O que fazer e por que as folhas da pereira estão ficando amarelas?
Contente
Principais razões
Na primavera, as pereiras costumam encantar seus donos com todos os tons de verde — do verde claro ao verde-esmeralda profundo. Se, em vez disso, as folhas da pereira ficarem amarelas, manchadas, enrugadas, enegrecidas e caírem, é hora de ficar atento. Pode haver várias causas possíveis:
- plantio ou cuidado inadequado da árvore;
- solo inadequado ou insuficientemente nutritivo;
- falta de fertilizantes, nutrientes e macronutrientes;
- infecções bacterianas e doenças fúngicas;
- condições climáticas desconfortáveis;
- ataque de pragas.
Deficiência de fertilizantes
Em primeiro lugar, folhas amarelas podem ser um sinal de que não há potássio suficiente no solo. Na primavera, a deficiência não se manifesta, mas no verão, os processos se intensificam e os primeiros sinais aparecem. A falta de ferro e magnésio também pode causar amarelecimento. Esses elementos estão envolvidos na fotossíntese e na produção de clorofila. A aparência da folha indicará o que está faltando na pereira: um padrão de pontos amarelos indica baixos níveis de magnésio, enquanto folhas amarelas em árvores jovens indicam deficiência de ferro.
Mosaicismo
Outra razão pela qual as folhas da pereira ficam amarelas e secam pode ser uma doença viral. Algumas variedades de pereira são altamente resistentes a essa doença, mas a maioria das árvores não é imune. A infecção pode ser transmitida por ferramentas contaminadas durante o plantio, enxertia ou poda. Pragas, principalmente pulgões, também podem ser vetores da infecção.
Rega incorreta
A resistência à seca é um dos pontos fortes da pereira. No entanto, períodos prolongados de calor intenso e falta de chuva podem fazer com que a planta pare de receber nutrientes do solo, mesmo com fertilização regular. O sistema radicular fica debilitado e não consegue mais desempenhar sua função principal. É importante lembrar que o excesso de água também é prejudicial à árvore: o sistema radicular apodrece gradualmente, levando ao apodrecimento e a um alto risco de infecções fúngicas. Borrifar água nas pereiras em dias quentes e ensolarados pode causar queimaduras nas folhas.
Uma das razões mais comuns para as folhas das pereiras amarelarem em maio são as geadas noturnas. Se a variedade não for suficientemente resistente à geada, o problema é inevitável. Roedores e lebres também podem causar danos irreparáveis à árvore, especialmente às mais jovens, roendo a casca.
Solução para o problema
Uma vez identificada a origem do problema, é importante resolvê-lo e evitar sua recorrência. Caso contrário, a interrupção da fotossíntese não só resultará na perda da folhagem, como também impedirá a pereira de formar botões florais e se preparar adequadamente para o inverno. Na primavera, as consequências afetarão a floração e a frutificação da árvore.
A deficiência de ferro no solo pode ser facilmente corrigida com adubação foliar rica em ferro. No entanto, medidas preventivas contra a deficiência de ferro também podem ser tomadas. Para isso, trate periodicamente (na primavera e no outono) a pereira com uma solução de sulfato ferroso ou calda bordalesa.
Se o solo da sua região for muito ácido, a árvore provavelmente sofrerá com deficiência de magnésio. Portanto, recomenda-se nutri-la com cinzas de madeira, farinha de dolomita e fertilizantes minerais. Para melhores resultados, aplique um fertilizante líquido de potássio e magnésio, que é mais facilmente absorvido.
Para evitar que a pereira sofra com a seca na ausência de chuva, ela deve ser regada uma vez por mês. Árvores jovens precisam de regas mais frequentes. Clima quente e solos arenosos ou franco-arenosos também exigem maior volume e frequência de rega. Em clima quente e sem vento, recomenda-se a irrigação por aspersão. O ideal é borrifar a planta no final da tarde: a umidade será bem absorvida com mínima evaporação, e as folhas secarão sem sofrer queimaduras solares.
Assim que notar os primeiros sinais da doença do mosaico, as áreas afetadas devem ser imediatamente removidas e queimadas, e os ramos restantes tratados com calda bordalesa. A doença é bastante difícil de tratar e a árvore geralmente morre lentamente. Para evitar a infecção de outras árvores, se uma grande parte da pereira estiver infectada, o melhor é queimar toda a planta. No entanto, é possível controlar o vetor do vírus — os pulgões. Para isso, trate a planta preventivamente com inseticidas e uma solução de sabão de alcatrão e tabaco. Também é importante desinfetar as ferramentas utilizadas para poda e enxertia.
Lembre-se: se as folhas da sua pereira ficarem amarelas e caírem antes do outono, é um sinal de alerta. Mas por que arriscar? Forneça os cuidados adequados à árvore e espere uma colheita abundante.
Vídeo: "Folhas de macieiras e pereiras estão ficando amarelas"
Este vídeo vai te ensinar o que fazer se as folhas das suas árvores frutíferas ficarem amarelas.




