Dicas para cuidar de pereiras em diferentes épocas do ano.
Contente
Regar e fertilizar
A primeira coisa a mencionar quando se fala em como cuidar de uma pereira é a rega e a fertilização da planta.
- Primavera. A rega de uma pereira depende da variedade. Se a variedade for tolerante à seca, regue-a quando a camada superficial do solo secar. No entanto, poucas variedades são assim. Normalmente, as pereiras devem ser regadas várias vezes (2 a 3 vezes) na primavera. Isso é suficiente para a maioria das variedades. Na primavera, geralmente são aplicados fertilizantes nitrogenados (salitre, ureia ou esterco de galinha). Esse fertilizante estimula o crescimento da árvore. A adubação é feita antes do inchaço dos botões e após a floração.
- Verão. Durante o verão, regue a pereira 2 a 3 vezes. A primeira rega deve ser feita no início de junho, seguida de outra em meados de julho (algumas semanas antes da maturação dos frutos, caso a sua pereira seja de verão). Se o verão for seco, você também pode regar a pereira no início e meados de agosto. No verão, fertilize a pereira com adubos ricos em fósforo e potássio. Isso ajudará a planta a se recuperar da floração e a ganhar energia. Esse procedimento deve ser realizado em julho.
- Outono. Os cuidados com as pereiras no outono incluem uma rega no início de setembro (para variedades de inverno). Além disso, em meados de setembro, deve-se aplicar um fertilizante contendo potássio e fósforo, como no verão. Esse fertilizante é aplicado para garantir que a árvore ganhe energia antes do inverno e possa suportar até mesmo as geadas mais severas.
Formação da coroa
O cultivo de pereiras envolve necessariamente a poda, que é realizada na primavera, no verão e no outono.
- Primavera. Ao cuidar da sua pereira na primavera, certifique-se de remover todos os ramos verticais. Remova também quaisquer ramos tortos ou quebrados. Deixe pelo menos alguns ramos frutíferos em cada ramo esquelético. Sempre cubra os cortes com piche para jardim para evitar infecções.
- Verão. A copa da árvore não requer cuidados especiais no verão. Somente se ficar muito densa, é preciso remover alguns galhos para permitir que outros cresçam normalmente. Mas, em geral, não é necessário podar a árvore nesta época do ano.
- Outono. Você pode começar a podar as pereiras no jardim já no final de agosto. Remova todos os galhos mortos e danificados e queime-os após a poda. Isso protegerá a planta de diversas doenças. Os brotos de um ano devem ser cortados em um terço, deixando apenas algumas gemas, das quais surgirão novos ramos.
Proteção contra doenças e pragas
Cuidar de uma pereira também envolve a adoção de medidas preventivas para combater diversas doenças e insetos que podem causar muitos problemas.
Para cultivar uma árvore saudável, siga estas orientações:
- Primavera. As pereiras requerem cuidados especiais na primavera para prevenir doenças futuras. Imediatamente após o derretimento da neve, a área ao redor do tronco e a própria árvore devem ser tratadas com preparações específicas. Uma solução de calda bordalesa a 1% é frequentemente utilizada para esse fim. A planta deve ser pulverizada três vezes: no início de março, antes (abril) e depois (maio) da floração.
- Verão. Não é necessária manutenção preventiva durante o verão, mas você pode podar os galhos quebrados e danificados o mais rápido possível. Isso evitará algumas doenças comuns.
- Outono. No outono, é importante remover e queimar as folhas caídas, pois elas podem se tornar um criadouro de pragas. Elas fornecem um excelente ambiente para a proliferação de microorganismos. Você também deve pintar o tronco da árvore de branco para oferecer uma proteção eficaz contra insetos nocivos.
Preparando-se para o inverno
A proteção no inverno é uma etapa importante no cuidado com as pereiras. Envolva-as com ramos de pinheiro e cubra-as com juta. Esse tipo de cuidado geralmente só é necessário para pereiras jovens; árvores mais velhas não precisam de nenhuma proteção adicional além da neve. A exceção são certas variedades que não toleram muito bem as baixas temperaturas.
Além disso, tanto árvores jovens quanto velhas podem se tornar um petisco saboroso para roedores, portanto, certifique-se de que sua pereira tenha proteção adequada. Envolva a área ao redor do tronco com galhos de pinheiro, papel ou simplesmente um tecido grosso.
Métodos de reprodução
A planta pode ser propagada por sementes ou estacas. O primeiro método requer a compra de sementes e o plantio direto no solo durante o outono. As sementes amadurecem por volta do meio do inverno. Elas são coletadas em um saco de gaze e deixadas em uma caixa de descarga por alguns dias para que a água elimine substâncias nocivas. Depois, são retiradas, misturadas com areia ou serragem, umedecidas, colocadas em um saco plástico comum e armazenadas em uma caixa mantida a uma temperatura de 3 a 5°C (o saco deve ficar ligeiramente entreaberto).
Quando surgirem os primeiros brotos, a temperatura deve ser reduzida para 0 graus Celsius e as mudas mantidas nessa condição até o plantio. A semeadura é feita na primavera, com o buraco para as sementes de pera sendo raso, de apenas 3 a 4 cm. Os cuidados são prestados durante o verão e, em agosto, estacas da variedade são enxertadas nas mudas. Após alguns anos, quando as mudas estiverem crescidas, elas são plantadas em seu local definitivo.
Para fazer estacas, selecione um ramo jovem e quebre-o. As estacas devem ter 20 cm de comprimento. Coloque-as em uma garrafa de dois litros previamente cortada e preenchida com água derretida (5–6 cm de profundidade), na qual foram dissolvidos alguns comprimidos de carvão ativado. Quando as raízes atingirem 5–6 cm, elas podem ser plantadas em um local adequado e, com os devidos cuidados, você terá mudas excelentes no outono.
Para transplantar uma pereira para o local definitivo, é necessário preparar uma cova para o plantio. A cova deve estar localizada em uma área bem iluminada e com lençol freático profundo. O tamanho ideal da cova é de aproximadamente um metro por um metro. Também é recomendável fertilizar a cova antes do plantio para garantir que a planta receba todos os nutrientes necessários durante o primeiro ano. Coloque a muda na cova, espalhe as raízes e cubra-a com terra, deixando o colo da raiz alguns centímetros acima do nível do solo. Após o plantio, regue a muda abundantemente.
Vídeo: "Diretrizes para o cuidado com a pereira"
Este vídeo mostrará como cuidar de uma pereira.





