Qual a melhor forma de tratar as pereiras na primavera contra pragas e doenças?

A pulverização regular das pereiras ajuda a protegê-las de pragas e doenças. No entanto, é importante escolher cuidadosamente tanto o produto quanto o momento da aplicação. Vamos aprender como pulverizar corretamente as pereiras na primavera.

Regras de pulverização

Antes de pulverizar as pereiras, limpe cuidadosamente os troncos, removendo cascas mortas, líquenes e musgo. Use uma escova ou uma luva rígida. Evite esfregar com muita força para não danificar a casca.

Antes de pulverizar, é necessário remover as partes mortas da casca.

As árvores devem ser tratadas com uma solução preparada na hora. Siga atentamente as instruções de cada produto; caso contrário, você poderá queimar e danificar a própria árvore ou tornar o produto ineficaz. Não se esqueça de tomar medidas de proteção: respirador, roupas de proteção, luvas e óculos de proteção.

É necessário pulverizar o próprio tronco, a copa da árvore e a área ao redor do tronco. Ao tratar pereiras contra pragas, preste atenção especial às rachaduras e fendas na casca do tronco: é aí que as pragas e os esporos de fungos tendem a se acumular.

Procure realizar o tratamento à noite ou de manhã cedo. O tempo deve estar calmo e claro – se chover logo após a pulverização, os resultados dos seus esforços serão anulados.

Calendário de processamento

A primeira pulverização é feita no início da primavera, assim que a neve derrete. As pragas da pereira costumam hibernar na casca, e o controle deve começar antes que a seiva comece a fluir e os botões comecem a inchar.

Entre as pragas, encontram-se os pulgões, que sugam a seiva dos brotos jovens; as cigarrinhas, que se alimentam de folhas, botões e frutos; e os ácaros da galha da pereira, que infestam as folhas da pereira, fazendo com que inchem, escureçam e morram. Outros insetos também representam uma ameaça para as pereiras.

A primeira pulverização é feita no início da primavera.

O segundo tratamento é realizado em abril. Ele previne doenças bacterianas e fúngicas, como o oídio.

A terceira pulverização é recomendada em maio, quando a floração começa e as primeiras folhas aparecem. Isso protege a árvore de doenças e pragas como lagartas enroladoras de folhas e besouros das flores. Por fim, no final de maio, trate a árvore contra a traça-da-maçã.

Produtos químicos

Agora vamos descobrir exatamente como tratar uma pereira na primavera contra pragas e doenças.

O primeiro tratamento pode incluir Nitrafen e o tratamento final pode incluir Karbofos — ambos são eficazes contra muitos parasitas. Para o controle de insetos, BI-58 e Fufanon têm apresentado bons resultados.

Se notar inchaços nas folhas que indiquem a presença de ácaros das galhas, remova-os e queime-os imediatamente, tratando a árvore com Inta-Vir. Prepare uma solução com 1 comprimido para cada 10 litros de água. Para prevenir o ataque de ácaros das galhas, o tratamento de primavera deve incluir mitak ou enxofre coloidal.

Aktara ajuda a eliminar pulgões e diversas outras pragas. A concentração ideal para pereiras é de 4 g de pó para cada 10 litros de água.

"Aktara" ajudará você a se livrar de pulgões e de várias outras pragas.

O sulfato ferroso (3–4%) é um remédio praticamente universal. É eficaz contra doenças fúngicas (mofo cinzento, oídio, etc.), pragas, líquenes e musgo. Dosagem recomendada: 300 g por 10 litros de água.

A pulverização com sulfato de cobre protege a árvore contra insetos e também fortalece seu sistema imunológico. Isso é especialmente importante, pois doenças e pragas da pereira são mais propensas a atacar árvores enfraquecidas. Essa solução é dissolvida em uma pequena quantidade de água, e o concentrado resultante é diluído no volume de líquido necessário para a pulverização. A proporção recomendada é de 50 g para cada 5 litros da solução preparada.

Para proteger contra infecções fúngicas, as árvores podem ser pulverizadas com calda bordalesa (1%). Para prepará-la, dissolva 100 g de cal hidratada em uma pequena quantidade de água e dilua até completar 5 litros. Em um recipiente separado (não metálico), repita o mesmo procedimento com sulfato de cobre (usando as mesmas proporções). Por fim, despeje a solução de sulfato de cobre na calda bordalesa (e não o contrário!), mexendo constantemente. Pulverize a árvore com a mistura resultante o mais rápido possível; após 5 horas, as partículas de cal começarão a se aglomerar e entupir o pulverizador.

remédios populares

A pulverização com infusão de tabaco é eficaz no controle de pragas.

Remédios caseiros são frequentemente usados ​​para combater pragas e doenças infecciosas em pereiras. Podem ser usados ​​preventivamente ou para infestações de pequena escala. É melhor alternar entre os tratamentos para evitar que bactérias, fungos ou parasitas desenvolvam resistência.

Existem muitas decocções para pulgões. Elas são preparadas com meimendro-negro, casca de cebola, dente-de-leão, camomila, celidônia e muitas outras plantas.

Um bom resultado é obtido através da infusão de tabaco (que pode ser comprado a granel ou simplesmente retirado de cigarros): despeje 1 parte de tabaco em 10 partes de água e deixe em infusão por 24 horas. Antes de pulverizar, filtre a infusão e dilua-a com água na proporção de 1:3, adicionando em seguida sabão líquido (na proporção de 4 g por 1 litro).

Delfínios de flores grandes, milefólio, clematis e absinto ajudam a combater as cigarrinhas nas pereiras.

A infusão de dente-de-leão é usada contra carrapatos.

A pimenta vermelha picante é eficaz contra cigarrinhas e pulgões: triture 1 kg de pimenta-do-reino fresca ou 500 g de pimenta-do-reino seca e adicione 10 litros de água à temperatura ambiente. Deixe em infusão por 2 dias. Em seguida, ferva por 1 hora e deixe em infusão por mais 2 horas. Após coar, guarde a decocção em local escuro. Atenção: não use durante a floração! Para pulverizar antes da floração, dilua 500 ml da decocção em 10 litros de água e, após a floração, dilua 100 ml da decocção em 10 litros de água. Em ambos os casos, adicione 40 ml de sabão líquido.

Alguns jardineiros recomendam introduzir joaninhas no jardim, que se alimentam de pulgões e cigarrinhas.

Para combater carrapatos, use uma infusão de dente-de-leão. Recolha 1 kg de folhas, adicione 3 litros de água e deixe em infusão por 3 dias. Após coar, adicione uma pequena quantidade de sabão líquido.

Você pode usar calêndula: ferva 100 g de flores em 1 litro de água e deixe em infusão por 5 dias. Antes de pulverizar, dilua a infusão em partes iguais com água limpa.

Vídeo: "Controle de Pragas no Jardim"

Este vídeo vai te ensinar como tratar corretamente seu jardim contra pragas.

Pera

Uva

Framboesa