Segredos para cultivar cogumelos na sua própria dacha

Cultivar cogumelos na sua casa de campo, especialmente cogumelos silvestres, pode parecer algo exótico e, portanto, difícil. Na verdade, não é — basta seguir algumas regras básicas e, em breve, iguarias deliciosas colhidas no seu próprio jardim estarão na sua mesa. Vamos aprender como cultivar cogumelos no seu jardim.

Escolher um local

Para plantar cogumelos no seu jardim, escolha um local que se assemelhe o máximo possível a uma floresta: deve estar rodeado por árvores (de folha caduca ou coníferas) que a espécie escolhida prefira. Muitas vezes, o próprio nome da espécie indica o ambiente mais favorável: boletos de bétula, boletos de álamo, etc. Se planeia cultivar cogumelos-de-leite, escolha um local perto de choupos, salgueiros ou bétulas.

Para plantar cogumelos, escolha um local sombreado.

Os vizinhos adequados para o cogumelo porcini são carvalhos, faias, carpas e coníferas. Não deve haver plantações agrícolas nas proximidades, pois essa proximidade terá um impacto negativo nos cogumelos cultivados. Se não houver árvores na floresta, você pode usar um local na parte sombreada de uma estrutura de madeira. Com espécies já estabelecidas, como cogumelos ostra e champignon, isso é menos trabalhoso. O importante é escolher um local sombreado e úmido.

Método de cultivo

Vamos analisar algumas maneiras de cultivar cogumelos silvestres na sua dacha.

Disputas

Para cultivar cogumelos a partir de esporos, você não precisa comprar nada especial; pode preparar o material de plantio em casa. Encontre cogumelos da espécie desejada na floresta com chapéus bem maduros, até mesmo com vermes: é neles que os esporos, ou sementes de cogumelo, se desenvolvem. Você precisará de um recipiente com água, de preferência de rio ou da chuva. Para iniciar o processo de fermentação, dissolva algumas colheres de sopa de açúcar ou fermento em pó na água. Esmague os chapéus com as mãos e adicione-os à água. A mistura deve ficar homogênea.

Os esporos de cogumelos podem ser preparados em casa.

Deve-se deixar em infusão por cerca de um dia, mexendo regularmente. Pode-se deixar em infusão por mais tempo (algumas fontes sugerem até várias semanas). Os cogumelos devem ser usados ​​para fermentação no máximo 10 horas após a colheita. Não devem ser armazenados por longos períodos, muito menos congelados, pois isso matará os esporos e impedirá sua reprodução.

Antes do plantio, coe o fermento inicial e adicione o líquido resultante à água limpa (1:10). Regue a área selecionada com o concentrado de esporos diluído. Se estiver plantando cogumelos desta forma, recomenda-se cobrir a área com folhas secas: uma vez após o plantio e novamente antes da chegada do frio, para criar uma camada mais espessa.

Micélio

É possível cultivar cogumelos silvestres no jardim através do transplante do micélio. Os cogumelos-manteiga prosperam particularmente bem com este método. Este método de cultivo de cogumelos no jardim requer a presença de árvores florestais, as mesmas sob as quais o micélio cresceu na floresta. Um local no jardim deve ser preparado com antecedência.

Para cultivar cogumelos-manteiga desta forma, você precisa de solo com alto teor de calcário e proximidade com pinheiros. É verdade que você terá que esperar de 3 a 4 anos após o transplante para que os primeiros cogumelos-manteiga apareçam, mas poderá colhê-los já em meados de maio, a cada três semanas. Os boletos cultivados no jardim são muito grandes, com chapéus de até 10 cm de comprimento.

Os cogumelos podem ser cultivados através do transplante de micélio.

Micélio

Você pode cultivar cogumelos no seu jardim usando micélio. Este é o método mais tradicional, comumente usado por quem cultiva cogumelos ostra e champignon, inclusive comercialmente. O micélio de cogumelos, inclusive de cogumelos silvestres, é facilmente encontrado. Você pode escolher entre cogumelos porcini, boletos, cogumelos-do-leite, cantarelos, todos os tipos de cogumelos ostra, incluindo os rosados, e muitos outros.

O micélio está disponível em duas variedades: composto (vendido com terra) e grãos. Na grande maioria dos casos, utiliza-se o segundo (um pacote de sementes é muito mais fácil de transportar do que um saco de terra), então vamos nos concentrar nele. O espaço necessário para o cultivo de cogumelos-de-leite ou outros cogumelos geralmente é indicado na embalagem, assim como as condições específicas de cultivo. Os primeiros cogumelos aparecerão no ano seguinte ao plantio e a frutificação completa começará em até dois anos.

Dependendo do tipo de cogumelo e das condições de cultivo, a colheita de um único micélio pode durar de 2 a 5 anos.

Você pode plantar cogumelos usando micélio.

Pousar

A melhor época para semear cogumelos é de maio a setembro. Para propagar cogumelos em um canteiro usando um dos métodos descritos acima, escolha um local a aproximadamente 50 cm de uma árvore e remova a camada superficial do solo. Cubra a área com uma mistura de folhas secas, serragem e aparas de madeira. Em seguida, misture essa mesma mistura com terra e espalhe sobre a primeira camada. Cada camada deve ter aproximadamente 10 cm de espessura. Depois, dependendo do método, aplique uma mistura de micélio com um acelerador de crescimento e compacte-a levemente, ou coloque o micélio trazido da floresta. Cubra a área com terra, regue bem e cubra com folhas secas (do ano atual ou do ano anterior, dependendo da estação).

Se desejar, você pode semear esporos ou micélio em um substrato preparado, disponível em alguns centros de jardinagem. Algumas variedades (como o cogumelo ostra, por exemplo) requerem cultivo vertical, então você precisará de caixas com furos nas laterais ou sacos suspensos. O ideal é semear em clima ameno.

Cuidado

O cultivo de cogumelos requer cuidados mínimos — basta garantir que a área não seque. As variedades que crescem verticalmente também precisam ser borrifadas. Na primavera, algumas espécies se beneficiam da adição de um ativador de crescimento ao solo (se você estiver usando micélio comercial, isso pode estar indicado na embalagem). Os cogumelos não precisam de nenhum outro nutriente. Além disso, evite afofar o solo, pois isso pode danificar o micélio.

O cultivo de cogumelos requer cuidados mínimos.

Colheita

Então, já falamos sobre como cultivar cogumelos na sua própria dacha. Finalmente, vamos aprender algumas regras importantes que serão úteis na hora de colher os cogumelos. Não colha os cogumelos — isso pode danificar tanto o micélio que ele para de frutificar. Você precisa cortá-los cuidadosamente com uma faca afiada bem na base do caule.

Mesmo que uma receita peça apenas o chapéu, corte-o pela raiz: o talo restante apodrecerá e esse processo se espalhará rapidamente por todo o micélio. Não é recomendável usar cogumelos muito maduros, pois eles acumulam substâncias nocivas, e isso pode acontecer mesmo que sua casa de campo esteja localizada longe de fábricas ou rodovias. O ideal é cozinhar ou conservar os cogumelos colhidos o mais rápido possível.

Vídeo: Cultivando cogumelos na sua dacha

Neste vídeo, você encontrará dicas úteis sobre como cultivar cogumelos em casa.

Pera

Uva

Framboesa