Como enxertar corretamente uma pereira (para iniciantes)

Enxertar qualquer árvore frutífera envolve transferir uma estaca ou gema de uma planta para outra para que possam crescer juntas. Este artigo abordará como enxertar corretamente uma pereira e quais aspectos os iniciantes devem considerar.

Por que a vacinação é necessária?

Enxertar uma árvore frutífera pode parecer um processo complicado à primeira vista, mas isso é apenas o começo. Compreender as nuances é fundamental. A enxertia é utilizada quando o jardineiro está insatisfeito com a qualidade da fruta (sem sabor, pequena, etc.) ou quando a primeira colheita é indesejável (algumas variedades começam a frutificar muito tarde). A enxertia pode resolver esses problemas, pois o enxerto colocado na árvore mais velha produzirá bons frutos. Pereiras também podem ser enxertadas para criar novas variedades.

As pereiras são enxertadas para produzir novas variedades.

Seleção do enxerto e do porta-enxerto

Uma árvore frutífera enxertada possui duas partes: o enxerto e o porta-enxerto. O enxerto é a parte da árvore que cresce acima do solo, e o porta-enxerto é o sistema radicular. Quando crescem juntos, formam um novo organismo.

O marmelo, a amora-silvestre e a arônia são porta-enxertos adequados para pereiras, muitas vezes chamados de "espécies silvestres". Também é possível enxertar pereiras em sorveiras ou ameixeiras. As pereiras de sorveira produzem frutos muito saborosos. Enxertar uma pereira em outra de variedade diferente também é possível. Neste último caso, é importante evitar enxertar árvores com épocas de maturação diferentes, pois isso pode encurtar o ciclo de vida da árvore.

Bons resultados podem ser obtidos enxertando em sorveira (o fruto será bastante compacto), marmelo, amora-silvestre e arônia. O enxerto em marmelo é considerado a opção mais comum por produzir bons resultados. Ele reduz a altura da árvore enxertada e o fruto fica mais doce e saboroso.

É possível enxertar uma pereira em uma macieira? Sim, é perfeitamente possível, pois a macieira é uma árvore frutífera popular e seu porta-enxerto se integra bem aos enxertos de pereira. As pereiras também podem ser enxertadas em ameixeiras, que são um porta-enxerto bastante resistente para todas as árvores frutíferas.

Às vezes, uma pereira é enxertada em uma sorveira.

Quando enxertar uma árvore

Todo o processo de enxertia depende da época do ano. Então, quando se deve enxertar uma pereira? Muitos jardineiros concordam que as melhores épocas para enxertar uma pereira são a primavera e o meio do verão. Além disso, escolha o dia certo para a enxertia: deve ser ensolarado e sem vento — as árvores reagem de maneira muito diferente ao tempo nublado.

Métodos de enxertia em diferentes épocas do ano

Enxertar uma pereira na primavera — o que podemos dizer? O ideal é realizar todos os procedimentos antes do início da circulação da seiva. Lembre-se de que a enxertia na primavera não deve coincidir com o período de floração da árvore. Além disso, fique atento à geada, pois ela pode danificar os brotos enxertados. Monitore a temperatura do ar: os brotos criarão raízes se ela se mantiver mais ou menos constante.

A época mais adequada para o enxerto é de meados de abril ao início de maio.

Se por algum motivo você perdeu a época da enxertia na primavera, ainda tem a segunda metade do verão para fazê-la. O início de julho é a melhor época. Lembre-se de que é melhor não enxertar pereiras no final do verão. A enxertia no outono também é possível. No entanto, tenha em mente que o clima nessa época é instável e, como resultado, a árvore não criará raízes.

É melhor não enxertar uma pereira no final do verão.

Ao decidir como enxertar uma pereira na primavera, escolha um método de enxertia. Existem três opções:

  • método de brotação;
  • sob a casca;
  • na fenda.

A enxertia por borbulhia consiste em cortar o tronco do porta-enxerto e, em seguida, aplicar o enxerto no corte; os dois ramos são firmemente enxertados. O método "sob a casca" é usado quando o enxerto tem um diâmetro significativamente menor que o do porta-enxerto. Para isso, corta-se a casca em forma de T e insere-se o enxerto. Depois disso, amarra-se o tronco com uma corda resistente e cobre-se a junção dos dois ramos com piche. Isso é necessário para prevenir infecções.

O método final — enxertia por fenda — é utilizado quando o diâmetro do porta-enxerto é várias vezes maior que o do enxerto. Um ramo é cortado do porta-enxerto e uma fenda de pelo menos 5 cm de profundidade é feita no local do corte. O enxerto é inserido nessa fenda. O passo seguinte é o mesmo do método de enxertia anterior.

Instruções passo a passo

Como enxertar uma pereira corretamente? Vamos analisar passo a passo:

  1. Remova a terra do tronco do porta-enxerto até que o colo da raiz fique visível. Retire cuidadosamente todos os galhos pequenos e limpe essa parte do tronco com um pano úmido. Faça um corte em forma de T com 3 cm de comprimento no colo da raiz.
  2. Pegue a muda e corte o broto com uma faca afiada.
  3. Espalhe a casca no corte que você fez e insira o broto ali, pressionando-o bem com os dedos.
  4. Envolva o local da enxertia com fita plástica, de forma que uma gema fique visível.

As pereiras precisam de rega regular.

Após 2 a 3 semanas, as árvores enxertadas são inspecionadas: se o broto estiver verde, significa que enraizou. O material de enxerto não é removido até a primavera seguinte. Certifique-se de regar a pereira regularmente durante a primavera e o verão, e de afofar a terra. Após um ano, escolha um local definitivo para a árvore e replante-a.

Vídeo: "Enxertia de Pera"

Este vídeo mostrará como enxertar uma pereira corretamente.

Pera

Uva

Framboesa