necessário, amontoamento de terra, adubação e poda das pontas dos caules. Fertilizantes orgânicos (composto líquido, esterco) podem ser usados como adubação complementar, mas não mais do que duas vezes por temporada. Misturas minerais complexas e soluções de cinzas podem ser aplicadas em intervalos de 10 dias. Assim que o fruto começar a amadurecer, a adubação e a rega devem ser interrompidas.
Como os melões produzem frutos apenas em brotos laterais, as plantas precisam ser podadas. A primeira poda é feita acima da 4ª ou 5ª folha, e a segunda acima da 7ª folha. O mesmo procedimento deve ser realizado nos brotos laterais. Um arbusto adulto deve ter de 2 a 3 brotos fortes e de 4 a 5 frutos; quaisquer ovários restantes devem ser removidos. Se desejar, treliças podem ser usadas para dar forma aos arbustos. Seguindo essas recomendações, você conseguirá uma boa colheita de melões doces e de alta qualidade.
Vídeo: Plantando um melão
Neste vídeo você encontrará dicas úteis sobre o plantio e cultivo de melões.




