O que torna a variedade de pera de verão Lel especial?

Muitos agricultores cultivam pereiras em suas hortas. Elas são fáceis de cuidar e produzem consistentemente uma colheita abundante de frutos doces e suculentos. Existem muitas variedades de peras, e neste artigo, vamos analisar a pera Lel, fornecendo uma descrição detalhada e suas características.

Descrição da árvore e dos frutos

A pera Lel é uma variedade desenvolvida por produtores siberianos. Foi descoberta há cerca de cinquenta anos e tornou-se bastante popular entre os agricultores russos. Essa variedade foi criada a partir do cruzamento de duas outras variedades: Lyubimitsa Yakovlev e Vinnaya.

A pera Lel é uma variedade desenvolvida por criadores siberianos.

As árvores desta variedade não são de grande porte, mas possuem uma copa elíptica de densidade média. Os brotos da planta são bastante longos, arqueados e com pelos nas pontas. São de cor marrom, com um tom avermelhado. As folhas são bem pequenas, de um belo verde esmeralda e de formato oval.

A variedade de pera Lel encanta os agricultores com seus frutos pequenos (com peso médio de 70 gramas, podendo chegar a 100 gramas) e formato característico de pera. São cobertos por uma casca lisa com um brilho característico. Quando as peras estão prontas para serem colhidas, a casca é esverdeada, mas ao atingirem a maturação completa, a cor muda para amarelo-esverdeado. Os frutos também apresentam um tom rosado.

A polpa do fruto desta variedade é branca, muito tenra e macia. O sabor do Lel é doce, mas também apresenta notas ácidas. A colheita pode ser feita já na segunda quinzena de agosto, mas o fruto deve ser consumido imediatamente ou utilizado para diversas conservas. Ele estraga muito rapidamente: sua validade é de cerca de uma semana.

A variedade de pera Lel estraga muito rapidamente.

Pelo mesmo motivo, o cultivo desta variedade para uso comercial é extremamente pouco rentável. As peras são difíceis de transportar e é improvável que você consiga vender toda a colheita em uma semana. Você poderá colher sua primeira safra já no quarto ano após o plantio. No geral, esta variedade produz uma boa safra consistente — cerca de 40 kg por árvore. As árvores também têm boa resistência a baixas temperaturas e são relativamente resistentes a doenças e pragas.

Regras de plantio e cuidados

Para plantar uma árvore, primeiro você precisa escolher um local adequado. Uma área bem drenada com lençol freático profundo é ideal. Além disso, certifique-se de que as plantas estejam bem protegidas do vento por prédios ou outras árvores. Solo argiloso é o ideal para o plantio.

O plantio pode ser feito no outono ou na primavera. Os preparativos devem ser feitos com antecedência: para o plantio no outono, prepare-se com várias semanas de antecedência, mas se decidir plantar a árvore na primavera, cave o buraco no outono. O buraco deve ser relativamente profundo, aproximadamente um metro por um metro.

A pereira Lel é plantada no outono ou na primavera.

Fertilize bem o solo e misture o fertilizante com a terra. Deixe o solo absorver os nutrientes antes de plantar. Escolha uma muda boa e sem danos. Espalhe as raízes e coloque-a cuidadosamente na cova. Em seguida, cubra-a completamente com terra e compacte-a.

Inicialmente, a árvore é amarrada a uma estaca para que não se quebre com o vento.

Para garantir que sua pereira produza colheitas abundantes, você precisa seguir algumas regras importantes de cuidado com a planta:

  1. Rega. Esta variedade requer bastante umidade, portanto, regue a árvore com frequência e abundantemente. No entanto, não exagere — regue apenas quando a camada superficial do solo estiver suficientemente seca. E lembre-se de afofar a terra após a rega.
  2. Fertilizante. Adube a árvore na primavera, no verão e no outono. Na primavera, use fertilizantes que contenham nitrogênio, enquanto no outono, recomenda-se o uso de fertilizantes que contenham fósforo e potássio.
  3. Poda. Realize a poda sanitária, removendo prontamente os galhos mortos e danificados para proteger a árvore de possíveis doenças.
  4. Abrigo de inverno. Esta variedade é geralmente resistente à geada, portanto, uma árvore adulta pode ser coberta apenas com neve. No entanto, uma árvore jovem deve ser coberta com ramos de abeto para evitar que congele.

A pereira Lel precisa de rega regular.

Doenças e pragas

Esta variedade possui excelente resistência a doenças, portanto, tratamentos preventivos sazonais são suficientes. Caso ocorra alguma doença, utilize tratamentos específicos para a condição em questão. Para prevenir infestações por insetos, trate as plantas com uma solução coloidal de enxofre (para ácaros), Agravertin (para traças-da-maçã), Kinmix (para pulgões) ou Tsimbush (para lagartas-enroladoras).

Vídeo "Pear Lel"

Neste vídeo você ouvirá uma descrição da variedade de pera Lel.

Pera

Uva

Framboesa