Tecnologia para cultivar cogumelos em tocos de árvores em casa.

Cultivar cogumelos é um ótimo hobby, mesmo para quem tem apenas um conhecimento superficial. Os cogumelos podem ser cultivados não apenas intensivamente, mas também extensivamente, em tocos (para que você possa colher diretamente no seu jardim). Os cogumelos ostra são os mais adequados para o plantio em tocos. No entanto, você também pode cultivar cogumelos-de-mel, cogumelos-isca ou cogumelos-de-folha-serrilhada. Contudo, é improvável que você consiga cultivar champignon dessa forma. Neste artigo, discutiremos o cultivo de cogumelos ostra em tocos.

Seleção e preparação dos tocos

Como cultivar cogumelos ostra no seu jardim? Cultivar cogumelos ostra em tocos de árvores requer um preparo cuidadoso. Primeiro, você precisa selecionar o próprio toco, que servirá de base para o futuro micélio.

O cultivo de cogumelos ostra em tocos de árvores requer um preparo cuidadoso.

Recomenda-se selecionar lascas de madeira de árvores de folha caduca (com até meio metro de comprimento) ou usar tocos remanescentes de árvores recentemente abatidas. Se você deseja cultivar cogumelos ostra com sucesso em tocos de árvores, escolha madeira de árvores de folha caduca. Madeira de bordo, freixo, bétula, álamo ou choupo são bons materiais. As coníferas têm um efeito prejudicial no micélio, pois contêm grandes quantidades de resinas cáusticas que o destroem. Para garantir o nível de umidade necessário para o cultivo do cogumelo ostra, mergulhe os tocos em um recipiente com água por alguns dias, embora isso não seja necessário se estiver usando madeira fresca.

Após preparar o tronco, adicione o micélio. Isso pode ser feito de diversas maneiras. Você pode fazer furos escalonados no tronco, com até 6 cm de profundidade e 1 cm de diâmetro. Basta despejar o micélio (você precisará da variedade em grãos) nesses furos e, em seguida, selá-los com musgo ou fita adesiva. Se o micélio estiver em forma de bastonetes, coloque-os nos furos previamente feitos e sele-os com massa de modelar.

Para cultivar cogumelos, você precisará de estacas de madeira.

Você pode cortar um pequeno disco (cerca de 2 a 3 cm) e cobrir a extremidade do tronco com micélio, depois cobrir completamente a parte superior com o disco, fixando-o firmemente com pregos. Você também pode cobrir a extremidade do tronco com micélio (uma camada de 1 cm), colocar outro tronco coberto com micélio por cima, depois um terceiro e assim por diante. O resultado é uma espécie de coluna coberta de micélio.

Após a conclusão do trabalho, os troncos com o micélio devem ser armazenados em um porão. Esta é considerada a melhor opção, embora um galpão também possa ser usado como local de armazenamento. Em último caso, uma garagem serve, embora os especialistas sejam extremamente cautelosos com essa opção. Os troncos são empilhados em forma de pirâmide e cobertos com juta. Se você usou o terceiro método, basta organizar os troncos verticalmente, criando uma estrutura semelhante a uma coluna. Eles são colocados em várias fileiras, com palha e serragem preenchendo os espaços entre eles. Também são polvilhados com serragem por cima e, em seguida, envoltos em juta nas laterais.

Plantar tocos no solo

Escolha uma área sombreada para cultivar cogumelos.

O próximo passo no cultivo de cogumelos é plantar os tocos no solo. O ideal é fazer isso em maio, quando o clima finalmente esquenta. Escolha um local sombreado para o plantio, garantindo que o micélio em crescimento esteja o mais confortável possível. Cave um buraco raso (até 10-15 cm) e forre o fundo com serragem ou folhas úmidas. Coloque o toco cuidadosamente no buraco. Certifique-se de que haja pelo menos 35 cm de distância entre os tocos. Após o plantio, regue os tocos conforme necessário.

Tecnologia em crescimento

Existem várias maneiras de cultivar cogumelos em tocos. Como cultivar cogumelos ostra em tocos em uma vala? Cave uma vala rasa (cerca de 15 cm) e preencha o fundo com cevada pérola para fornecer aos cogumelos uma boa nutrição. Em seguida, espalhe o micélio desinfetado por cima, amassando-o bem com as mãos.

A quantidade deve ser de aproximadamente 300 g por toco. Coloque os tocos úmidos sobre o micélio e cubra levemente com terra. Como cultivar cogumelos ostra semeando micélio em estacas de toco?

Trate as extremidades dos tocos com micélio granulado, aplicando-o com uma espátula ou desempenadeira.

Existem diversas maneiras de cultivar cogumelos em tocos de árvores.

Esses tocos são empilhados uns sobre os outros e amarrados com arame para maior resistência. Como cultivar cogumelos colocando micélio em profundidade em um pedaço de madeira? Faça pequenos furos no toco, dispostos em um padrão escalonado. Preencha os furos com micélio e vede-os com um pedaço de madeira, serragem ou musgo.

Cuidados adicionais

Cultivar cogumelos em tocos de árvores em casa é bastante simples; basta seguir algumas regras importantes de cuidado. Primeiro, a rega. Regue o solo ao redor dos tocos com muito cuidado; o excesso de umidade é prejudicial aos cogumelos. Você pode usar um borrifador em vez de um regador.

O ideal é regar os tocos apenas durante períodos de seca, pois os cogumelos ostra não precisam de umidade adicional em níveis de umidade ideais. Em segundo lugar, considere cobrir sua "plantação de cogumelos" durante o inverno. Galhos de pinheiro, folhas ou palha são ideais (basta cobrir os tocos para protegê-los de danos causados ​​pela geada).

Colheita

Então, quando você poderá colher sua primeira safra? Se todas as condições necessárias forem atendidas, você poderá obter sua primeira colheita já um mês após o plantio. Nesse momento, o micélio já deverá estar totalmente estabelecido.

Você pode colher cogumelos várias vezes durante a temporada.

É possível colher cogumelos diversas vezes por temporada. Geralmente, essas plantações podem produzir frutos por três a cinco anos, com as colheitas mais abundantes ocorrendo no segundo e terceiro anos. Se você não plantar o micélio em um substrato com partículas finas, mas optar por madeira sólida, terá que esperar mais tempo para a colheita, mas poderá colher por cinco a sete anos.

É claro que a colheita dependerá diretamente das condições climáticas da sua região, já que sua "plantação" estará crescendo praticamente em seu ambiente natural. Além disso, você só poderá colher cogumelos duas vezes por ano — na primavera e no outono. Este é um empreendimento bastante lucrativo, pois esse método de cultivo não exige muito tempo e produz bons resultados. Embora seja improvável que gere um lucro significativo, o cultivo de cogumelos é um processo extremamente empolgante que pode interessar a qualquer pessoa.

Vídeo: Cultivando cogumelos em tocos de árvores

Este vídeo mostrará como cultivar cogumelos em tocos de árvores da maneira correta.

Pera

Uva

Framboesa