Regras para a propagação de pereiras por estacas

A propagação de pereiras por estacas é a maneira mais fácil e eficaz de obter uma nova árvore. Uma árvore assim começa a dar frutos muito mais rapidamente do que uma cultivada a partir de sementes, mantendo todas as vantagens da variedade. Vamos aprender rapidamente como propagar uma pereira por estacas.

As melhores variedades para estacas

Existe uma regra: quanto menor a pera, melhor ela se propaga por estacas – seus brotos criam raízes mais rápido e com mais facilidade.

A pereira pode ser propagada por estacas.

Segundo os jardineiros, as variedades mais bem-sucedidas de propagação por estacas são: Naryadnaya Efimova, Moskvichka, Osennyaya Yakovleva, Lada e Pamyat Zhegalova.

Como preparar estacas

Vamos ver como cultivar uma pereira a partir de uma estaca.

Na região central do país, recomenda-se a colheita das mudas de pereira em julho (na segunda quinzena). Nas regiões do norte, isso deve ser feito mais cedo — no final de junho ou início de julho.

Para que as pereiras se reproduzam com sucesso, elas precisam ser saudáveis, jovens, mas já estarem produzindo frutos.

A parte superior das mudas destinadas à propagação deve ser verde, enquanto a parte inferior deve ter madeira rugosa coberta por casca. Todas as folhas devem estar abertas, exceto a superior.

Recomenda-se cortar os brotos no início da manhã, pois é quando eles contêm mais umidade. O corte deve ser feito com uma faca de poda afiada e bem desinfetada. O corte inferior deve ser feito em um ângulo de 45° em direção à gema. O corte superior deve ser feito horizontalmente acima da gema. O ramo deve ter dois entrenós (três se for curto) e três folhas. A folha inferior deve ser removida completamente e as duas folhas superiores devem ser cortadas ao meio para reduzir a perda de umidade.

Coloque as estacas em água com um hormônio enraizador por 18 horas. Cubra-as com um saco plástico.

Preparando as estacas para o plantio.

Jardineiros às vezes perguntam: é possível cultivar uma pereira por meio de alporquia? Sim, esse método é adequado. Para esse método de propagação, selecione ramos retos, saudáveis ​​e em crescimento ativo. Na primavera, corte-os pela metade, 2 a 3 entrenós abaixo do ápice. Trate o corte com uma solução fungicida ou carvão vegetal triturado para desinfetar e, em seguida, aplique um hormônio enraizador. Depois, corte um copo de plástico ao meio e preencha cada metade com terra úmida de jardim e areia na proporção de 2:1. Junte as metades de forma que o corte no ramo fique no meio e prenda o copo com uma bandagem ou fita isolante. Mantenha a terra no copo úmida e as raízes começarão a surgir do corte. No final do verão, o ramo pode ser separado com uma tesoura de poda e colocado em um vaso para cultivo posterior.

Plantio e enraizamento

As mudas precisarão de uma caixa com aproximadamente 30 cm de altura. Adicione uma camada de 15 cm de solo rico em nutrientes (solo preto com fertilizante orgânico) no fundo, seguida por uma camada de 5 cm de areia calcinada. O solo deve ser bem umedecido, de preferência com a adição de um hormônio enraizador.

As estacas devem ser plantadas a uma profundidade de 1,5 cm, não mais fundo, pois isso pode causar apodrecimento. A caixa é então coberta com filme plástico para criar um ambiente semelhante a uma estufa. Tenha cuidado para que as folhas não se toquem, nem as laterais da caixa, nem o filme plástico!

As estacas devem ser plantadas a uma profundidade de 1,5 cm, não mais do que isso.

Ao cultivar mudas, forneça luz abundante, porém difusa. Mantenha a umidade alta com um borrifador. Um fio de água não é recomendado, pois pode erodir as camadas do solo. Ventile a estufa por algumas horas uma vez por semana.

Verifique as folhas: se começarem a apodrecer, remova-as imediatamente da muda. Descarte imediatamente quaisquer estacas apodrecidas para evitar que infectem as demais.

As primeiras raízes começarão a se formar após um mês. A partir desse ponto, a frequência e a duração da ventilação são aumentadas para aclimatar as mudas propagadas.

No outono, a caixa contendo as mudas é enterrada no jardim ao nível do solo, sem ser replantada. Elas são ainda isoladas por cima com serragem, ramos de pinheiro ou turfa.

Na primavera, as mudas crescidas são transplantadas para o solo em canteiros elevados especiais. Um ano depois, as mudas podem ser transplantadas para o local definitivo.

Uma jovem pereira está florindo.

Outro método de propagação por estacas consiste em cortar um broto verde na base, inseri-lo em uma garrafa de champanhe cheia de água (cuidado para não deixar as folhas caírem na água!) e selar o gargalo com cera ou piche para jardim. Enterre a garrafa de forma que a borda do gargalo fique 20 cm abaixo da superfície do solo e corte o broto, deixando três gemas acima do nível do solo. Cubra-o com filme plástico ou meia garrafa plástica. Periodicamente, areje e regue a muda (com o tempo, ela começará a criar raízes no solo ao redor da garrafa). Após 2 a 3 anos, a planta poderá ser transplantada para o local definitivo.

Cuidados adicionais

Se as mudas foram cultivadas corretamente, elas crescerão rapidamente após o transplante, portanto precisarão de rega abundante e fertilização mineral.

Recomenda-se plantar adubo verde (como tremoço) ao redor dos troncos das árvores. Isso ajudará a soltar o solo e, após a poda, suas raízes em decomposição enriquecerão o solo com nutrientes.

É melhor regar a pereira por aspersão.

Ao regar pereiras, especialmente nos primeiros anos, o ideal é usar um aspersor de jardim ou uma mangueira. Caso isso não seja possível, a água deve ser despejada em sulcos de 15 cm de profundidade ao redor do tronco da árvore. Após a rega, esses sulcos devem ser cobertos com terra.

No inverno, as raízes das árvores jovens precisam ser isoladas: cubra a área ao redor do tronco com serragem, galhos de pinheiro ou simplesmente polvilhe com neve. Recomenda-se isolar os troncos com jornal ou palha. Folhas de girassol também podem ser usadas.

Vídeo "Reprodução de árvores frutíferas"

Neste vídeo, um especialista falará sobre como propagar árvores frutíferas.

Pera

Uva

Framboesa