Quando e como colher feijões da horta para armazenamento.
Contente
Colheita de vagens verdes
As vagens de feijão-verde podem ser usadas para preparar uma variedade de pratos deliciosos. Para isso, elas devem estar suculentas, com a parte verde carnuda e os grãos ainda não formados. Podem ser colhidas de 8 a 10 dias após a formação dos ovários. Dependendo da variedade, as vagens podem variar de 5 a 14 cm de comprimento. Para verificar se uma vagem está madura, abra-a e inspecione a parte interna. A textura deve ser uniforme e não fibrosa. As vagens geralmente amadurecem de forma irregular e podem ser colhidas conforme a necessidade.
Você pode prolongar a época de frutificação regando os feijões após a primeira colheita — isso estimula a formação de novas vagens. Novas vagens comestíveis aparecerão até a chegada da geada. Em climas temperados, as vagens recém-amadurecidas podem ser colhidas em média de 1 a 2 vezes por semana, enquanto em regiões mais ao sul, de 2 a 3 vezes.
O início da manhã é o melhor horário para a colheita: graças à umidade noturna, as vagens ficam especialmente suculentas nesse período. Para evitar danificar a planta, elas devem ser cortadas com tesoura ou arrancadas, segurando o caule com a outra mão.
Lembre-se que os feijões verdes precisam ser bem cozidos – isso destrói a substância nociva que eles contêm, a faesina.
Colheita de feijões
Agora vamos descobrir quando colher os feijões da horta para armazená-los, caso você tenha interesse em cultivá-los.
Se você pretende usá-las para consumo, o melhor momento é quando estão "maduras e leitosas". Nessa fase, as folhas começam a secar, as vagens de algumas variedades ficam amarelas e os grãos crescem, tornam-se firmes e adquirem a cor característica da variedade. As vagens inferiores geralmente amadurecem primeiro.
Você pode colher os feijões à medida que amadurecem, mas faça isso regularmente para evitar que caiam das vagens abertas. Como alternativa, coloque um plástico sob a planta. Se você não recolher os feijões caídos, eles podem atrair pragas, que começarão a danificar as vagens verdes.
O que fazer com os feijões se a chuva impedir que amadureçam? Nesse caso, você pode colhê-los inteiros e secá-los em uma despensa ou ao ar livre, à sombra.
Dependendo da variedade e das condições climáticas, a colheita do feijão começa em julho e continua até outubro. Em estufa, o amadurecimento pode ocorrer já em junho. Feijões trepadores podem render de duas a três colheitas por temporada.
Se você tiver variedades de maturação precoce e tardia, é uma boa ideia identificar as plantas com placas para evitar confusão sobre o momento ideal da colheita. Para regiões mais frias, como a Sibéria, recomenda-se o uso de variedades de maturação precoce.
Para algumas variedades, a produção depende da rapidez com que as vagens maduras são colhidas: quanto mais frequentemente forem colhidas, mais abundantemente o canteiro de feijões produzirá frutos.
Se você deseja coletar sementes para cultivo futuro, é aconselhável fazê-lo mais tarde, quando as vagens já estiverem consideravelmente secas e as próprias sementes estiverem duras.
Métodos de armazenamento
A próxima questão importante é: como armazenar os feijões?
As vagens verdes podem ser armazenadas na geladeira. Elas se conservam na gaveta de legumes por cerca de 10 dias a uma temperatura de 4 a 7 °C e umidade não superior a 95%.
Muita gente pergunta: como conservar feijão fresco para o inverno? A solução é usar o congelador. Lave e corte os feijões em pedaços de cerca de 2,5 cm de espessura e, em seguida, escalde-os em água fervente. Depois de esfriarem, coloque-os no congelador em sacos plásticos herméticos ou recipientes para alimentos, dividindo-os em porções. Você também pode congelá-los frescos, soltos, desde que estejam completamente secos, caso contrário, irão congelar. O feijão fresco mantém o sabor no congelador por até seis meses.
Para conservar os feijões debulhados, eles devem primeiro ser bem secos; caso contrário, podem mofar. Para secar, espalhe os feijões em uma camada fina sobre papel ou filme plástico. Mexa-os diariamente. Feijões danificados não devem ser armazenados.
Os gorgulhos penetram facilmente nos sacos de tecido, o que pode causar danos significativos à colheita. Para evitar a infestação por besouros, os feijões nos sacos devem ser armazenados apenas a temperaturas abaixo de 7°C (45°F). Isso pode ser feito na geladeira (se houver espaço disponível) ou, no inverno, em uma varanda sem aquecimento ou em uma despensa. A umidade relativa não deve ser superior a 50%. Acredita-se que o cheiro de alho repele pragas, por isso muitos jardineiros recomendam adicionar alguns dentes de alho a cada saco.
O melhor lugar para armazenar feijões secos é em potes de vidro com tampas herméticas, onde os feijões ficarão protegidos tanto de insetos nocivos quanto da umidade.
Uma defesa adicional contra besouros que possam ter se escondido nos grãos durante o verão é a torrefação: colocar os grãos em um forno pré-aquecido a 90°C por 4 a 5 minutos. Este método só é utilizado para grãos destinados ao consumo; não é adequado para sementes.
Vídeo: "Colheita manual de feijões"
Este vídeo mostrará como colher feijões manualmente.




