Regras para o cultivo e cuidado do feijão-verde
Contente
Tipos principais
As vagens são geralmente divididas em dois tipos: arbustivas e trepadeiras. Elas também variam bastante em cor: podem ser verdes, amarelas, roxas e até rosas. No entanto, os jardineiros estão mais interessados na primeira classificação. Portanto, se você planeja plantar vagens ao ar livre, é melhor escolher as variedades arbustivas, pois são mais resistentes ao frio. Além disso, essas plantas não precisam de suporte e produzem frutos em abundância. As variedades trepadeiras, por outro lado, rendem uma colheita maior — devido ao crescimento constante do caule, o número de vagens também aumenta.
Se você ainda não cultivou feijão-verde, experimente plantar algumas mudas de cada variedade para ver como elas se adaptam ao seu clima. A única dica: nos Urais, é melhor plantar variedades de maturação precoce, que estejam prontas para a colheita já em julho.
Preparando o canteiro do jardim
Para garantir uma colheita abundante e um sabor delicioso, o solo do canteiro deve ser fértil, bem drenado e solto, com um nível normal de acidez. As vagens, especialmente as variedades trepadeiras, não gostam de ventos fortes, portanto, escolha um local levando isso em consideração. Antes do plantio, limpe bem o canteiro e a área ao redor, removendo todas as ervas daninhas. Procure plantar vagens em áreas anteriormente ocupadas por repolho, batata ou tomate.
No outono, a área selecionada é revolvida e fertilizada: 6 kg de matéria orgânica, 35 g de superfosfato e 20 g de cloreto de potássio por metro quadrado de solo. Com a chegada da primavera, pode-se adicionar ao solo um fertilizante complexo com alto teor de potássio.
Semeadura de sementes
O cultivo de feijão-verde será mais produtivo se as sementes forem pré-aquecidas. Em escala industrial, isso é feito em estufas de secagem especiais, mas para os nossos propósitos, uma janela comum voltada para o sul será suficiente. Após esse período de "descanso" de uma semana, deixe os feijões de molho em água por cerca de um dia.
Pronto, os feijões estão prontos para o plantio. Se você escolheu uma variedade arbustiva, semeie-os em fileiras ou em padrão escalonado. Coloque dois feijões em cada cova — caso um não germine.
A distância entre os furos é mantida em 25 cm e entre as fileiras em cerca de meio metro.
Para as variedades de feijão-verde trepador, recomenda-se um esquema de plantio diferente, que garante o cultivo e os cuidados mais eficientes. Nesse caso, instala-se um suporte especial no canteiro antes do plantio, ao longo do qual as hastes irão trepar, e cava-se um buraco ao lado.
Cuidados e fertilização
Assim que os primeiros brotos aparecerem, o solo deve ser bem afofado e uma camada de cobertura morta pode ser aplicada. Afofe o solo com cuidado para evitar danificar as raízes delicadas. Após mais algumas semanas, afofe o solo entre as fileiras novamente e amontoe terra ao redor das mudas.
O feijão-verde é uma cultura que não requer apenas fertilização do solo no outono e na primavera; ele precisa de adubação adicional.
Primeiro, durante a fase de brotação e, em seguida, novamente no início da frutificação. Você pode alimentar as plantas com superfosfato (15 g) e cinzas de madeira (50 g) por metro quadrado de canteiro. Se possível, adicione uma mistura de nutrientes complexa com boro, manganês e molibdênio.
Dicas do jardineiro
Essa cultura é muito sensível a fortes rajadas de vento. Se você não tem um local ideal no seu jardim, o melhor é plantar o feijão em meia-sombra, mas não em uma área aberta e exposta a ventos fortes. Ao cultivar feijão, lembre-se de que ele não só proporciona uma colheita saudável de vegetais, como também enriquece o solo com nitrogênio. Assim, tudo o que você plantar depois dele crescerá vigorosamente.
A colheita começará a amadurecer aproximadamente dois meses após o plantio. O ideal é colher as vagens pela manhã, antes que o orvalho derreta – isso garantirá que estejam mais suculentas.
Vídeo: Como cultivar feijão-verde
Este vídeo vai te mostrar como cultivar feijão-verde em casa.



