Peculiaridades do cultivo da pera Ussuri, uma variedade única.

A pera Ussuri, a pera mais resistente à geada conhecida atualmente, cresce no Extremo Oriente, na Sibéria e no nordeste da Ásia. Suas qualidades levaram à criação de muitas cultivares populares. Esta árvore silvestre nunca deixa de surpreender com a variabilidade de seus frutos, dependendo do local de cultivo.

Histórico de aparições

O botânico russo Karl Maksimovich descreveu pela primeira vez a pera Ussuri em meados do século XIX. Ele descobriu uma árvore silvestre de beleza impressionante, com frutos deliciosos, capaz de crescer e frutificar apesar das severas geadas de inverno. Ivan Michurin provou que essa pera poderia ser usada para desenvolver novas variedades que combinassem a resistência da pera siberiana com as qualidades de frutas mais ao sul. Ele criou as hoje famosas variedades Bere Oktyabrya, Bere Zimnyaya e Tolstobezhka. Os seguidores de Michurin deram continuidade ao seu trabalho: as variedades do Extremo Oriente Tema, Polya, Olga e Lida, bem como as variedades de Altai Zoya e Pervenets Altaya, foram desenvolvidas a partir da pera Ussuri.

Variedade popular de pêra Ussuriyskaya

A pereira é usada com sucesso como porta-enxerto para o cultivo de outras culturas em climas frios. No entanto, ela também prospera em regiões mais ao sul, e os frutos dessa árvore silvestre são mais saborosos e maiores sem qualquer enxerto. Isso é verdade, claro, se ela crescer em solo fértil e receber bastante luz solar.

Descrição da variedade

A árvore cresce até 10-15 m de altura, a copa é densa, ampla, podendo ser amplamente piramidal, arredondada, espalhada e é bem controlada pela poda. Os rebentos espinhosos são castanho-amarelados ou acastanhados com um tom avermelhado ou acinzentado e são glabros. As folhas são alongadas com uma margem ciliada-serrada característica, verde-brilhantes na face superior e mate e muito mais claras na face inferior.

A árvore é muito ornamental: as folhas são vermelhas na primavera, voltam ao verde tradicional no verão e adquirem um amarelo vibrante no outono. Mas a pereira é ainda mais impressionante durante a floração – fica coberta de grandes flores (com até 4 cm de diâmetro) em forma de pires, agrupadas em grandes inflorescências, e um aroma doce e muito agradável se espalha pelo ar.

A árvore cresce até atingir 10-15 metros de altura.

Os frutos amadurecem em agosto e setembro. Geralmente são pequenos, com 3 a 5 cm de diâmetro e formato ligeiramente alongado. Sua cor varia de acordo com o solo e o clima: verde, amarelo-esverdeado ou amarelo com uma faixa vermelha na lateral. Manchas subcutâneas são bem visíveis. A polpa é branca ou cremosa, agridoce, com um sabor ácido e manchas duras que quase desaparecem após o amadurecimento.

A pereira é resistente à geada, tolera facilmente períodos de seca, não é exigente quanto ao solo, não é autofértil e começa a dar frutos após os 10 anos de idade, na presença de árvores polinizadoras nas proximidades.

O mais surpreendente nesta pereira é a sua notável variabilidade. Se comprarmos duas mudas idênticas e as plantarmos em locais diferentes, em poucos anos as árvores parecerão exemplares de variedades distintas. Os seus frutos podem variar em peso (até 100 g), forma, cor e sabor. Isto explica por que esta pereira silvestre é frequentemente plantada em casas de campo e os seus frutos são utilizados há muitos anos em compotas, kvass e compotas. Raramente são consumidos frescos.

Os frutos amadurecem em agosto-setembro.

Regras de aterrissagem

Plante na primavera ou no outono. Prepare a cova com pelo menos três semanas de antecedência; o ideal é fazê-lo no outono para o plantio na primavera. Escolha um local ensolarado, mas protegido do vento, com lençol freático profundo.

A pereira Ussuri é pouco exigente e prospera em qualquer tipo de solo, mas se estivermos interessados ​​na qualidade de seus frutos (e ela é frequentemente plantada em cidades como ornamental), precisamos preparar um solo fértil e bem drenado, com pH entre 6 e 6,5. Suas raízes são extensas e fibrosas, por isso é melhor cavar um buraco mais largo e profundo, especialmente se precisarmos melhorar a estrutura do solo e fertilizá-lo.

Cria-se uma camada de drenagem no fundo do buraco, adiciona-se uma mistura de relva e húmus de folhas, juntamente com adubo orgânico, cinzas de madeira, cal (se necessário para reduzir a acidez) e fertilizantes minerais. Uma estaca resistente é cravada no centro do buraco, a muda é colocada, as raízes são espalhadas, cuidadosamente cobertas com terra, amarradas à estaca e regadas abundantemente. A terra que se acomodou após a rega é adicionada, de modo que o colo da raiz fique 3 cm acima do nível do solo. Em seguida, a área é coberta com cobertura morta de grama, feno ou folhas.

Padrão de plantio de pereiras

Cuidados com árvores

Uma árvore jovem precisa de bastante umidade; após um ano, deve ser regada uma vez por mês, caso não chova. A umidade deve ser mantida durante a floração e a frutificação e, idealmente, uma irrigação com menor quantidade de água deve ser realizada no outono.

A aplicação de fertilizantes depende das condições do solo. Normalmente, fertilizantes nitrogenados são aplicados na primavera, fertilizantes potássicos e fosfatados no outono, e matéria orgânica é adicionada a cada 3-4 anos.

A área ao redor do tronco da árvore deve ser mantida limpa, afofada ocasionalmente e coberta com cobertura morta para reter a umidade e proteger contra pragas. Folhas e frutos caídos não devem ser deixados embaixo da árvore.

A copa deve ser podada na primavera. Primeiro, ela é moldada e, em seguida, os brotos em excesso são removidos anualmente para evitar que a árvore cresça demais.

A copa precisa ser aparada na primavera.

Apesar de sua notável resistência à geada, os troncos das árvores jovens são sempre cobertos durante o inverno, envoltos em juta e ramos de abeto. A terra é aterrada até a altura dos troncos e coberta com uma espessa camada de feno ou composto.

É aconselhável tratar a árvore com uma solução coloidal de enxofre na primavera para protegê-la dos ácaros das galhas. Karbofos ou Nitrafen protegem contra o psilídeo da pereira. Calda bordalesa ou sulfato de cobre previnem infestações por ferrugem.

Vídeo: "Fertilização de árvores frutíferas"

Este vídeo mostrará como fertilizar corretamente as árvores frutíferas.

Pera

Uva

Framboesa