Tecnologia para o cultivo de cogumelos em porões
Contente
Como deve ser um porão?
Ao decidir como cultivar cogumelos-de-paris em um porão, o primeiro passo é garantir as condições necessárias. Como mencionado anteriormente, o cultivo de cogumelos em uma adega ou porão é ideal. Alguns tentam cultivar cogumelos-de-paris e cogumelos-de-paris em casas ou apartamentos, mas criar condições de cultivo confortáveis em um espaço habitável é praticamente impossível. Alguns cultivadores de cogumelos recorrem ao plantio em uma garagem de tijolos, que pode ser um bom substituto para uma adega.
Assim, cultivar cogumelos em um porão é atualmente a opção mais econômica e menos trabalhosa dentre todas as listadas acima. No entanto, para obter uma colheita abundante, você precisará estudar a fundo as técnicas de cultivo de cogumelos ostra e champignon.
Iluminação necessária
O cultivo de cogumelos em porão não requer luz solar, pois os cogumelos crescem melhor na escuridão total.
Ventilação adequada
Os cogumelos cultivados em porões requerem um microclima adequado, que é alcançado mantendo-se constantemente os mesmos níveis de ventilação, temperatura, etc.
O sistema de ventilação não deve consistir em janelas e portas abertas que criem correntes de ar. A ventilação com ar fresco também pode ser insuficiente para fornecer à cultura um suprimento constante de oxigênio. A melhor opção é um sistema de ventilação forçada, com grades metálicas e telas de malha fina instaladas sobre as aberturas de ventilação para proteger as plantas de roedores e insetos.
Umidade e temperatura
No cultivo de champignons e cogumelos ostra, é importante garantir uma temperatura ambiente constante e alta umidade. Champignons e cogumelos ostra são cultivados em porões com temperaturas que variam de 12 a 27°C e níveis de umidade de pelo menos 65%.
Para manter a temperatura no porão, foram instalados um termômetro e um sistema de aquecimento (piso aquecido, aquecedores). Como todas as fontes artificiais de calor ressecam significativamente o ar, a umidade terá que ser controlada manualmente, utilizando lonas plásticas e um aspersor.
Zoneamento
Cultivar cogumelos em um porão pode ser feito até mesmo em espaços muito pequenos. Para economizar espaço e acomodar o máximo de plantas possível, recomenda-se a construção de prateleiras. Metal, plástico e madeira são materiais adequados. No entanto, o aço inoxidável é a escolha preferencial para metais, e a madeira deve ser tratada com um produto antiapodrecimento, que é inevitável em condições de alta umidade.
Às vezes, sacos, caixas de madeira ou blocos de madeira são usados como recipientes para armazenamento de micélio. Todas essas opções são possíveis, embora exijam mais trabalho.
Desinfecção
Ao preparar o cultivo de cogumelos em um porão, a etapa de desinfecção é talvez a mais importante. Insetos e doenças fúngicas são os inimigos da colheita. A alta umidade é a principal fonte de todos os problemas. Portanto, se as paredes forem de terra ou madeira, o crescimento de fungos é inevitável.
Neste caso, é importante garantir que o cômodo esteja o mais longe possível do chão e da madeira natural. Para isso, o piso é de concreto e as paredes são de tijolo, rebocadas e tratadas com uma solução antifúngica. O teto é caiado com uma solução de cal e sulfato de cobre. Todo o cômodo é desinfetado (por exemplo, com formalina ou fumigado com vela de enxofre) antes de cada novo plantio. Todos os móveis também são tratados minuciosamente com antissépticos, e utensílios e peças pequenas são fervidos.
Variedades para cultivo
Nem todos os agricultores estão preparados para cultivar variedades de cogumelos que exigem muita mão de obra. Os cogumelos ostra e os cogumelos champignon são considerados as melhores opções para cultivo doméstico. No entanto, mesmo entre eles, existem diferentes variedades.
O cultivo de cogumelos ostra oferece a oportunidade de escolher entre uma variedade de variedades "domésticas". Estas incluem o cogumelo ostra comum, o cogumelo ostra-ostra, o cogumelo ostra-chifre, o cogumelo ostra-tardio e o cogumelo ostra-elfo-branco. Existem também outros híbridos, mas diferem pouco entre si. Os cogumelos ostra são pouco exigentes quanto ao solo e fertilizantes, produzem grandes quantidades e são resistentes a doenças infecciosas.
Entre os cogumelos, existem diversos híbridos oferecidos por grandes viveiros e fazendas de cogumelos. Eles diferem em tamanho, forma e cor, mas são semelhantes em sabor e características vegetativas.
Preparação do substrato e plantio
Existem duas maneiras de preparar o substrato: comprá-lo pronto ou prepará-lo você mesmo. Prepare o substrato um mês antes do plantio do micélio, utilizando os seguintes ingredientes:
- esterco de cavalo (se não tiver, use esterco de vaca ou de galinha);
- canudo;
- ureia;
- superfosfatos e fertilizantes contendo amônio;
- giz;
- gesso ou alabastro.
O esterco de cavalo e a palha são primeiramente desinfetados para eliminar parasitas. A palha é então imersa em uma solução morna de água e nitrato de amônio por 24 horas. Após esse período, a palha é intercalada com esterco, umedecida com água morna e deixada em repouso por alguns dias, após os quais a mistura é homogeneizada. Os demais ingredientes são então adicionados gradualmente em intervalos de 3 a 4 dias, sendo a mistura homogeneizada a cada adição. Quando a temperatura da mistura atingir 25-23°C, o composto estará pronto para uso.
O micélio é adquirido em lojas especializadas, onde é cultivado em condições estéreis.
Existem dois tipos de micélio: micélio de grãos e micélio de composto. Certifique-se de que esteja livre de manchas verdes ou pretas ao comprá-lo.
Após preparar o substrato, você pode começar a cultivar o micélio. Para isso, o micélio de composto é colocado em buracos de até 5 cm de profundidade, espaçados de 15 a 20 cm entre si. O micélio colocado é coberto e regado. O micélio de grãos é simplesmente espalhado sobre a superfície do substrato.
Cuidado e cultivo
Durante o desenvolvimento dos filamentos de cogumelo, a temperatura ideal é de 22–27°C; após o seu aparecimento, a temperatura baixa para 12–15°C. Os primeiros filamentos de cogumelo surgem duas semanas após o plantio, sendo então a superfície de plantio coberta com uma mistura de turfa, húmus de folhas e calcário (5:4:1).
Os cogumelos prosperam em ambientes úmidos, por isso devem ser borrifados a cada 3-4 dias durante as duas primeiras semanas. Para isso, cubra a superfície do substrato com plástico e borrife água morna. Após esse período, é melhor reduzir a frequência da borrifada para evitar que o micélio apodreça.
Colheita
A primeira colheita começará de 12 a 16 semanas após o plantio, e a frutificação regular continuará pelas próximas 10 a 16 semanas. Após cada maturação, os cogumelos são cuidadosamente removidos e substituídos por uma fina camada de solo. Após cada colheita, o substrato é regado com uma solução de água e superfosfato.
Vídeo "Tecnologia de Cultivo de Cogumelos"
Este vídeo vai te ensinar como cultivar cogumelos em casa.






