Quando colher e como armazenar vagem

O feijão é um alimento básico popular em culinárias de todo o mundo. No nosso país, o feijão-espargo tornou-se um alimento básico e popular. Cultivar essa hortaliça não é mais difícil do que cultivar feijão-verde comum. Hoje, vamos te contar quando colher diferentes variedades de feijão-espargo e como armazená-los corretamente.

Características de maturação de diferentes variedades

Essa cultura que adora calor, cujo nome deriva do seu sabor que lembra o de brotos jovens de aspargos, não é recomendada para cultivo na Sibéria e em outras regiões com climas rigorosos. A germinação requer temperaturas acima de 10°C, e a geada pode destruir os brotos frágeis. Em algumas regiões, variedades comuns de beterraba sacarina são cultivadas em hortas, enquanto em outras, a variedade de feijão-caupi, ou simplesmente "feijão-fradinho", com vagens longas, é a preferida.

As vagens precoces amadurecem em 40 a 50 dias.

Para aproveitar ao máximo o feijão-verde e garantir um estoque para o inverno, escolha variedades de ciclo precoce e médio. As variedades de ciclo tardio não amadurecem a tempo. Os jardineiros podem colher as variedades precoces em apenas 40 a 50 dias a partir do momento em que as mudas emergem, e as variedades de meia estação em 70 a 80 dias. O período de maturação dos feijões de maturação tardia é de pelo menos 120 a 130 dias.

Quando e como colher

Quando devo colher as vagens para obter grãos suculentos e tenros? O ideal é colhê-las duas semanas após o surgimento das primeiras flores e antes da formação das sementes. Colher a cada dois dias prolonga a frutificação e evita que as vagens endureçam. Em clima úmido e frio, o desenvolvimento das vagens é mais lento, portanto, a colheita deve ser feita a cada 5 a 7 dias.

É melhor colher durante as primeiras horas da manhã.

O melhor horário para colher as vagens é pela manhã. Nesse horário, elas ainda contêm umidade da noite anterior e não foram ressecadas pelo sol. Para a colheita, utilize tesouras de poda afiadas. Evite remover as vagens com as mãos, pois isso pode danificar a planta. As vagens, próprias para consumo ou armazenamento, têm geralmente de 10 a 20 cm de comprimento.

Regras de armazenamento de longo prazo

Todo jardineiro quer conservar sua colheita para poder desfrutar de seus vegetais favoritos durante todo o inverno. Os feijões são apreciados por sua polpa macia. Mas mesmo armazenados em uma adega fresca ou geladeira, eles perdem seu valor nutricional e sabor após uma semana.

O melhor lugar para guardar feijão é no congelador.

A colheita, exposta em um local com ventilação normal, seca e fica com textura grosseira após 2 semanas.

Como armazenar vagens corretamente? A melhor maneira é congelá-las. Antes de congelar, seque as vagens em um prato ou bandeja. Elas serão então armazenadas no congelador. Para facilitar o armazenamento, os vegetais completamente congelados podem ser colocados em sacos ou recipientes especiais. Cozinheiros experientes costumam escaldar as vagens primeiro e fervê-las em água salgada por no máximo 2 minutos. Armazenadas em local adequado, as vagens mantêm seu sabor por até 6 meses.

Vídeo: "Preparando Feijões para o Inverno"

Este vídeo vai te mostrar como preparar feijões para o inverno.

Pera

Uva

Framboesa