Como um iniciante pode cultivar cogumelos em casa
Contente
- 1 Que variedade de cogumelos champignon devo escolher?
- 2 Preparação das sementes e do substrato
- 3 Selecionando um recipiente e características de semeadura
- 4 Condições necessárias para o crescimento
- 5 Cuidando de cogumelos
- 6 Controle de pragas e doenças
- 7 Regras de colheita
- 8 Dicas para apanhadores de cogumelos
- 9 Vídeo: Cultivando cogumelos em casa
Que variedade de cogumelos champignon devo escolher?
Cultivar cogumelos champignon em casa exige a escolha da variedade certa. Variedades selecionadas por melhoramento genético são as melhores para o cultivo em ambientes internos, pois toleram bem ambientes artificiais. A variedade de champignon branco cultivado é um híbrido que produz cogumelos brancos, creme ou marrons. A variedade marrom produz os menores cogumelos — seus chapéus têm quase metade do tamanho dos da variedade branca.
É perfeitamente possível cultivar cogumelos silvestres. Essas variedades incluem:
- Comum. Os frutos que crescem em húmus têm um chapéu grande num caule curto;
- Cogumelos silvestres. Esses cogumelos têm um chapéu muito grande (até 150 mm de diâmetro) e um estipe oco. São encontrados com mais frequência ao longo das estradas e em clareiras de prados;
- Cogumelos de calçada. Esses cogumelos não são adequados para consumo porque crescem dentro dos limites da cidade (frequentemente rompendo o asfalto) e absorvem substâncias nocivas tanto do ar quanto do solo. Eles têm uma cor bege suja;
- Cogumelos silvestres. Esta variedade cresce em florestas e é mais adequada ecologicamente para consumo. Os cogumelos são pequenos, marrons e têm um caule longo.
Preparação das sementes e do substrato
Existem muitas dicas sobre como cultivar cogumelos. De qualquer forma, o cultivo de cogumelos em casa começa com a preparação das sementes e do meio de cultivo.
Você precisará de ¾ de partes de esterco e ¼ de partes de composto. O esterco de cavalo é o melhor, pois é o mais fértil, mas o esterco de aves ou de vaca também são boas opções. O composto para o cultivo de cogumelos é feito de palha de trigo ou centeio. O composto também pode ser feito de folhas caídas ou outra matéria orgânica.
Além dos itens acima, o substrato deve conter quantidades menores de giz, gesso, fertilizantes superfosfato, ureia e farelo.
O treinamento em cultivo de cogumelos inclui o estudo da tecnologia de produção de substrato. Para isso, os elementos de compostagem (palha e folhas) são deixados de molho em água morna por 24 horas. Em seguida, o esterco e a palha são colocados em camadas no recipiente, umedecendo a palha com ureia após cada camada. Depois de adicionar os ingredientes principais, acrescente os restantes e misture bem. O composto resultante deve ser deixado a repousar por 20 dias, até que o odor a amoníaco evapore.
A tecnologia de cultivo de cogumelos inclui técnicas de preparação de sementes. Os cursos de cultivo de cogumelos sempre recomendam o uso de material de plantio estéril, cultivado em laboratório. O micélio para plantio pode ser à base de composto ou de grãos. O micélio de cogumelo em composto é menos produtivo, mas mais econômico. O micélio em grãos tem uma vida útil mais longa e produz rendimentos maiores.
Selecionando um recipiente e características de semeadura
Ao considerar como cultivar cogumelos em casa, surge o desafio de escolher um recipiente adequado. A principal regra para um recipiente de cultivo de cogumelos é a sua profundidade, que deve ser de pelo menos 20 cm. Isso porque os cogumelos necessitam de nutrientes ativos, e uma camada fina de substrato não fornece à plantação todos os minerais benéficos.
Os cogumelos champignon, de fácil cultivo, podem ser cultivados em praticamente qualquer recipiente: uma tigela, uma bandeja, uma cesta, uma caixa; o cultivo em sacos também é uma prática comum.
Antes do plantio, o substrato deve ser preparado: pasteurize-o e resfrie-o a 25 graus Celsius. O micélio de composto é colocado em punhados em buracos escalonados de até 5 cm de profundidade. O material de semeadura é plantado da maneira usual: o solo é polvilhado com as sementes e, em seguida, coberto com uma fina camada de solução nutritiva.
Caso não seja possível obter material de plantio estéril, é perfeitamente possível cultivar cogumelos champignon a partir de micélio natural coletado nas áreas onde o micélio cresce.
Condições necessárias para o crescimento
Ao considerar a questão "Como cultivar cogumelos em ambientes internos?", você precisa determinar o espaço disponível para o cultivo. O cultivo ao ar livre é o mais conveniente do ponto de vista da higiene, mas criar condições adequadas em ambientes externos é difícil.
A melhor maneira de cultivar cogumelos é em casa. Isso pode ser feito em uma varanda, porão, garagem, adega ou despensa. O segredo é manter o local escuro e úmido.
Na varanda, essas condições podem ser criadas artificialmente aplicando película nos vidros e instalando um umidificador. Em outros cômodos, o controle artificial da umidade também pode ser necessário, com um nível de pelo menos 70%.
É importante também manter uma temperatura amena durante todo o ano, em torno de 20 graus Celsius. Oscilações de temperatura são altamente indesejáveis. Boa ventilação e limpeza também são essenciais para o bom desenvolvimento das culturas.
Antes de instalar os recipientes de micélio, o ambiente é completamente desinfetado para evitar o crescimento de mofo nas paredes devido à alta umidade. Isso é feito com soluções de sulfato de cobre, água sanitária ou formalina.
Após a desinfecção, o ambiente é ventilado e verificado quanto à ventilação adequada e ao controle da temperatura. A ventilação é importante para garantir a circulação de ar fresco, e correntes de ar não são recomendadas. Janelas abertas e aberturas amplas podem permitir a entrada de insetos e correntes de ar descontroladas, resfriando o ambiente. A temperatura deve ser monitorada com um termômetro e, se necessário, ventiladores e sistemas de aquecimento devem ser instalados.
Cuidando de cogumelos
Cuidar de cogumelos champignon é simples. Desde que todas as condições necessárias sejam atendidas, eles exigem pouca intervenção humana durante o crescimento.
Após o plantio, mantenha a temperatura entre 20 e 22 °C e a umidade no nível usual de 70 a 80%. Para manter o nível de umidade desejado, cubra o recipiente com filme plástico e borrife com água morna. Continue assim durante os primeiros 20 dias, evitando que a umidade atinja o micélio.
De 12 a 14 dias após o plantio do micélio, este começa a crescer ativamente. Nesse momento, ele deve ser coberto com uma mistura de solo especialmente preparada. Essa mistura consiste em 4 partes de húmus de folhas tratado contra parasitas, além de calcário e turfa na proporção de 1:5. Muitos cultivadores de cogumelos recomendam interromper a rega após 20 dias, pois o excesso de umidade pode causar a podridão dos cogumelos. Ao mesmo tempo, recomenda-se reduzir a temperatura para 16-18 graus Celsius. Às vezes, durante o período de crescimento, recomenda-se a fertilização com fertilizantes proteicos.
Controle de pragas e doenças
Os cogumelos são uma cultura suscetível a doenças e pragas. As principais fontes de infecção são componentes do substrato, infecções em ambientes internos e insetos transportados pelo ar.
Para evitar a contaminação do solo, utilize apenas materiais de fabricantes confiáveis. Lembre-se de tratar termicamente partes do substrato antes do plantio para eliminar possíveis pragas e doenças. O material de compostagem não deve conter matéria vegetal em decomposição ou contaminada.
Conforme mencionado anteriormente, a área de cultivo de cogumelos é completamente limpa e desinfetada. As paredes e o teto podem ser tratados com cal ou um revestimento antifúngico, que pode ser adquirido em lojas de materiais de construção.
A ventilação com aberturas de malha fina impede a entrada de insetos, que também carregam bactérias nocivas.
Regras de colheita
A colheita ocorre 30 a 40 dias após o plantio, apresentando-se como cogumelos cobertos por uma fina película que conecta o chapéu ao estipe. Cogumelos saudáveis e sem sinais de apodrecimento são cuidadosamente retirados do solo, e o local de cultivo é coberto com substrato e levemente regado.
Um novo cogumelo acabará por surgir no lugar do pequeno cogumelo, marcando o início das chamadas "ondas" de frutificação. Podem ocorrer até sete dessas ondas até que o micélio se esgote completamente. Durante a frutificação ativa, os cogumelos não são apenas consumidos pelos membros da família, mas também podem ser vendidos.
Dicas para apanhadores de cogumelos
O primeiro conselho que você ouvirá dos coletores de cogumelos é cultivar champignon para venda, pois são muito procurados e caros. A segunda recomendação mais importante é evitar o cultivo de cogumelos em estruturas de madeira, pois a umidade pode causar o desenvolvimento de mofo na madeira.
Vídeo: Cultivando cogumelos em casa
Este vídeo vai te mostrar como cultivar cogumelos em casa.







