Dicas para quem gosta de colher cogumelos: como é o cogumelo mel de verão e onde ele cresce.
Contente
- 1 Descrição dos cogumelos de mel de verão
- 2 Vídeo: "O que você precisa saber sobre os fungos do mel de verão"
- 3 Área de distribuição
- 4 Espécies falsas e perigosas semelhantes
- 5 É possível cultivar cogumelos do gênero Mel em um jardim?
- 6 Época e características da colheita de cogumelos do gênero Mel no verão
- 7 Processamento e preparação primários
Descrição dos cogumelos de mel de verão
O fungo melífero de verão é um membro comestível da família Strophariaceae. Apresenta semelhanças gerais com outros fungos melíferos, mas possui algumas características distintas. O chapéu é liso e escorregadio, com 3 a 6 cm de diâmetro, inicialmente convexo, mas achatado com a idade, com uma protuberância no centro.

A coloração é zonada: um centro marrom, seguido por uma faixa amarelada e uma borda marrom ao longo da margem. Em tempo seco, a cor desbota, mas com o aumento da umidade, o marrom torna-se mais pronunciado. As lamelas são esparsas e fundidas ao chapéu. O estipe é fino e alto (até 8 cm), fibroso, com o anel característico dos cogumelos do gênero Melium e escamas escuras na base.
Os cogumelos do gênero Mel de Verão são classificados como Categoria 4. Isso significa que eles não são apenas comestíveis, mas também possuem boas qualidades nutricionais. Tal como acontece com todos os cogumelos do gênero Mel, o chapéu é considerado a parte mais tenra e saborosa; o talo é mais fibroso.
Vídeo: "O que você precisa saber sobre os fungos do mel de verão"
Neste vídeo, um especialista falará sobre um cogumelo popular: o fungo do mel de verão.
Área de distribuição
Os cogumelos-de-mel de verão, assim como os de outono, crescem em grupos sobre detritos de madeira: tocos velhos, troncos e árvores danificadas. Preferem árvores de folha caduca, mas também podem crescer em coníferas. Esses cogumelos são nativos de florestas mistas em climas temperados. Às vezes, são encontrados em pequenos plantios e até mesmo em jardins domésticos. Preferem um clima fresco e úmido, por isso produzem grandes quantidades de frutos em locais de difícil acesso.
Os cogumelos acumulam substâncias nocivas do ambiente, por isso não é recomendável coletá-los em grandes cidades, bem como perto de rodovias, aterros sanitários e instalações industriais.
Espécies falsas e perigosas semelhantes
O fungo do mel de verão possui muitos semelhantes que são venenosos e perigosos para os humanos:
- Galerina marginata é um cogumelo altamente venenoso, capaz de causar intoxicação grave, danos ao fígado e até mesmo a morte. Suas características distintivas são o chapéu avermelhado com borda amarela e o estipe sem escamas. Exala um odor farinhento. Cresce em florestas de coníferas e não forma colônias.
- A Psathyrella é uma variedade condicionalmente comestível, com um sabor amargo e desagradável. O chapéu tem formato de sino, tornando-se plano com o tempo. A superfície é seca e acastanhada. O caule é curvo e farinhento.
Os cogumelos-de-mel-falsos são um grupo de cogumelos venenosos, representados pelas seguintes variedades:
- Cogumelo cinza-amarelado - o chapéu é marrom-amarelado com borda clara, o estipe é afundado e exala um odor pungente;
- cinza-lamelar - a cápsula é cinza, hemisférica, e se achata com o tempo;
- vermelho-tijolo - um cogumelo com um chapéu grande (até 10 cm) avermelhado com uma mancha escura no topo;
- Aquoso - o chapéu tem formato de sino, é de cor creme ou acastanhada, e o estipe é pálido.

É possível cultivar cogumelos do gênero Mel em um jardim?
Você pode cultivar cogumelos-de-mel em casa se tiver tocos de árvores ou pelo menos pedaços de troncos em sua propriedade. O micélio (pedaços de casca infectados com esporos) é transferido de um micélio verdadeiro ou comprado em uma loja. Orifícios de 0,8 a 1 cm de diâmetro são perfurados nos tocos, o micélio é transferido e os orifícios são selados com musgo. O solo ao redor do toco é umedecido regularmente e o próprio toco é coberto com galhos para manter a umidade.
O processo pode ser realizado em toras durante todo o ano, pois a temperatura necessária pode ser facilmente mantida movendo as toras para um porão ou estufa. A colheita inicial de micélio é modesta, mas no ano seguinte aumenta de três a quatro vezes. Em condições favoráveis, a frutificação do micélio dura de quatro a sete anos.
Para fins comerciais, os cogumelos são cultivados em serragem. Para melhorar a estrutura e aumentar o valor nutricional, a serragem é misturada com aparas de madeira na proporção de 2:1, e adiciona-se amido, aveia ou farelo. Essa mistura é regada com água fervente, após o que o micélio é adicionado. Os recipientes com o substrato são então colocados em um local fresco e úmido, longe da luz, e após 2 a 3 meses, são levados para um local iluminado, onde a frutificação começa.
Época e características da colheita de cogumelos do gênero Mel no verão
A temporada de colheita do cogumelo-do-mel começa no final da primavera e dura até o início de novembro. Em áreas com clima ameno e alta umidade, a frutificação é possível durante todo o ano. A maturação dos cogumelos ocorre em ondas. Eles aparecem em grande número poucos dias após a chuva, mas também prosperam em condições úmidas e frescas. O melhor é colher os cogumelos-do-mel no início da manhã. Corte os cogumelos com cuidado, logo acima do solo, tomando cuidado para não danificar o micélio.
Os cogumelos do gênero Mel contêm muita umidade, por isso é melhor colhê-los em cestos em vez de sacos, caso contrário, toda a colheita se transformará em uma massa compactada.
- É melhor colher cogumelos-de-mel no início da manhã.
- A temporada de coleta de cogumelos de mel de verão começa no final da primavera.
- Os cogumelos de mel de verão contêm muita umidade.
Processamento e preparação primários
Como o cogumelo é comestível, pode ser cozido sem pré-fervura. Se você o colheu do seu próprio jardim, basta lavá-lo bem. Os cogumelos silvestres devem ser enxaguados em água corrente várias vezes para remover todos os resíduos vegetais. Depois disso, você pode usar qualquer método de cozimento: fritar, refogar, conservar em vinagre ou marinar.
O sabor dos cogumelos-de-mel é melhor realçado quando salgados ou em conserva. Para isso, primeiro devem ser fervidos e depois preparados de acordo com a receita.
O produto pode ser congelado cozido ou cru. Cogumelos-do-mel secos e não lavados são usados para a secagem. Os cogumelos secos podem ser usados para fazer pó de cogumelo caseiro para molhos e sopas.
Os cogumelos-de-mel de verão são um produto saudável e acessível que pode ser usado para preparar uma grande variedade de pratos e conservas. O segredo é saber diferenciá-los de seus semelhantes perigosos. Mas você pode evitar esses erros cultivando-os em seu próprio jardim.



