Como e quando podar a copa de uma pereira.
Contente
- 1 Por que é necessário dar forma à coroa?
- 2 Tipos e finalidades da coroação
- 3 Características da poda de inverno
- 4 Características da poda de primavera
- 5 Características da poda de verão
- 6 Características da poda no outono
- 7 Poda de mudas, árvores jovens e velhas
- 8 Formação da coroa das pereiras colunares
- 9 Vídeo: "Formando a copa de uma pereira"
Por que é necessário dar forma à coroa?
Assim que sua pereira plantada entrar na época de frutificação, ela precisará de podas regulares de formação. Além de facilitar muito a colheita de uma árvore bem treinada, você também notará um aumento significativo na produção de frutos. Essa poda também beneficiará a própria planta:
- a cultura é revitalizada;
- os ramos são fortalecidos;
- Se você podar regularmente a copa da pereira, conseguirá formar uma estrutura de alta qualidade;
- Dar forma à coroa da pereira tem um efeito benéfico sobre o estado da casca;
- Com a ajuda deste procedimento, é possível prolongar o período de frutificação ativa;
- mais luz solar chega aos ovários;
- O sabor das frutas melhora e elas aumentam de tamanho;
- A poda também possui propriedades medicinais – o procedimento é uma medida preventiva contra doenças transmitidas por pragas que vivem nas fendas da casca.
Se você negligenciar a poda e não moldar regularmente a copa, sua pereira precisará de apenas alguns anos para crescer completamente descontroladamente.
Outro problema enfrentado por quase todos os jardineiros são os rebentos laterais. Trata-se de brotos laterais vigorosos (que se formam em ramos esqueléticos) que devem ser removidos. Antes de podar a copa da pereira, certifique-se de verificar a presença de rebentos laterais — eles são a primeira coisa a ser removida. Os rebentos laterais nunca produzem frutos, apenas engrossam a copa, comprometendo a vitalidade da árvore. A folhagem mais vigorosa, que também se alimenta da seiva da planta, sempre se desenvolve nos rebentos laterais.
É fácil reconhecer brotos d'água - eles quase sempre crescem estritamente na vertical.
Tipos e finalidades da coroação
Independentemente da idade da árvore, sua copa é moldada de duas maneiras principais: desbaste (quando os galhos são removidos diretamente na base) e encurtamento (quando apenas parte da haste frutífera é cortada para que os galhos fiquem mais grossos e rejuvenescidos).
Quanto aos principais objetivos do procedimento, existem três:
- Modelagem. Criando uma copa bem definida para uma pereira jovem.
- Apoio. Mantemos a produtividade e cuidamos da saúde das árvores.
- Rejuvenescimento. Prolongamento do período de frutificação da cultura.
Características da poda de inverno
É melhor evitar qualquer poda no inverno. No entanto, se você leva a jardinagem a sério, o ideal é podar em fevereiro, escolhendo um dia relativamente quente, em que a temperatura não caia abaixo de -15°C. É melhor começar com árvores que já tenham alguns anos — essas plantas brotam muito mais cedo.
Características da poda de primavera
A maioria dos jardineiros experientes concorda que a poda de primavera é a melhor época para as árvores frutíferas. Nesse período, as folhas da pereira ainda não brotaram e a seiva é praticamente inexistente, facilitando a recuperação da árvore após a poda. O momento da poda deve ser escolhido para proteger o jardim de geadas repentinas e variações extremas de temperatura.
O método e a época corretos para podar uma pereira na primavera variam de acordo com a região onde ela cresce. Em jardins do sul, esse procedimento é realizado nas duas primeiras semanas de março, enquanto na Rússia central e mais a leste, deve ser feito até o início de abril.
As mudas de pereira com 1 a 2 anos de idade toleram melhor a poda de primavera. Para todas as outras árvores, utiliza-se o seguinte esquema:
- Remova todos os galhos e brotos que apresentem sinais evidentes de congelamento;
- Removemos todos os brotos que estão crescendo de forma incorreta ou torta;
- Reduzimos o tronco em aproximadamente 25%.
Existe um truque que ajuda a minimizar os danos à casca na área dos ramos podados: ao cortar um ramo "até o anel", primeiro serre-o por baixo e só depois faça o corte final.
Após essas manipulações, inicia-se o desenvolvimento ativo dos brotos laterais da árvore, e as gemas localizadas abaixo dos cortes despertam.
Características da poda de verão
As pereiras devem ser podadas no verão apenas se necessário. A poda deve ser feita, no máximo, em junho, e somente os ramos danificados ou os brotos jovens excessivamente vigorosos devem ser removidos, sem recorrer a medidas drásticas de poda.
Características da poda no outono
A manutenção da copa no outono tem como principal objetivo a higiene. Todos os galhos secos são removidos da árvore e os brotos do ano anterior são podados em cerca de um terço. O momento certo é crucial: não deve haver geadas por três semanas após o procedimento, portanto, tente concluir toda a manutenção no início de setembro.
Poda de mudas, árvores jovens e velhas
A primeira poda das mudas de pereira ocorre após o plantio no outono. Selecione a primeira gema no ramo principal, a partir da qual serão determinados os ramos a serem podados. Os três ovários localizados acima da primeira gema também devem ser removidos. Em seguida, encontre a quinta gema, localizada no lado oposto do tronco – esta se tornará a base para o segundo ramo da copa. As gemas de 6 a 8 devem ser removidas.
Em geral, qualquer intervenção durante o plantio de uma árvore jovem dá a ela a oportunidade de formar uma copa mais ativa.
No segundo ano após o plantio, as pereiras jovens devem ser podadas em cerca de um quarto de sua altura. Além disso, todos os brotos laterais devem ser removidos, cortando-os rente à primeira gema.
Nos próximos anos, todos os procedimentos de poda serão idênticos: você dará forma à copa e fará a poda sanitária. Por volta do quinto ano da árvore, o crescimento dos brotos laterais cessará gradualmente, diminuindo a intensidade da poda. Nos próximos 5 a 7 anos, você só precisará realizar a poda sanitária para fins puramente curativos.
Formação da coroa das pereiras colunares
O cultivo de árvores frutíferas colunares está ganhando popularidade rapidamente em nosso país – elas são comumente plantadas em quase todos os jardins. Plantar e cuidar de pereiras colunares não é difícil, com uma exceção: elas exigem poda regular.
Antes de iniciar o procedimento, inspecione cuidadosamente o ápice: se a gema estiver saudável, a árvore possui um condutor central; caso contrário, selecione o broto lateral mais forte e remova todos os outros. Em mudas jovens, é melhor encurtar os brotos laterais para evitar estimular seu crescimento vigoroso.
Agora você sabe o que fazer para garantir que seu pomar de peras sempre produza uma colheita abundante.
Vídeo: "Formando a copa de uma pereira"
Este vídeo mostrará como dar forma adequada à copa de uma pereira.






