Uma análise das melhores variedades de melão com diferentes tempos de maturação.

Doce, tenro e suculento, com polpa crocante e aromática, este melão dourado é um dos favoritos entre as frutas de verão. Não é apenas uma fruta doce, mas um tesouro de minerais nutritivos, vitaminas A, C e P, e ácido ascórbico. Os frutos desta planta são considerados frutos do paraíso. Melões grandes e suculentos podem ser consumidos crus, usados ​​para fazer geleias e molhos, e as fatias são utilizadas em sobremesas e como guarnição. Combinam perfeitamente com um bom bife.

Descrição de uma sobremesa doce

Essa cultura era conhecida há vários milhares de anos na antiga Pérsia e no Egito. Surgiu na Rússia no século XVI. Sob o czar Pedro, o Grande, era cultivada em estufas especiais.

O melão é um verdadeiro tesouro de minerais nutritivos.

Essa iguaria tem a seguinte composição:

  • água;
  • proteínas;
  • carboidratos;
  • fibra;
  • pectina;
  • vitaminas A, B1, B2, B3, B9, C, E;
  • potássio;
  • cálcio;
  • magnésio;
  • sódio;
  • fósforo;
  • ferro;
  • iodo;
  • manganês;
  • cobre;
  • flúor.

Os médicos recomendam o consumo de pratos feitos com os frutos dessa planta durante o processo de emagrecimento. Eles ajudam a eliminar o excesso de líquidos do corpo e são um bom remédio para celulite. Além disso, fortalecem o sistema imunológico e normalizam o ciclo menstrual.

No entanto, diabéticos e pessoas com doenças gastrointestinais são aconselhados a não consumir essa iguaria.

Quem gosta de doces aguarda ansiosamente o verão para finalmente saborear a deliciosa fruta — a primeira colheita de melões. Adorada por adultos e crianças, essa iguaria ensolarada possui uma variedade de características. Isso depende da variedade escolhida. Pode ser o Snezhok F1, elíptico e de polpa amarela, o Dubovka, redondo, com sua casca alaranjada e reticulada, ou o Sweet Miracle. O nome desta variedade e deste melão fala por si só.

A planta não é resistente a diversas doenças e pragas.

Cultivar este fruto não é fácil: a planta é suscetível a diversas doenças e pragas, além de ser sensível a variações de temperatura. O cultivo começa com a escolha do local certo: uma área quente, sem vento e com solo fértil garantirá bons resultados. Recomenda-se a adubação precoce do solo com fertilizantes orgânicos, potássicos e fosfatados. O ideal é comprar sementes de melão holandês e plantá-las em vasos de turfa como mudas, mas uma colheita abundante e de alta qualidade só será garantida se você escolher uma variedade de melão adequada ao clima do local de plantio.

Muito já se escreveu sobre os diferentes tipos de melão. Mas decidimos que seria melhor simplificar e apresentar as melhores variedades, dividindo-as em grupos com base no tempo de maturação.

Variedades precoces

O primeiro tipo é o mais popular. As variedades precoces de melão são aquelas com um período de sessenta e cinco dias, desde o surgimento dos cotilédones até a colheita. Essas plantas prosperam em áreas com verões curtos e frescos. São ideais para atacadistas. Seu cultivo é econômico devido à maturação precoce.

As variedades de maturação precoce incluem variedades anãs e de tamanho padrão: melão Titovka (a variedade mais popular entre os jardineiros), melão Roksolana, melão Ambrosia, melão Ignazio, melão Dina, Cinderela, Assol, Altai, Scythian Gold, Raymond, Delano, Bijur e outras.

A popular variedade de melão Altai

Os melões precoces incluem um gênero inteiro — o melão Galia. Não confunda tipos de melão com variedades. Este gênero engloba variedades com características semelhantes: superprecoces, amarelo brilhante como bananas, redondos e pequenos. Este melão é originário da Índia, mas acredita-se que tenha se originado em Israel. Existe também uma cultivar de melão Galia. A polpa é branco-esverdeada e crocante.

Raymond prefere locais quentes e ensolarados. Quando plantadas a partir de mudas, as abóboras amadurecem em um mês e meio; quando semeadas diretamente no solo, amadurecem em 60 a 65 dias. A Raymond F1 é conhecida por suas abóboras grandes e perfeitamente oblongas. A casca tem uma cor amarelo-brilhante, é estriada ao toque e firme. O interior dessa abóbora madura é relativamente pouco suculento, com um sabor adocicado. A câmara de sementes ocupa uma porcentagem muito pequena da superfície. A planta é baixa, com um sistema radicular robusto. Com condições climáticas favoráveis ​​e manejo agronômico adequado, a cultura produz cinco frutos.

A variedade Scythian Gold amadurece em até oitenta dias. Seu melhor desenvolvimento ocorre em estufas. Os frutos são redondos, amarelos, com aspecto de rede e pequenos (1–1,5 kg). O cultivo começa no início de maio, utilizando mudas. Em cultivo ao ar livre, o espaçamento é de 70 x 150 cm.

Delano é uma variedade de maturação precoce com frutificação abundante. Os frutos são elípticos, reticulados, pesando até 6 kg, e de cor amarela. A polpa é branca como a neve, sem fibras, com uma pequena cavidade de sementes. Possui um aroma muito forte e característico. Uma planta produz até quatro frutos, sendo a taxa de semeadura recomendada por hectare de 6.000 a 8.000 sementes.

Delano é uma variedade de maturação precoce com frutificação abundante.

Os frutos são resistentes a doenças e às variações climáticas. São muito atraentes e fáceis de transportar.

Ignazio F1 é um híbrido altamente produtivo. Uma única planta produz inúmeros frutos. Sua folhagem densa protege os frutos da luz solar. Os frutos são elípticos, pesando até 5 kg, e possuem casca dura. A polpa branca como a neve mantém-se intacta durante o armazenamento, conservando-se por vários meses.

A Roksolana F1 é um híbrido de maturação precoce pertencente às espécies mencionadas anteriormente. Amadurece em cerca de sessenta e cinco dias. Sua folhagem densa protege contra queimaduras solares. A polpa é creme e a casca amarelo-clara. Requer um local bem iluminado. Os cuidados incluem poda apical, rega e adubação.

Assol é uma variedade de Altai. Os frutos pesam aproximadamente 1.000 gramas. A casca é amarelo-suja com listras verdes. A polpa é granulada, macia e suculenta.

A kassaba (melão-de-inverno) é uma planta de maturação precoce que produz frutos esféricos de tamanho médio. Sua casca é dourada ou cremosa. Uma característica distintiva da kassaba é sua excelente resistência ao transporte e o sabor aprimorado durante o armazenamento no inverno.

As variedades de melão do tipo abacaxi também amadurecem cedo. O melão Oksana F1 pertence a esse tipo. É um híbrido resistente à fusariose e ao oídio, além de ser fácil de cultivar. O melão listrado também é considerado uma variedade de abacaxi.

Todos os jardineiros adoram cultivar melões.

Bijur é um híbrido muito precoce e de alta produtividade da variedade "Abacaxi". Amadurece em até setenta dias e possui folhagem robusta. Tem formato oval ou oval-alongado. O fruto pesa entre 2 e 3 kg. A polpa é muito suculenta e doce. O fruto tem um sabor que lembra mel, tornando-o adequado até mesmo para papinhas de bebê.

O melão Goldie é um híbrido do tipo abacaxi conhecido por sua alta produtividade, sabor adocicado e resistência a doenças. Uma planta adulta pesa em média 3,5 kg.

O melão Lychee F1 é um dos primeiros melões a amadurecer, atingindo a maturidade em cerca de trinta e cinco dias. Por que ele é tão atraente para os produtores? Porque sua casca não é amarela, rosa ou mesmo laranja, mas branca, como uma margarida.

O melão Golpri Gold tem a seguinte descrição: uma única planta produz de 2 a 3 frutos, com peso médio de 3.000 g. O Golpri Gold F1 tem casca laranja e polpa cremosa e macia. Distingue-se pela sua resistência ao calor.

Variedades de meia estação

Os seguintes melões são considerados de maturação intermediária: Don Quixote, Primal, Anzer, Cappuccino, Northern Star, Anna Max, Jumbo, Chogare, Assate, Solnechnoye Delokomstvo, Hermius e Luna. Seu período de maturação não é nem precoce nem de meia estação, e dura setenta dias.

Variedades de melão de meia estação são populares

Os frutos são esféricos, com casca amarelo-creme e nervuras largas. Pesam em média 1,5 kg. A polpa é firme, doce e de sabor agradável. Dez mil sementes são semeadas por hectare. O híbrido é resistente ao estresse hídrico, à fusariose e a outras doenças do melão. Os frutos são fáceis de transportar e armazenar.

O feijão-jumbo amadurece em 90 a 100 dias após a semeadura. Produz uma boa colheita quando cultivado em estufas. A planta é vigorosa e trepadeira. Os frutos são alongados, elípticos, pesando até dois quilos, dependendo das práticas de cultivo adequadas. A casca é semelhante a uma rede, com segmentos distintos, de cor amarelo-creme com um leve tom esverdeado. O interior é alaranjado. Este vegetal de sobremesa tem um sabor excelente, uma estrutura fibrosa e é resistente a diversas doenças comuns.

Semeadura: no final de abril, semeie em vasos de turfa a uma temperatura de 25-30 graus Celsius. Transplante para uma estufa quando surgirem quatro folhas verdadeiras e, em seguida, para solo fértil.

Os cuidados incluem a poda apical, rega regular, mas moderada, e fertilização com fertilizantes complexos. A colheita está pronta no final do verão.

Don Quixote F1 é um híbrido de meia estação com frutos oblongos que pesam aproximadamente 5 kg. A casca é verde com uma textura reticulada bem definida. A polpa é branca, macia, doce e açucarada. Os frutos têm uma vida útil de quase noventa dias.

O híbrido foi desenvolvido de forma a ser resistente à fusariose e ao oídio.

As variedades de meia estação são plantadas no final de abril.

O melão Kamar produz frutos redondos, alongados e reticulados, com uma câmara de sementes muito pequena. Sua característica distintiva é a alta resistência à murcha de Fusarium.

O melão Chudo-Yudo é uma variedade de maturação média-precoce, com frutos redondos que podem pesar até 2,5 kg. Embora o nome não inspire muita confiança, os frutos são, na verdade, muito atraentes e doces.

Variedades populares de meia temporada: melão Marquise, melão Sladkoezhka, Bereginya, Dzhukar.

O melão Blondie é facilmente reconhecido pelas suas listras características na casca branca. O melhor período para começar o cultivo desta variedade é em abril. Seus frutos são os menores entre os melões brancos, pesando em torno de 600 a 700 g.

A variedade etíope amadurece em oitenta dias. A planta não se espalha muito. As folhas têm formato de coração e os frutos são redondos, amarelo-claros e bem definidos. A polpa é branca e firme.

A Amal F1 é a variedade de meia temporada mais popular. Leva em média setenta e nove dias da germinação à frutificação. A fruta é muito apresentável e atraente para os consumidores. É dourada clara, oval e com formato de rede. A polpa é macia, derrete na boca, amarela com um tom rosado. Transporta-se bem por cerca de um mês. Esta variedade é excelente para frutas cristalizadas e marmelada.

O melão Crème Brûlée é uma variedade de meia estação, com trepadeira de crescimento longo. Os frutos são ovais, lisos e amarelo-alaranjados, semelhantes à couve-flor.

Melon Unusual F1 é verdadeiramente da categoria “exótica”.

O melão Neobychaynaya F1 é uma variedade verdadeiramente exótica, pois se assemelha a uma abóbora. Geralmente é cultivado sob plástico (menos comumente em campo aberto). Sua polpa é amanteigada, muito suculenta e perfumada.

Variedades tardias

Melões de maturação tardia são os mais populares entre os jardineiros. Provavelmente todos já ouviram falar de variedades como Princesa Maria, Sugar Powder, Esmeralda, Torpedo e Gulyabi.

A variedade Princesa Maria é conhecida entre os jardineiros pela sua boa germinação, sabor equilibrado e cor incomum. Este híbrido de maturação tardia produz frutos esféricos, verde-acinzentados com uma rede esbranquiçada. Eles atingem um peso de 1,3 a 1,5 kg. A polpa é laranja intensa, suculenta e doce, com aroma de moscatel. Uma característica distintiva deste híbrido é a sua resistência a doenças bacterianas e virais.

O melão tardio é o mais popular entre os jardineiros.

É resistente ao frio, tem um aroma maravilhoso e é adequada para armazenamento. Em climas frios, este híbrido é cultivado sob plástico em estufa. Os cuidados incluem a poda apical. A rega deve ser interrompida 10 a 15 dias antes da maturação. Esta variedade pode ser consumida crua e também é adequada para doces.

O melão Zimovka é uma variedade de maturação tardia do tipo Altai. Sua polpa é verde-esmeralda e de consistência média. Pode pesar até 2,5 kg. É fácil de transportar e conserva sua doçura por muito tempo. A colheita começa noventa dias após a colheita do melão.

Torpedo – esta variedade leva mais de 110 dias para amadurecer. Esta planta é excelente para armazenamento e transporte a longo prazo. Os frutos, que pesam entre 5 e 8 kg, conservam o sabor até o início da primavera. São alongados, de cor amarelada e cobertos por uma fina película. A polpa é macia, suculenta e branca como a neve. Um aroma agradável exala ao ser cortada.

Torpedo – esta variedade amadurece em mais de 110 dias.

O gulyabi é um melão doce da Ásia Central. Amadurece em 133 dias e rende 15 kg por metro quadrado. Os frutos são ovais, pesando até 8.000 g. A superfície é dividida em pequenos segmentos quase invisíveis. O fruto é de cor amarelo-escura, com casca firme.

O melão Piel de Sapo é uma variedade de maturação tardia. Esta variedade produz frutos ovais, resistentes a rachaduras e com nervuras, que podem pesar até 2,2 kg. A polpa é branca como a neve e a casca é firme e verde-escura. As variedades Ricura e Mabel pertencem a este tipo.

Independentemente da variedade, o melão é suscetível às mesmas doenças e pragas. Entre elas, oídio, fusariose, míldio, antracnose e podridão radicular. Visitantes indesejáveis ​​incluem pulgões, larvas de besouro-arame e ácaros.

É preciso estar preparado para todas essas doenças com antecedência para que o dinheiro gasto em sementes de alta qualidade não seja desperdiçado.

A variedade Torpedo é adequada para armazenamento e transporte a longo prazo.

Cada pessoa determina as melhores variedades de melão com base em seus próprios critérios. Alguns preferem frutos do tamanho de uma noz, enquanto outros optam por melões exóticos e incomuns, como o Kiwano. Outros ainda se preocupam com o cultivo e buscam as melhores sementes.

Não importa se são melões-arbustivos, melões-turcos, melões-banana ou melões-kiwi. O importante é seguir todos os passos essenciais de cultivo e cuidado. Assim, essa delícia saborosa encantará sua família com seu aroma e sabor de verão, além de gerar uma ótima renda.

Vídeo: Plantando melões em campo aberto e em estufa

Este vídeo vai te ensinar como plantar em campo aberto e em estufa.

Pera

Uva

Framboesa