Segredos para cultivar trufas em casa

As trufas são uma iguaria renomada, admirada por gourmets do mundo todo. Seu sabor único e a dificuldade de seu cultivo as tornam um produto raro e valioso, cujo cultivo promete um lucro considerável. Se você está pensando em um novo negócio, sugerimos que considere o cultivo de trufas em casa.

Escolhendo uma página de destino

As trufas crescem naturalmente nas regiões sul da Europa, onde o clima não é nem muito quente nem muito úmido. Como esses cogumelos são extremamente exigentes em relação ao ambiente, apenas os moradores das regiões sul têm condições de cultivá-las em campo aberto na Rússia ou na Ucrânia.

As trufas são cogumelos caros e raros.

Os seguintes locais são bons para o plantio de trufas:

  • Terreno aberto. Como mencionado anteriormente, esta opção só é adequada para regiões com clima consistentemente quente, uma vez que períodos de frio intenso representam um alto risco de perda da colheita. Uma faixa florestal com árvores de folha caduca, como carvalhos, nogueiras e faias, é preferível para o cultivo;
  • Estufa. Uma estufa para cogumelos pode fornecer micro e macroflora ideais durante todo o ano. No entanto, a instalação de uma estufa requer um investimento financeiro significativo, que só se justifica se você planeja cultivar trufas como um negócio. Caso contrário, os custos de aquecimento, ventilação, umidificação e solo caro não compensarão.
  • Em um porão. A opção mais frequentemente sugerida para a busca "como cultivar trufas em casa". Um porão é vantajoso porque não requer construção cara e não é afetado por desastres naturais como vento, granizo e neve. No entanto, equipá-lo também será caro. Além disso, um porão exigirá desinfecção adicional e tratamento com agentes antibacterianos.

O local de plantio, independentemente de sua localização geográfica, deve conter solo cujo equilíbrio hídrico esteja no limite entre neutro e alcalino. Além disso, o solo deve ser rico em ar, húmus e cálcio. Deve estar livre de pedras e grandes irregularidades no solo. Deve ser tratado contra pragas e doenças.

Os cogumelos podem ser plantados em campo aberto.

Assim como membros mais simples da espécie — cogumelos ostra e champignon — as trufas não toleram ventos fortes, sol intenso e frio. A temperatura ideal para o cultivo é de 20 a 22 graus Celsius. Animais devem ser mantidos afastados da área, e outras flores, árvores e arbustos também devem ser protegidos.

Recursos de aterrissagem

Os coletores de cogumelos modernos cultivam três variedades principais de cogumelos gourmet: branco, preto e chinês. Cada um deles pode ser encontrado na natureza, e você pode tentar cultivar seu próprio material de plantio a partir do micélio.

As trufas crescem em carvalhos e faias. Podem ser cultivadas em serragem ou no sistema radicular das árvores. O primeiro método é mais fácil de cultivar em casa.

As árvores trituradas são inoculadas com micélio e colocadas em um local estéril e aquecido até que a micorriza — uma fusão de esporos de fungos com a árvore — se forme. Uma vez que a micorriza crie raízes, ela poderá ser usada para o plantio. No entanto, isso não acontecerá em menos de um ano.

Uma opção mais simples é comprar material de plantio pronto de um fornecedor confiável. Esse material geralmente é vendido já em substrato, que é plantado em pequenas porções. Para isso, cave buracos de 25 a 75 cm de profundidade, com espaçamento de 2 metros quadrados entre eles. Antes do plantio, regue o buraco, adicione uma camada de composto e cubra o micélio com uma camada de feno ou serragem (com até 200 mm de espessura).

É melhor plantar em campo aberto no final da primavera.

O ideal é plantar os futuros cogumelos ao ar livre no final da primavera ou início do verão, quando há garantia de geadas. O micélio pode ser plantado em porões e estufas em qualquer época do ano.

Regras de cuidado e cultivo

Para trufas cultivadas em ambientes fechados, fertilizantes contendo cobre, boro, zinco, cálcio e ferro são benéficos. Fertilizantes nitrogenados, fosfatados e potássicos também são úteis. Em áreas florestais, é melhor aplicar o fertilizante não diretamente no local de plantio do cogumelo, mas sim no solo próximo à árvore onde a trufa cresce.

Essa cultura não tolera ervas daninhas, folhas caídas e secas, ou outras plantas que não sejam benéficas. Árvores como o álamo, o abeto e o castanheiro são particularmente prejudiciais. Ela também não tolera o contato com animais, especialmente porcos, que são conhecidos por caçar trufas.

No inverno, as plantas em campo aberto são cobertas com cobertura morta para proteger o local de plantio do congelamento o máximo possível. Na primavera, o solo deve ser tratado contra pragas e insetos.

A formação da safra leva cerca de 5 anos.

Colheita

São necessários cerca de cinco anos para que a colheita se desenvolva, período durante o qual o fruto, com uma casca densa, redonda e texturizada, se desenvolve no subsolo a uma profundidade de 20 a 45 cm. É a parte do fruto que é consumida.

Durante a colheita, os cogumelos são desenterrados com cuidado. Qualquer dano ao fruto afeta negativamente não só a aparência do cogumelo (podendo apodrecer), mas também o seu sabor. Para evitar perdas na colheita, desenterre as trufas com cuidado e armazene-as sobre uma superfície plana forrada com uma camada de palha macia.

O peso médio de um cogumelo maduro é de 500 a 1200 g, e o peso total da colheita pode ultrapassar 9 kg.

É possível criar um negócio com trufas?

A renda obtida com o cultivo de trufas pode chegar a quase 300% do valor investido.

Como o cultivo de trufas em casa é um processo que exige muita energia, os agricultores querem recuperar seus custos o mais rápido possível. No entanto, o longo período de maturação da cultura e certas dificuldades associadas ao cultivo dificultam a obtenção de um lucro rápido.

No entanto, o retorno pode chegar a quase 300% do investimento. As trufas têm tido uma demanda constante no mercado russo nos últimos 20 anos. Atualmente, o preço médio de 1 kg do cogumelo é de 56.000 rublos. O preço médio de um prato com trufas em um restaurante de Moscou varia de 500 a 1.000 rublos.

Além de restaurantes, você pode oferecer seus produtos a produtores de temperos. O aroma intenso desse cogumelo também está presente no azeite trufado, para o qual os produtores compram os frutos em grandes quantidades.

Considerando as tendências de desenvolvimento da gastronomia moderna em restaurantes, o cultivo de trufas tem o potencial de se tornar não apenas um negócio lucrativo, mas também uma tendência.

Vídeo: Como cultivar trufas

Este vídeo vai te mostrar como cultivar suas próprias trufas.

Pera

Uva

Framboesa