As melhores variedades de melão para cultivo ao ar livre
Cedo
Muitos agricultores preferem cultivar variedades precoces para desfrutar do sabor delicioso desta fruta em meados do verão. Portanto, vamos dar uma olhada mais de perto nas melhores variedades de melão doce precoce que podem ser cultivadas ao ar livre.
Comecemos pela variedade Rannaya 133, de maturação precoce (como o próprio nome indica). Em até 70 dias após a germinação, você poderá desfrutar de frutos relativamente grandes e maduros (pesando entre 1,5 e 2 kg). Eles têm formato ligeiramente oblongo, com casca amarela que revela uma polpa branca, suculenta e aromática. O fruto possui um sabor agradável e adocicado. As plantas toleram bem a seca e a luz solar não lhes causa nenhum dano, permitindo a colheita de toda a plantação simultaneamente, já que todas as plantas frutificam ao mesmo tempo. Vale ressaltar também que, em regiões onde o verão é suficientemente ameno, é preferível cultivar essa planta em estufa.
Outra variedade de melão de maturação precoce é o Early Sweet. Se você plantar a muda no início de abril e proporcionar as condições adequadas, colherá frutos redondos e amarelo-brilhantes na segunda metade do verão. Uma característica marcante dessa variedade de melão é o alto teor de diversos açúcares na polpa. Isso lhe confere um sabor adocicado muito suave que, aliado à excepcional suculência da fruta, a torna popular entre os consumidores.
Os frutos pesam em média de 2 a 3 kg e a casca é muito lisa ao toque, sem irregularidades ou rachaduras. Esta variedade de melão é adequada para cultivo ao ar livre em quase todas as regiões, embora medidas adicionais, como a cobertura com filme plástico, sejam por vezes necessárias.
Os produtores franceses fizeram um excelente trabalho desenvolvendo uma nova variedade de melão, o Charentais. Ele se parece com uma pequena bola acinzentada com listras esverdeadas ao longo do seu comprimento. A polpa tem uma linda cor laranja-acastanhada, com um aroma agradável e sabor delicado. O Charentais é baixo em calorias, então você pode saborear suas fatias sem se preocupar com o ganho de peso.
Outra variedade trazida da França é a Mazin. Os melões têm formato elíptico e coloração acastanhada. A Mazin possui diversas características que lhe renderam avaliações positivas de agricultores e consumidores: os frutos são bastante compactos (pesando até 3 kg), podem ser armazenados por várias semanas após a colheita sem estragar e também são adequados para o transporte.
Infelizmente, os melões franceses são difíceis de cultivar no clima local, por isso apenas agricultores experientes e confiantes em suas habilidades se dedicam a essa tarefa.
A melancia Cinderela é uma planta perfeita para a nossa região. Os frutos amadurecem em até 75 dias após o plantio das sementes. Portanto, em pouco tempo, você pode colher uma safra abundante de frutos pequenos e compactos, pesando até 1 kg. A Cinderela é altamente resistente a diversas doenças que comumente afetam essa cultura. Sua casca é lisa, amarela e um tanto rugosa, e a polpa tem uma agradável cor creme. A Cinderela possui um sabor adocicado devido ao seu alto teor de açúcar.
A próxima variedade que vamos analisar é a Marquise. Ela produz frutos relativamente grandes (1,5 a 2 kg) com uma bela tonalidade dourada, cobertos por uma casca grossa. Por dentro, você encontrará uma polpa macia, muito suculenta e tenra, com um sutil sabor de abacaxi. A Marquise amadurece em cerca de 70 dias a partir dos primeiros brotos, e a produção pode chegar a 8 kg. No entanto, o cultivo da Marquise exige atenção a diversas nuances, caso contrário, você não alcançará os resultados desejados.
A variedade de melão "Sonho do Sibarita", trazida do distante Japão, tem uma aparência incomum: apresenta coloração verde listrada, os frutos são bem pequenos (apenas 300-400 g) e a produção é modesta – até 20 desses pequenos frutos podem ser colhidos em um único canteiro. No entanto, amadurece muito mais cedo do que outras variedades – a colheita pode ser obtida já 50 dias após a germinação (em climas quentes). Sua polpa é branca como a neve, com um tom de mel. Esta variedade de melão é adequada para cultivo ao ar livre, mas apenas se o canteiro receber calor e luz suficientes. É quase impossível cultivá-la em climas frios.
Um melão grande chamado Miron atinge a maturidade em dois meses. Este é considerado um tempo recorde para frutos com peso entre 3 e 5 kg. Eles têm um formato alongado e elíptico, com casca amarelo-escura e uma estrutura reticulada bem definida. A polpa é branca e bastante firme. O Miron possui um teor de açúcar significativo — impressionantes 13% — o que lhe confere um sabor bastante adocicado.
Por fim, a Dubrovka é uma variedade versátil caracterizada pela maturação precoce. O melão é redondo (às vezes até ligeiramente alongado), com casca alaranjada parcialmente coberta por uma película. Ocasionalmente, podem aparecer manchas laranja-escuras na fruta, especialmente durante o amadurecimento. A polpa da Dubrovka é de um belo branco neve, tem consistência firme e um sabor delicado e adocicado.
Os frutos em si não são particularmente grandes — pesam entre 0,5 e 1,5 kg — mas a produção é bastante alta. Além disso, a variedade Dubrovka tolera bem a seca, portanto, mesmo em um verão muito quente, você ainda terá uma excelente colheita.
Meio da temporada
Isso inclui variedades de melões que amadurecem no final do verão. Ao contrário de seus antecessores, eles têm polpa mais firme e um sabor significativamente mais doce. Então, vamos começar.
Começaremos com a variedade Kolkhoznitsa 753, que leva 90 dias para amadurecer. Ela produz frutos esféricos de tamanho médio (1-1,5 kg), lisos ao toque, sem rachaduras e com uma textura distinta, semelhante a uma rede. A polpa é branca, excepcionalmente suculenta e tem uma textura firme. O sabor é bastante doce e o aroma, muito intenso e agradável. Em condições favoráveis e com bons cuidados, essa beleza pode render até 20-22 kg. No entanto, vale ressaltar que a Kolkhoznitsa tem baixa resistência a doenças como oídio e antracnose, que podem reduzir significativamente a qualidade e a quantidade da colheita.
A variedade Ethiopka tem um formato interessante, amadurecendo em apenas 80 dias. Essas pequenas plantas produzem frutos redondos (às vezes ligeiramente alongados) e, em boas condições e com os devidos cuidados, podem atingir um peso de 7 kg. A casca é dourada, áspera ao toque e dividida em segmentos (lóbulos). A polpa da Ethiopka é branca, muito suculenta e firme. Tem um sabor muito doce e pode ser usada para fazer um excelente licor de melão. A Ethiopka produz um bom rendimento — até 20 kg por 10 metros quadrados.
A variedade Lada leva aproximadamente 85 dias para amadurecer. Os melões Lada são grandes, esféricos e podem pesar até 4 kg. A polpa é de um branco bonito com um tom amarelado, muito suculenta e doce. Sua doçura é o que torna o Lada tão popular entre os agricultores, pois sua polpa pode ser usada para fazer doces deliciosos ou até mesmo frutas cristalizadas. Portanto, se você decidir cultivar essa variedade, poderá sempre se deliciar com doces saborosos feitos com esse melão.
Vamos também falar um pouco sobre o melão-cantalupo, do qual a variedade Ojén é uma delas. Ele tem formato arredondado, ligeiramente achatado. A casca é verde-amarelada, dividida em segmentos por listras esverdeadas. A polpa tem aroma intenso e é muito doce, apesar da cor verde, que pode sugerir maturação incompleta. O melão Ojén amadurece em 83 dias e sua produção chega a 12 kg por dez metros quadrados.
Amal é uma variedade de melão que, após 78 dias, irá deliciar você com frutos atraentes, uniformes e de formato oval. A casca é dourada e coberta por uma fina camada. Os frutos em si não são particularmente grandes — cada um pode pesar entre 1 e 3 kg —, mas esses melões são muito doces. A polpa tem uma bela cor dourada com um tom rosado, é muito suculenta e possui um aroma agradável. Seu sabor excepcionalmente doce é o que tornou essa variedade tão popular, então, se você quiser se deliciar com um melão suculento e doce, escolha Amal.
Tarde
As variedades de maturação tardia incluem aquelas com a estação de crescimento mais longa e um período de maturação relativamente extenso. No entanto, esses melões podem ser armazenados durante o inverno para que se possa desfrutar de seu sabor doce e delicado mesmo em climas frios.
Primeiramente, descreveremos a variedade de melão Ananas, de maturação tardia. Ela requer um longo período de amadurecimento (95 dias). Os frutos do Ananas não são muito grandes (até 3 kg) e têm um formato oval bem definido. A casca apresenta uma bela tonalidade dourada e a rede interna do melão é convexa. A polpa dessa variedade é muito oleosa e excepcionalmente suculenta, com um aroma persistente. Quanto ao sabor, lembra um pouco o abacaxi, como o nome sugere. Podem ser armazenados por até duas semanas sem perder o sabor. Além disso, são altamente resistentes a diversas doenças, o que facilita bastante o cultivo para os agricultores.
O melão Zolotistaya amadurece em 90 dias. Seus frutos caracterizam-se por um formato arredondado, ligeiramente alongado, com casca lisa e uma bela cor laranja brilhante. Cada melão é pequeno, pesando apenas um quilo. A polpa do melão Zolotistaya é muito suculenta, macia ao toque e possui um aroma persistente. Tem um sabor doce maravilhoso que pode ser apreciado por até três semanas após a colheita — esse é o tempo que ele pode ser armazenado.
A variedade Torpedo requer 133 dias para recompensar o cultivador com uma excelente colheita. Os melões são oblongos, alongados e ligeiramente arredondados. A casca é amarela, com finas fissuras por toda a superfície, que é coberta por uma película. A polpa é branca como a neve, muito macia, suculenta e doce. O aroma se intensifica com o tempo após a colheita. A Torpedo produz bons rendimentos e os melões são grandes (pesando entre 4 e 8 kg). Além disso, é altamente resistente à seca, portanto, mesmo um verão seco resultará em uma excelente colheita.
O melão Gulyabi, importado da Ásia Central, pode ser armazenado em local fresco até a primavera. Amadurece 133 dias após o surgimento dos primeiros brotos e produz uma colheita considerável de até 14 kg por dez metros quadrados. Tem formato oval e peso substancial (até 7 kg). A superfície é dividida em segmentos e coberta por uma fina película contínua, de cor amarelo-sujo. A polpa é branca como a neve, muito densa, até mesmo ligeiramente viscosa. O sabor do Gulyabi é excepcionalmente doce, intensificando-se com o armazenamento. Esta variedade é perfeita para quem deseja desfrutar do sabor delicado de um melão durante o frio do inverno.
98 dias a partir do momento em que os primeiros brotos aparecem – esse é o tempo que a variedade Zimovka leva para produzir uma colheita maravilhosa. Os frutos da zimovka são de tamanho médio (até 3 kg), ovais e têm uma casca amarelo-esverdeada bastante lisa ao toque. Também apresenta uma textura fina e granulada. A polpa do melão maduro é de um verde claro intenso, firme e suculenta. O sabor é agradável e adocicado, desenvolvendo novas características algum tempo após a colheita.
A produção da Zimovka é excepcionalmente alta – mesmo sem irrigação, é possível colher até 14 kg por 10 metros quadrados (devido à sua alta tolerância à seca), e com os devidos cuidados e irrigação, a produção pode chegar a 38 kg! A fruta também é altamente resistente a rachaduras durante o amadurecimento. Além disso, pode ser armazenada em local fresco por até três meses sem perder seu excelente sabor. A Zimovka também apresenta alta resistência a diversas doenças.
Vídeo: Cultivo de melões em campo aberto
Este vídeo vai te ensinar como cultivar melões corretamente ao ar livre.











