Descrição e cultivo da variedade de pera asiática Kieffer

A pereira é uma verdadeira joia em qualquer jardim e o orgulho dos jardineiros modernos. Entre as muitas variedades de pereiras registradas no cadastro estadual de conquistas de melhoramento genético, as árvores frutíferas de porte baixo, alta produtividade e resistentes a doenças fúngicas são particularmente populares. A pereira Kieffer é uma dessas árvores frutíferas.

Descrição e características

A variedade de pera Kieffer foi desenvolvida em 1863 na Filadélfia, EUA, pelo criador americano Peter Kieffer. Aliás, o nome da nova variedade de pera deriva do nome do criador. Segundo relatos não confirmados, a Kieffer é um híbrido da pera chinesa 'Sanita' polinizada pela variedade 'Bere Anjou' (de acordo com algumas fontes) ou pela variedade 'Duchessa' (de acordo com outros criadores). Por exemplo, os frutos das peras Kieffer e Duchesse são muito semelhantes.

Uma variedade popular de pera, Kieffer

A pereira Kieffer é amplamente cultivada em países asiáticos, particularmente no Japão, Coreia e China central. Talvez essa ampla distribuição explique por que os agricultores frequentemente se referem a essa cultura como pera asiática, oriental, japonesa ou chinesa. Gradualmente, a variedade ganhou popularidade e começou a ser cultivada na Rússia, Ucrânia e Moldávia.

Qual é a aparência de uma pereira Kieffer? Quais são as características dessa árvore frutífera? Vamos começar nosso conhecimento com uma descrição da variedade. Assim, a pereira Kieffer pertence ao grupo das árvores frutíferas de porte médio e possui uma copa densa em formato piramidal. A casca do tronco é de cor cinza, e o próprio tronco está densamente coberto por rachaduras profundas.

Os ramos do tronco são de cor mais escura (cor de asfalto molhado). Os ramos esqueléticos formam um ângulo de 25 a 30 graus em relação ao tronco. Os ramos jovens têm espessura média, são retos e uniformes. A casca dos brotos é de uma atraente cor marrom-esverdeada com um leve tom avermelhado.

Kieffer é um híbrido da pera-da-areia chinesa.

As folhas são grandes, ovais, verde-escuras e têm pontas alongadas e agudas. A superfície externa do folíolo tem um acabamento brilhante. A lâmina foliar é densa e ligeiramente curvada para cima, com bordas amplamente serrilhadas. Os pecíolos são finos e curtos, com casca cor de vinho. No outono, a folhagem adquire uma bela tonalidade vermelho-vinho.

As peras Kieffer são de tamanho médio, pesando entre 120 e 150 gramas. No entanto, algumas peras podem ser bem grandes, chegando a pesar 300 ou 400 gramas. A fruta tem formato de barril ou oval, ligeiramente irregular, e pode apresentar nervuras na base. A casca é grossa e seca, com uma leve aspereza. Na colheita, a casca é verde-clara e, à medida que amadurece, torna-se amarelo-dourada com numerosas manchas ferruginosas.

A polpa da fruta madura é branco-amarelada. A pera é suculenta e crocante. No entanto, ao contrário da variedade Duquesa, as peras Kieffer têm um sabor agridoce, com um leve toque de terebintina no final.

Características do cultivo

O período ideal para o plantio de uma muda de pereira é considerado o início da primavera.

A pereira Kieffer é considerada uma árvore frutífera de fácil cultivo. Ela cresce e prospera em qualquer tipo de solo, inclusive argiloso. Recomenda-se escolher mudas de dois a três anos para o plantio, pois apresentam alta taxa de sobrevivência. Uma cova de plantio de 70x100 cm deve ser preparada no outono. O início da primavera é considerado a época ideal para o plantio de uma muda de pereira. Antes do plantio, o sistema radicular da muda deve ser imerso em água para garantir que todas as raízes estejam bem distribuídas e saturadas de umidade.

As pereiras não gostam de solo excessivamente úmido. Uma única rega generosa durante o período de floração ativa é suficiente, repetindo-se o processo de 3 a 4 vezes durante o verão. Não se esqueça de podar os galhos; quando a árvore atingir cinco anos de idade, ela deverá formar uma copa com várias camadas. Se a árvore for deixada crescer sem a remoção dos galhos velhos e a poda dos brotos novos, a copa ficará gradualmente muito densa, o que afetará negativamente a frutificação.

Esta variedade requer fertilização com fertilizantes minerais e orgânicos. O seguinte cronograma de fertilização pode ser utilizado:

  • Fertilizantes nitrogenados – uma vez por ano (antes da floração);
  • Fertilizantes de potássio e fósforo – uma vez por ano (no outono).

Essa variedade requer fertilização com fertilizantes minerais e orgânicos.

Para proteger a árvore de insetos nocivos, recomenda-se cobrir anualmente o tronco e a base dos galhos secos com cal.

Polinizadores essenciais

Esta variedade de pera é autopolinizável. No entanto, a frutificação é esporádica. Jardineiros experientes observam que, para aumentar a produção, é necessário plantar pereiras de outras variedades no mesmo terreno. As melhores polinizadoras para a pera Kieffer são as variedades Conference, Bonne Louise e Saint-Germain. É possível a polinização cruzada entre árvores frutíferas mesmo que a distância entre elas seja de 200 a 300 metros.

Vantagens e desvantagens

Não tem certeza se deseja esta variedade de pereira no seu jardim? As qualidades positivas e negativas da variedade Kieffer irão ajudá-lo a tomar a decisão certa.

A variedade Kieffer tem um alto rendimento.

Vantagens:

  • Ausência de frutos caídos durante o período de maturação dos frutos;
  • alto rendimento (com os devidos cuidados agrícolas, plantas de 25 anos produzem cerca de 280 a 300 kg de colheita);
  • pouco exigente em relação ao solo;
  • excelente resistência à seca;
  • Boa resistência ao fogo bacteriano e à sarna;
  • Pode ser utilizado para desenvolver novas variedades de peras.

Imperfeições:

  • maturação precoce média (a árvore começa a dar frutos no 5º ou 6º ano de vida após o plantio da muda);
  • requer polinização cruzada;
  • Resistência ao frio insuficiente (requer proteção em climas frios);
  • capacidade média de recuperação em caso de congelamento dos ramos;
  • Qualidades gastronômicas únicas das frutas (apresentam adstringência e um sabor distinto de terebintina).

Vídeo "Segredos do Cultivo de Pereiras"

Este vídeo vai te ensinar como cultivar peras corretamente.

Pera

Uva

Framboesa